ASP South America abre o calendário Feminino e do Longboard em 2013

jacqueline

Jacqueline Silva (BRA). Foto Surf: Kirfa Lens / Movistar

O Peru promove em janeiro o Rip Curl Pro Punta Rocas iniciando a disputa por vagas no WCT Feminino e o único 6 estrelas dos pranchões, o Huanchaco Longboard Pro
A ASP South America vai abrir o calendário 2013 do Circuito Mundial Feminino e também do Longboard já no mês de janeiro no Peru. A largada na corrida por vagas na elite do WCT feminino será no ASP 3-Star Rip Curl Pro Punta Rocas Peru, nos dias 18 a 20 de janeiro em Punta Rocas, Lima. Na semana seguinte, dias 24 a 26, acontece a etapa mais rica das séries qualificatórias dos pranchões no ano que vem, o Huanchaco Longboard Pro Peru na Playa El Elio, em Huanchaco, Trujillo. É a única com nível máximo 6 estrelas entre as sete confirmadas no calendário 2013 da Association of Surfing Professionals.

lobitos1_k

Lobitos no Peru. Foto Surf: Kirfa Lens / Movistar

 

O Peru ainda vai promover uma nova etapa masculina do ASP 4-Star em Moquegua, o Ilo Moquegua Pro nos dias 10 a 15 de junho, além de uma importante prova do ASP 6-Star feminino pelo segundo ano consecutivo, o Movistar Pro presented by Rip Curl, de 30 de julho a 4 de agosto em Lobitos, Piura. A ASP South America vem trabalhando para o desenvolvimento do esporte em outros países do continente e a Argentina e o Chile também vão sediar eventos do Circuito Mundial, além do Brasil.

Sofia Mulanovich (PER)

Sofia Mulanovich (PER). Foto Surf: Kirfa Lens / Movistar

 

“A ASP South America vem se empenhando ao máximo para criar um calendário que traga maiores oportunidades aos surfistas sul-americanos”, explica Roberto Perdigão, diretor da ASP South America, escritório regional da entidade na América do Sul. “Durante todos estes anos, o Brasil teve um papel fundamental na materialização dos sonhos dos nossos atletas, apresentando sempre uma boa gama de eventos, e isso sempre trabalhou a favor dos nossos surfistas na busca por melhores posições no ranking mundial. Com a retração substancial dos investimentos para a realização de eventos e para o patrocínio de atletas, que estamos vivenciando nestes últimos anos, a ASP South America tem buscado fortalecer a sua aliança com os patrocinadores e promotores de eventos de surfe em outros países. Isso tem gerado um substancial apoio de países como Peru e Chile, já tradicionais parceiros, e agora da Argentina, que deve voltar ao circuito ASP em 2013”.

VOLTA DA ARGENTINA – A Argentina foi palco de grandes eventos de 1996 a 2001 em Mar del Plata, que retorna agora com o Argentina Pro Enter válido pelo ASP 4-Star entre os dias 29 de março e 2 de abril. Já o Chile confirmou a quarta edição do ASP 3-Star nos tubos gelados de El Gringo para os dias 17 a 22 de junho, com o Maui and Sons Arica World Star sendo marcado na semana seguinte ao do Ilo Moquegua Pro no Peru.

Para o Brasil, a ASP South America tem três etapas valendo pontos para o ranking mundial unificado da ASP agendadas para 2013, além de quatro seletivas sul-americanas Sub-20 para a decisão do título mundial Pro Junior da ASP. Começa pelo ASP Prime Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Pro na Praia de Itaúna, nos dias 20 a 26 de maio em Saquarema (RJ).

PRO JUNIOR NO BRASIL – Em julho, o Mormaii Pro Junior abre o ASP South America Pro Junior Series 2013 nos dias 13 a 15 na Praia da Vila, em Imbituba (SC). As outras etapas que vão selecionar os surfistas para o Mundial Pro Junior da ASP foram marcadas no mês de agosto.

A segunda é também em Santa Catarina, o Hurley Pro Junior nos dias 17 a 19 na Prainha de São Francisco do Sul. Na semana seguinte, tem o Quiksilver & Roxy Pro Junior nos dias 24 a 26 na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ). Depois, o já tradicional Surf Eco Festival em Salvador, do dia 29 de agosto a 1.o de setembro na Bahia.

PRIME EM IMBITUBA – Antes de definir o time sul-americano para o Oakley ASP World Junior Championship 2013 em Bali, Indonésia, o Surf Eco Festival promove uma etapa masculina do ASP 2-Star nas mesmas ondas da Praia de Jaguaribe, nos dias 26 a 28 de agosto em Salvador. E para fechar o calendário da ASP South America no ano que vem, outra prova do ASP Prime que é decisiva na disputa pelas dez vagas para a elite dos top-34 do WCT, o Santa Catarina Pro nos dias 21 a 27 de outubro na Praia da Vila, em Imbituba.

“O desafio continua e esperamos que as brilhantes e inspiradoras exibições dos nossos jovens ídolos Gabriel Medina, Adriano de Souza, Miguel Pupo e Alejo Muniz, entre outros, nesta temporada que acaba de ser encerrada em Pipeline, possam servir como um incentivo para que o mercado volte a fomentar e a fortalecer o seu principal produto e veículo de divulgação, que são os eventos do ASP World Tour”, deseja Roberto Perdigão.

CALENDÁRIO DA ASP SOUTH AMERICA PARA 2013:
Jan 18-20: Feminino 3-Star Rip Curl Girls Pro em Punta Rocas, Lima – PERU
Jan 24-26: Long 6-Star Huanchaco Longboard Pro em Huanchaco, Trujillo – PERU
Mar 29-02: ASP 4-Star Argentina Pro Enter em Mar Del Plata – ARGENTINA
Mai 20-26: ASP Prime Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Pro na Praia de Itaúna (RJ)
Jun 10-15: ASP 4-Star Ilo Moquegua Pro em Ilo, Moquegua – PERU
Jun 17-22: ASP 3-Star Maui and Sons Arica World Star em El Gringo, Arica – CHILE
Jul 13-15: Pro Junior 2-Star Mormaii Pro Junior na Praia da Vila, Imbituba (SC) – BRASIL
Jul 30-04: Feminino 6-Star Movistar Pro presented by Rip Curl em Lobitos, Piura – PERU
Ago 17-19: Pro Junior 2-Star Hurley Pro Junior na Prainha, São Francisco do Sul (SC) – BRASIL
Ago 24-26: Pro Junior 3-Star Quiksilver Pro Junior na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) – BRASIL
Ago 26-28: ASP 2-Star Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA) – BRASIL
Ago 29-01: Pro Junior 3-Star Surf Eco Festival na Praia de Jaguaribe, Salvador (BA) – BRASIL
Out 21-27: ASP Prime Santa Catarina Pro na Praia da Vila, Imbituba (SC) – BRASIL

Por: João Carvalho