Uri Valadão brilha no Rio Bodyboarding International

Uri Valadão achou as melhores ondas nessa sexta-feira, em Copacabana

Campeão mundial em 2008, Uri conseguiu se adaptar as difíceis condições em Copacabana e dominou o quarto dia de disputas. Tops estreiam no feminino em round não eliminatório.
O baiano Uri Valadão foi o grande destaque deste quarto dia de disputas do Rio Bodyboarding International. Com a melhor apresentação entre todos os competidores nessa sexta-feira (14), o campeão mundial de 2008 somou notas 7,50 e 8,25, totalizando 15,75 pontos em 20,00 possíveis.

“Eu fiquei bem contente com meu desempenho. Estava complicado para achar boas ondas aqui e o pessoal estava com dificuldade em achar notas boas”, disse Uri. “Subiram duas boas ondas para mim e eu pude aproveitar bem. Depois foquei ao máximo para tentar trocar notas e ainda consegui mais uma boa onda que garantiu minha vitória. Estou feliz em voltar ao Rio e competir aqui. Nós precisávamos muito de uma competição como essa aqui”, finalizou.

Nessa sexta-feira, o swell que encostou no Rio durante essa semana acabou perdendo um pouco de intensidade e as ondas baixaram para 0,5 metro e formação irregular no Posto 5. Apesar disso, os melhores atletas do mundo mostraram grande nível e o dia contou com momentos altos durante as disputas dos Rounds 7 e 8 no Masculino e 4 e 5 no Grand Slam Feminino.

Em uma dos momentos mais aguardados do dia, o carioca Guilherme Tâmega foi para a água na sexta bateria do oitavo round e conseguiu garantir sua classificação. Competindo em casa, o hexacampeão mundial fez jus ao favoritismo e avançou. No entanto, a bateria foi completamente dominada pelo catarinense Luis Villar, que não deu chances a nenhum dos outros adversários e liderou a disputa do início ao fim.

“Eu vim para fazer o meu melhor, independente de quem estivesse comigo na bateria. Eu busquei sempre trocar as notas e me manter bem posicionado para conseguir passar as fases”, comemorou o atleta de Balneário Camboriú.

Os cearenses também tiveram motivo para comemorar nessa sexta-feira. Fábio Rodrigues e Roberto Bruno venceram suas baterias com boas atuações. Com uma onda salvadora no fim da disputa, Roberto conseguiu a virada no fim e comemorou muito ao sair do mar.

“Esse tipo de condição é bem complicado para mim, pois eu não sou muito adepto dessa disputa. Eu acho mais legal quando temos boas ondas e cada um pode ficar em um pico escolhendo. Mas competição é assim. Fico feliz que a onda salvadora tenha vindo no final. Agora é manter o foco e seguir trabalhando duro”, ressaltou Roberto Bruno.

Entre os estrangeiros, destaques para Pierre Louis Costes, Amaury Laverhne e Jeff Hubbard, que seguiram na competição. Jeff encarou uma bateria complicada, vencida pelo carioca Israel Eduardo. Idolatrado pela torcida local, o havaiano agradeceu o apoio incondicional dos fãs. “É muito gratificante ver essa galera torcendo por mim. Fico feliz que tenha conseguido passar. Eu queria muito ir para o formato homem a homem a agora consegui”; ressaltou.

Tops estreiam no feminino:

Entre as mulheres, dois rounds movimentaram as disputas nesta sexta-feira e o que mais chamou a atenção foram a estreia das tops no Round 5. Após passar pela quarta fase, a bicampeã mundial Soraia Rocha (SC), mostrou que está em dia com as ondas, mesmo sem competir há mais de quatro anos. Soraia passou em primeiro sua bateria, vencendo nomes de peso, como Isabela Sousa.

“Tudo foi complicado hoje para mim. Meu filho está hospitalizado e eu fiquei muito aflita. Porém, tudo deu certo e eu vi que estou no ritmo das meninas mesmo sem competir”, comemorou Soraia.

Além de Soraia, Eunate Aguirre (BAS), Maira Viana (ES) e Jéssica Becker (RJ) conseguiram avançar diretamente para o Round 7, sem precisar enfrentar a repescagem.

Confira o chavemento das oitavas de final da categoria Masculino:
H1 – Beslimane Adnande (MAR) x Alex Uranga (BAS)
H2 – Fábio Rodrigues (BRA – CE) x Yoan Florentin (REU)
H3 – Roberto Bruno (BRA – CE) x Lucas Nogueira (BRA – ES)
H4 – Amaury Laverhne (REU) x Eder Luciano (BRA – SC)
H5 – Israel Eduardo (BRA – RJ) x Guilherme Tâmega (BRA – RJ)
H6 – Luis Villar (BRA – SC) x Jeff Hubbard (HAV)
H7 – Brahim Iddouch (MAR) x Nick Ormerod (AUS)
H8 – Uri Valadão (BRA – BA) x Pierre Louis Costes (FRA)

Confira o chavamento do Round 6 da categoria Feminino:
H1 – Lilly Pollard (AUS) x Roberta Bitzer (EUA) x Maria Helena Tostes (BRA – RJ)
H2 – Isabela Sousa (BRA – CE) x Maylla Venturin (BRA – ES) x Catarina Sousa (POR)
H3 – Luz Marie Grande (PRC) x Neymara Carvalho (BRA – ES) x Nicolle Calheiros (BRA – RJ)
H4 – Karla Costa-Taylor (BRA – RJ) x Joselane Amorim (BRA – RS) x Anne Lacoste (FRA)

Confira transmissão ao vivo

Acompanhe a fan page do evento no facebook e fique por dentro de todas as atualizações, www.facebook.com/RioBB2012.

O Rio Bodyboarding International é válido como quarta etapa Grand Slam do Circuito Mundial Feminino e evento prime do Global Qualyfing Series (GQS), oferecendo 2000 pontos em ambos os rankings. Além disso, a etapa tem premiação recorde de U$75.000,00, a maior já oferecida na história do Circuito Mundial de Bodyboarding

Por: Danilo Caboclo