Morre Donald Takayama, lendário surfista e shaper havaiano.

O mundo do surf está triste. O lendário shaper e longboarder havaiano Donald Takayama faleceu esta segunda-feira, dia 22, vítima de um ataque cardíaco, aos 64 anos.

Donald Takayama, lendário surfista e shaper havaiano.

O famoso shaper e logboader Takayama nasceu em 1944 em Waikiki, Havaí e cresceu em Honolulu. Aos 12 anos mudou-se para a Califórnia, depois de poupar o dinheiro que recebia como entregador de jornais para ir trabalhar na fábrica de pranchas Velzy-Jacobs Surfboards em Venice Beach.

Donald Takayama lê revista na hora do almoço na fábrica Surfboards Hawaii.

 

Quando os donos da fábrica se separaram, Takayama optou por trabalhar nas Jacobs Surfboarfs e foi lá que fez pranchas para surfistas como Lance Carson e Mickey Dora, além de outras estrelas do surf na época.
Em 1965, a Jacobs Surfboards lançou o Donald Takayama Model, prancha descrita pela revista Longboard como uma das pranchas “mais funcionais e esteticamente apelativas alguma vez feitas”. No ano seguinte, Takayama mudou-se para as Bing Surfboards e desenhou a David Nuuhiwa Noserider, prancha célebre na época.

Tom Wegener e Donald em 1992, concurso Oceano Limpo no Reef Cardiff

Alguns meses mais tarde, o havaiano voltou a mudar e desta vez para as Weber Surfboards onde ajudou Harold Iggy a desenhar a muito popular Weber Performer. Paralelamente à sua habilidade para shapar, Takayama era também um competidor aguerrido. Ficou dentro do top 5 dos United States Surfing Associations por três vezes (4ª 64, 3ª 65 e 5 em 67) e foi finalista vencendo o U.S. Championships em 1966 e 67

 

Takayama era goofy footer e a sua velocidade em cima da prancha, aliada à típica pose havaiana, era o que o distinguia de todos os seus adversários. Takayama continou a competir e venceu a categoria Masters dos U.S. Championships em 1971, 1972 e 1973. No final dos anos 70, fundou Hawaiian Pro Designs, existente até os dias de hoje, começando a shapear pranchas para o surfista do World Tour Joey Buran.

Com o rivalismo dos longboards nos anos 80, Takayama fez apenas este tipo de pranchas e criou modelos com sua assinatura para as estrelas dos anos 60 David Nuuhiwa e Dale Dobson.

 

Em 1985, Takayama foi preso, juntamente com outras 65 pessoas, apanhados num esquema gigante de tráfico de cocaína. Depois de 13 meses na prisão, Takayama voltou a shapar e no início dos anos 90 celebrou uma associação com o mestre do longboard, Joel Tudor.

Em 1985, a Surfer Magazine colocou Takayama entre os 25 surfistas que mudaram a face do esporto. Em 1991, foi introduzido no International Surfing Hall of Fame e em 2000 foi votado como o segundo classificado nas lendas do esporto pelos leitores da revista Longboard.

Nos últimos anos da sua vida, Takayama dedicava-se a fazer pranchas de sua marca, Hawaiian Pro Designs, para surfistas como Kassia Meador e Alex Knost. Foi casado duas vezes e teve um filho. O fato de tão cedo ter começado a trabalhar na indústria e com sucesso, fez dele um dos nomes óbvios quando se fala de crianças prodígio na indústria do surf.
Morreu esta segunda-feira, dia 22, vítima de ataque cardíaco, aos 64 anos.

Fan Page no Face Book: Hawaiian-Pro-Designs-Surfboards

Mais em: hawaiianprodesigns Fonte: SurfPortugal.