Domingo decisivo na batalha pelo título de campeão nordestino de surf

Pernambuco Summer Festival decide título nordestino e o líder do ranking brasileiro de surfe

Messias Felix (CE). Foto Surf: Fabriciano Jr. / Divulgação

Apenas quatro surfistas podem impedir que Halley Batista se torne o primeiro pernambucano campeão nordestino e só quatro também ameaçam a liderança do carioca Gustavo Fernandes no ranking brasileiro

Disputas emocionantes e show de surfe na Praia do Cupe no primeiro dia da etapa final do circuito da Associação Nordestina de Surf (ANS) no Pernambuco Summer Festival em Ipojuca. Dos oitenta competidores inscritos, restaram 28 para o domingo decisivo na batalha pelo título de campeão nordestino profissional e pela liderança do ranking brasileiro, que também está em jogo no litoral sul de Pernambuco. Dos 21 surfistas que tinham chances de título nordestino, sobraram apenas cinco, incluindo o líder do ranking, o pernambucano Halley Batista. Já o número 1 do brasileiro, Gustavo Fernandes, era ameaçado por dez surfistas, mas, igualmente, só ficaram quatro adversários para o carioca no último dia em Ipojuca.

Outra coincidência é a dos dois líderes se classificarem em segundo lugar nas suas baterias. Halley Batista era um dos cabeças de chave que entraram na segunda fase e foi batido pelo seu conterrâneo de Ipojuca, Bruno Rodrigues, com ambos despachando os irmãos Danilo Costa e Gustavo Sanches, do Rio Grande do Norte. Já o carioca Gustavo Fernandes superou os baianos Bino Lopes e Marco Fernandez no confronto vencido pelo cearense Messias Felix, que foi um dos destaques do sábado na Praia do Cupe e também está na briga pelo título brasileiro.

Halley Batista. Foto Surf: Fabriciano Jr. / Divulgação

“Eu estava bem nervoso por ser minha bateria de estreia, mas graças a Deus passaram dois surfistas daqui da cidade, eu e o Bruno (Rodrigues), que arrebentou na bateria”, falou Halley Batista, que tenta se tornar o primeiro pernambucano a ser campeão nordestino de surfe profissional. “Pra mim, cada bateria é uma final e vou dar o meu melhor para avançar na competição e conquistar este título nordestino. Estou competindo em casa, ao lado da torcida, da família, surfando sem pressão e só quero dar show nas baterias para conseguir as notas necessárias para ir me classificando até a final”.

Diferente de Halley, Gustavo Fernandes competiu duas vezes no sábado. Ele participou da bateria que abriu o Mahalo Pernambuco Summer Festival e também passou em segundo lugar, atrás de outro cearense, Thiago de Sousa. Depois, fez uma dobradinha de campeões brasileiros, já que ele foi o melhor do país em 2008 e Messias Felix faturou o título em 2009. No entanto, nas duas baterias teve que surfar bem para superar os outros adversários.

“Poxa, quando eu vi essa minha segunda bateria até me assustei, acho que era a mais difícil de hoje (sábado) aqui”, destacou Gustavo Fernandes. “Mas, eu me concentrei bastante, escolhi o pico da direita ali e consegui achar as ondas para passar mais uma. Ainda falta muito para o título, pois depois dessa ainda tem mais três etapas e pode mudar tudo. Então, o negócio é ir passando as baterias, ficar tranqüilo e o que tiver que ser, será”.

DESTAQUE DO DIA – Muitos surfistas fizeram grandes apresentações na Praia do Cupe, com aéreos sensacionais e batidas e rasgadas jogando muita água, no entanto, o destaque do dia foi Messias Felix. O cearense vem embalado de uma vitória inédita para a sua carreira em etapas do Circuito Mundial da ASP, chegando da Europa direto para competir no Mahalo Pernambuco Summer Festival em Ipojuca.

“É sempre bom estar neste paraíso aqui, rever os amigos e poder competir no Circuito Nordestino Profissional, ainda mais valendo como etapa do Circuito Brasileiro”, falou Messias Felix. “Eu sabia que a bateria ia ser bem difícil, só com atletas de alto nível, como o líder do ranking brasileiro, Gustavo Fernandes, o Bino Lopes, que acabou de ficar em terceiro lugar na final em Pantin (domingo na Espanha), e o Marco Fernandez, que na primeira fase tirou a maior nota do dia aqui (8,67). Então, eu já entrei querendo soltar o meu surfe e peguei duas ondas boas logo no início que me deixaram mais tranqüilo pro restante da bateria”.

LIDERANÇA DO BRASILEIRO – Além de Messias, os outros únicos surfistas que ainda podem tirar a ponta do ranking de Gustavo Fernandes no Mahalo Pernambuco Summer Festival são o também carioca Leandro Bastos, o catarinense Guilherme Ferreira e o paranaense Caetano Vargas. O vice-líder, Leandro, venceu o último confronto do sábado na Praia do Cupe, quando caiu mais um dos candidatos ao título nordestino, o terceiro do ranking, Itim Silva, do Ceará.

A simples classificação de Halley Batista para as oitavas de final já vitimou mais seis surfistas, inclusive o outro pernambucano que estava na briga, Cesar Aguiar, que também mora na Baía de Maracaípe como o Cometa Halley do Nordeste. A batalha pelo título nordestino agora só tem cinco candidatos. A maior ameaça para Halley Batista é o cearense Michel Roque, que ocupa a segunda posição no ranking da ANS. Ele despachou o bicampeão brasileiro Renato Galvão para passar atrás do também paulista Flavio Nakagima, em sua estreia no evento.

“Eu saí arriscando tudo para passar a bateria. Cheguei a pegar as dez ondas permitidas para isso, mas consegui voltar de alguns aéreos para garantir minha classificação”, contou Michel Roque. “Eu sabia que não ia ser fácil a bateria, porque tinha os dois paulistas, o Renato (Galvão) que já tem dois títulos brasileiros e o (Flávio) Nakagima, que também surfa muito. Então, eu tinha que arriscar o tudo ou nada e graças a Deus deu tudo, para minha felicidade”.

TÍTULO NORDESTINO – Além de Halley Batista e Michel Roque, os outros únicos surfistas que vão decidir o título nordestino no domingo são os também cearenses Isaias Silva e Edvan Silva e o potiguar Alan Jhones. Tanto Edvan como Alan já foram campeões do circuito da Associação Nordestina de Surf duas vezes. O cearense venceu a primeira edição em 2005 e em 2008. E o potiguar de Baía Formosa foi o melhor surfista profissional do Nordeste em 2009 e 2011.

“As ondinhas do Cupe estão muito boas e eu estou instigado. Acabei de vir de uma viagem e quero fazer um bom resultado aqui”, disse o defensor do título nordestino, Alan Jhones. “Eu não consegui nenhum resultado bom esse ano e essa etapa aqui é muito importante para mim. Tomara que amanhã (domingo) dê boas ondas também pra ter show de surfe aqui, porque a galera tá instigada”.

FESTIVAL – Não foi só a decisão do título nordestino que agitou Ipojuca no sábado. As competições simultâneas nas três principais praias da cidade, que começaram na semana passada, também estão sendo reeditadas neste fim de semana, porém com novas modalidades. Na praia central de Porto de Galinhas, foi dada a largada do Stand Up Race e também serão realizados campeonatos de Futebol de Areia, Handbeach e Pesca de Arremesso. E na Baía de Maracaípe, a atração principal é o Kite Surf.

PRESENÇA ILUSTRE – Quem prestigiou o maior evento de esportes de aventura do Norte e Nordeste do país no sábado, foi o Secretário de Turismo do Governo do Estado de Pernambuco, Alberto Feitosa, cujo empenho foi fundamental para a realização do Mahalo Pernambuco Summer Festival em Ipojuca. E ele já prometeu a reedição do evento para o ano que vem.

“É um evento que representa muito para nosso estado”, afirmou Alberto Feitosa. “É importante por gerar muitas imagens dessa beleza natural que é o nosso litoral sul, pela freqüência de mais pessoas que nos visitam por causa do evento, é mais uma atividade para fomentar o turismo, além da movimentação econômica e até de inclusão social, pois conheci alguns jovens nativos que não têm muita oportunidade e acabam viajando o Brasil e até o mundo pela prática esportiva. Certamente é um evento que veio pra ficar e vamos lutar para que ele faça parte do calendário esportivo oficial do estado, pois estamos seguindo a orientação do Governador Eduardo Campos, de cada vez mais fazer com que as ações das secretarias do Governo cheguem a todos os pernambucanos, então o turismo de aventura, os eventos esportivos, se encaixam bem nesse pensamento”.

Acompanha AO-VIVO

 

OITAVAS DE FINAL DO MAHALO PERNAMBUCO SUMMER FESTIVAL:
1.a: Messias Felix (CE), Nathan Brandi (SP), Junior Lagosta (PE)
2.a: Alan Jhones (RN), Gustavo Fernandes (RJ), Artur Silva (CE)
3.a: Michel Roque (CE), Guilherme Ferreira (SC), Raphael Seixas (PB)
4.a: Flavio Nakagima (SP), Ricardo Ferreira (SP), Pedro Lima (PE)
5.a: Cesar Aguiar (PE), Isaias Silva (CE), Bruno Rodrigues (PE)
6.a: Halley Batista (PE), Odirlei Coutinho (SP), Paulo Moura (PE)
7.a: Leandro Bastos (RJ), 1.o da 11.a bateria da 2.a fase e 2.o da 12.a bateria
8.a: Franklin Serpa (BA), 2.o da 11.a bateria e 1.o da 12.a bateria da 2.a fase

SEGUNDA FASE – 3.o=25.o lugar / 4.o=37.o lugar:
1.a: 1-Junior Lagosta (PE), 2-Alan Jhones (RN), 3-Thiago de Sousa (CE), 4-Denis Tihara (BA)
2.a: 1-Messias Felix (CE), 2-Gustavo Fernandes (RJ), 3-Bino Lopes (BA), 4-Marco Fernandez (BA)
3.a: 1-Artur Silva (CE), 2-Nathan Brandi (SP), 3-Samuel Igo (PB), 4-Rudá Carvalho (BA)
4.a: 1-Raphael Seixas (PB), 2-Ricardo Ferreira (SP), 3-Betinho Rosa (CE), 4-Felipe Martins (CE)
5.a: 1-Guilherme Ferreira (SC), 2-Pedro Lima (PE), 3-Gutemberg Silva (CE), w.o-Michel Adriano (CE)
6.a: 1-Flavio Nakagima (SP), 2-Michel Roque (CE), 3-Renato Galvão (SP), 4-Aurelio Santana (BA)
7.a: 1-Bruno Rodrigues (PE), 2-Halley Batista (PE), 3-Gustavo Sanches (RN), 4-Danilo Costa (RN)
8.a: 1-Cesar Aguiar (PE), 2-Paulo Moura (PE), 3-Luel Felipe (PE), w.o-John Max (RN)
9.a: 1-Isaias Silva (CE), 2-Odirlei Coutinho (SP), 3-Michael Rodrigues (CE), 4-Ian Costa (BA)
10: 1-Leandro Bastos (RJ), 2-Franklin Serpa (BA), 3-Fabio Silva (CE), 4-Itim Silva (CE)
Ficaram para abrir o domingo, às 8 horas:
11: Bruno Galini (BA), Erbeliel Andrade (PB), Patrick Tamberg (FN), Dunga Neto (CE)
12: Edvan Silva (CE), Gabriel Farias (PE), Caetano Vargas (PR), Caio Cesar (RN)

PRIMEIRA FASE – 3.o 49.o lugar / 4.o=65.o lugar:
1.a: 1-Thiago de Sousa (CE), 2-Gustavo Fernandes (RJ), 3-Glauciano Rodrigues (CE), 4-Argus Diniz (CE)
2.a: 1-Denis Tihara (BA), 2-Samuel Igo (PB), 3-Washington Martins (PE), 4-Thalis Luiz (PE)
3.a: 1-Marco Fernandez (BA), 2-Junior Lagosta (PE), 3-Ivan Silva (PE), 4-Icaro Lopes (CE)
4.a: 1-Nathan Brandi (SP), 2-Betinho Rosa (CE), 3-Jorge Darzé (BA), 4-Sergio Rocha (PE)
5.a: 1-Rudá Carvalho (BA), 2-Pedro Lima (PE), 3-Adilton Mariano (CE), 4-Yure Nogueira (PB)
6.a: 1-Raphael Seixas (PB), 2-Aurelio Santana (CE), 3-Iago Silva (BA), 4-Manoel de Assis (PE)
7.a: 1-Ricardo Ferreira (SP), 2-Gustavo Sanches (RN), 3-Julio Pereira (PE), 4-José Vinicius (PE)
8.a: 1-Guilherme Ferreira (SC), 2-Bruno Rodrigues (PE), 3-Sidney Roque (PE), 4-Nino Noronha (FN)
9.a: 1-Renato Galvão (SP), 2-Luel Felipe (PE), 3-Jackson Silva (RN), 4-Artur Andrade (PE)
10: 1-Flavio Nakagima (SP), 2-Michael Rodrigues (CE), 3-Alan Donato (PE), 4-Rhamon Austin (PE)
11: 1-Danilo Costa (RN), 2-Ian Costa (BA), 3-Marcelo Nunes (RN), 4-Anderson José (PB)
12: 1-Paulo Moura (PE), 2-Caetano Vargas (PR), 3-José Junior (RN), 4-Osvaldo Cajá (PE)
13: 1-Odirlei Coutinho (SP), 2-Caio Cesar (RN), 3-Douglas José (PE), 4-Diego Mendes (CE)
14: 1-Franklin Serpa (BA), 2-Dunga Neto (CE), 3-Tomas Demetrio (CE), 4-Marcos Otavio (PE)
15: 1-Patrick Tamberg (FN), 2-Fabio Silva (CE), 3-Ulisses Meira (PB), 4-Frank Cordeiro (PE)
16: 1-Gabriel Farias (PE), 2-Leandro Bastos (RJ), 3-Leo Andrade (BA), 4-Alexandre Ferraz (PE)

Por: João Carvalho