Taiu Bueno recebe homenagem dos surfistas da Grande São Paulo

Taiu Bueno. Foto: Rafael Freitas / FotoSurf

ASGSP promove evento nesta terça-feira para homenagear o melhor surfista paulistano de todos os tempos.

São Paulo (SP) – O surfista Taiu Bueno será homenageado pela Associação de Surf da Grande São Paulo (ASGSP). O evento festivo ocorre às 19h30 desta terça-feira (18/09), na sede da entidade, onde também fica localizada a fábrica de pranchas Glasser. O endereço é rua Coronel Lúcio Rosales, 166, em Santana (fone 11 2959.0631). A nata do surfe da Região Metropolitana confirmou que marcará presença na comemoração.

Dadá Nascimento, presidente da ASGSP, disse que Taiu Bueno merece a homenagem da associação por ser o melhor surfista da Grande São Paulo de todos os tempos. “Mesmo ele estando fora das competições há mais de 20 anos por causa do acidente que sofreu surfando e que lhe deixou tetraplégico, o Taiu é o surfista paulistano que conquistou os melhores resultados a nível nacional e internacional. Ele é um exemplo de superação e por sua luta incansável em prol do surfe”, afirmou o dirigente.

Na carreira vencedora de Taiu Bueno, sem dúvida, a maior façanha foi o título brasileiro profissional, único alcançado por um paulistano em toda a história do esporte. Isso ocorreu em 1984 em um mar clássico e gigante, que quebrou na lendária praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). O currículo como esportista é mais rico com o sétimo lugar no “Pro Class Trials”, realizada em Sunset Beach, no Havaí, em 1983; com a vitória na etapa de Ubatuba do Circuito Paulista Profissional, e com bons resultados nos dez anos em que disputou o Circuito Mundial da Association of Surfing Professionals (ASP) representando o Brasil, o estado e a cidade de São Paulo. Também figurou durante anos como “top 16” – 16 atletas mais bem colocados – do ranking nacional da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

Hoje, mais de 20 anos depois de ter sofrido acidente surfando na praia de Paúba, em São Sebastião (SP), e perdido o movimento motor do corpo do ombro para baixo, ele ainda vive e respira surfe. Mais que isso: não deixou de fazer o que mais ama. Muito pelo contrário. Depois de muito estudo e pesquisa, desenvolveu com amigos uma prancha adaptável e voltou a sentir o prazer de deslizar sobre as ondas. Assim, em 2010, se tornou o primeiro surfista tetraplégico a surfar ondas maiores que um metro de altura.

Agora, Taiu Bueno resolveu enfrentar aquela que ele considera uma das maiores ondas de sua vida. Decidiu dar seus primeiros passos na política e se candidatar a vereador na cidade de São Paulo, onde nasceu e cresceu. Ele tenta conquistar uma cadeira na Câmara Municipal paulistana nas eleições marcadas para o dia 7 de outubro, com o número 14.777, pela coligação “Por uma Nova São Paulo – PRB/PTB”. O slogan de campanha “Esporte e Acessibilidade” reflete suas prioridades enquanto cidadão e candidato. “O esporte é ferramenta de inclusão social e tem o poder de transformar as pessoas. A questão da acessibilidade é uma problemática que vivo e, por isso, sei quais as reais necessidades de milhares de pessoas que estão nessa situação”, ressaltou.

Entre as propostas para o surfe de Taiu Bueno, está a implantação de programa de ensino e projetos sociais do surfe nas escolas municipais de São Paulo com iniciação em piscina, buscar incentivo para promover um Circuito Intercolegial Paulistano de Surf, apoiar o Circuito Paulistano Amador, promovido pela Associação de Surf da Grande São Paulo; apoiar e capacitar, através de linhas de crédito, a indústria do surfwear, que tem a maior parte de sua produção na cidade de São Paulo, e promover a geração de emprego no setor e utilizar a influência política para fortalecer o surfe em todo o estado de São Paulo.

Por: Roberto Pierantoni

Tags: