Minami Hatakeyama fica com título do Sintra Bodyboard Pro

Isabela Sousa lidera o ranking mundial. Foto Surf: Foto: Specker / IBA

Último dia do Grand Slam português consagrou japonesa como grande campeã e teve Maylla Venturin na terceira posição. Isabela Sousa dispara na liderança do ranking mundial.

A japonesa Minami Hatakeyama surpreendeu a todos neste domingo (02), venceu as favoritas e ficou com o título do Sintra Pro 2012 – quarta parada do Grand Slam Feminino – realizada em Sintra (POR). Em um dia com poucas ondas, a atleta do Japão passou na final pela atual campeã mundial Eunate Aguirre (BAS) e faturou os 2000 pontos, subindo para a terceira colocação no ranking mundial.

Minami Hatakeyama venceu pela primeira vez no ano. Foto Surf: Pedro Gomes

Neste último dia de competições na Praia Grande, o mar diminuiu consideravelmente com relação ao sábado e as atletas precisaram extrair ao máximo todas as manobras da manga para conseguirem boas notas nas difíceis condições. Na decisão, Minami somou 7,08 e 6,50 em suas duas melhores ondas, totalizando 13,58 pontos contra 12,70 de Eunate.

Antes de chegar ao título, Minami precisou derrotar a brasileira Maylla Venturin na semifinal. Com a derrota, Maylla terminou o evento em um ótimo 3º lugar e também subiu bastante no ranking mundial. Agora a capixaba é a sexta colocada do Tour Mundial. Na outra semifinal, Eunate eliminou a também japonsa Sari Ohara.

Isabela Sousa termina em quinto e dispara na liderança do ranking mundial:
Além da ótima atuação de Maylla, mais duas brasileiras competiram nesse domingo em Sintra. Karla Costa foi barrada nas quartas de final pela campeã da etapa e fechou o evento na quinta posição, mantendo-se na vice-liderança do ranking mundial.

Assim como Karla, Isabela acabou encerrando a competição na 5ª colocação e com isso manteve a larga vantagem no liderança do ranking mundial. Com três etapas para o fim do Tour Mundial Feminino, a cearense lidera com cobras as disputas – 1610 pontos de vantagem – e aparece com reais chances de conquistar o bicampeonato mundial.

A próxima parada da Tour Mundial será no Brasil. Entre os dias 11 e 16 de setembro, a Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, sedia o Rio Bodyboarding International, maior evento da história do Circuito Mundial. Com premiação recorde de U$75.000,00 (cerca de R$150.000,00) os melhores competidores do mundo aportam em uma das praias mais famosas do Brasil para seis dias de intensas disputas.

Ranking Mundial Feminino após Sintra:
1 – Isabela Sousa (BRA) – 5830 pontos
2 – Karla Costa (BRA) – 4620 pontos
3 – Minami Hatakeyma (JAP) – 4260 pontos
4 – Eunate Aguirre (BAS) – 4080 pontos
5 – Lilly Pollard (AUS) – 3950 pontos
6 – Maylla Venturin (BRA) – 3580 pontos
7 – Lumar Guittard (VEN) – 3430 pontos
8 – Natasha Sagardia (PRC) – 3300 pontos
9 – Neymara Carvalho (BRA) – 3240 pontos
10 – Anne Cecile Lacoste (FRA) – 3210 pontos

Por: Danilo Caboclo