Joca Junior se destaca na abertura do Brasil Surf Master

FotoSurf: Renato Boulos

Joca Júnior único surfista a ser campeão nacional nas três fases da carreira. FotoSurf: Renato Boulos

Joca Junior se destaca na abertura do Brasil Surf Master, ele fez os recordes do primeiro dia da competição que reúne em Ubatuba as grandes estrelas que brilharam no início do Circuito Brasileiro na década de 80 Começou o desfile das grandes estrelas que brilharam no início da história do circuito da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e o grande destaque do Brasil Surf Master na sexta-feira foi Joca Júnior. Único surfista a ser campeão nacional nas três fases da carreira, faturando o título de melhor amador do Brasil em 1989, o profissional em 1996 e o Master em 2005, o potiguar surfou as melhores ondas do primeiro dia em Ubatuba. Mostrou um backside afiado nas direitas da Praia de Itamambuca para arrancar notas 8 e 9 dos juízes e totalizar imbatíveis 17 pontos de 20 possíveis na primeira fase da categoria Master.

“Essa direitinha é demais e esperando ela vem“, contou Joca Junior. “Eu tava louco pra pegar mais ondas ainda, mas como eu já estava bem na bateria, fiquei um pouco mais tranqüilo pra deixar os outros surfarem também. Essa última onda (nota 9), eu peguei até aqui bem embaixo do pico. Ela passou por eles, só que a direitinha abriu e eu fui manobrando de backside, daquele jeito, relembrando os velhos tempos”.

Joca derrotou os paulistas Freddy Jacob e Alfredo Correa, além do pernambucano Claudio Marroquim, na quarta bateria do Brasil Surf Master, que foi iniciado ao meio-dia em Ubatuba. Antes dele, já haviam competido outras estrelas do passado, como os bicampeões brasileiros Jojó de Olivença e Ricardo Toledo, que igualmente estrearam com vitórias na Praia de Itamambuca. Todos, independentemente do resultado, estavam muito felizes por voltarem a competir e, principalmente, por reencontrarem os adversários que enfrentavam quando competiam nas décadas de 70, 80 e 90.

“É muito bom rever essa galera”, continuou Joca Junior. “Itamambuca foi muito importante na minha carreira, pois foi aqui que eu conquistei o título brasileiro profissional em 1996 e também o Master em 2005, então estou muito feliz por estar aqui relembrando tudo isso. Aproveito até para deixar uma sugestão pra ABRASP, de criar uma categoria para 35 a 40 anos também, porque tem muita gente boa que poderia estar aqui, como o Peterson (Rosa), o Guilherme (Herdy), o Fabio Silva, o Saulo Carvalho, enfim, a festa ficaria mais bonita ainda”.

ricardotoledo_ren

Ricardo Toledo (SP). FotoSurf: Renato Boulos

 

Já o ubatubense Ricardo Toledo, que venceu o catarinense Roni Ronaldo, o baiano Marco Martinez e o paulista Josil Mandacaru, também comentou sobre outra categoria, porém bem diferente da sugerida por Joca Junior. “Acho que eles deveriam fazer categoria por peso, porque assim facilitaria um pouco o lado da gente, que ta meio parado, com sobrepeso, mas, brincadeira, é muito manero esse evento e importante também”.

O bicampeão brasileiro em 1991 e 1995, contou com uma torcida especial da família, inclusive do filho Filipe Toledo, que no ano que vem vai estrear como integrante da elite mundial do WCT. “Pois é, apesar das ondas pequenas, consegui achar duas ondinhas ali pra vencer até o Roni (Ronaldo), que foi campeão brasileiro Master na CBS (Confederação Brasileira de Surf) esse ano, então foi muito legal”, disse Ricardinho. “Na real, quero mesmo é curtir e rever meus amigos. Não tem dinheiro que pague isso. E essa galera merece até muito mais, então parabéns a todos que trabalharam pra fazer o evento, os patrocinadores, a ABRASP, AUS (Associação Ubatuba de Surf), o Paulinho (Paulo Motta), o Alvinho (Correa), pois o surfe brasileiro chegou ao nível que está hoje no mundo porque a gente ralou muito lá atrás para isso, então espero que nos próximos anos seja melhor ainda”.

jojodeolivenca_re

Jojó de Olivença. FotoSurf: Renato Boulos

Outro bicampeão brasileiro, Jojó de Olivença, número 1 no ranking da ABRASP em 1988 e 1992, ganhou a bateria que inaugurou oficialmente o Brasil Surf Master em Ubatuba. O baiano Carlos Brito conquistou a segunda vaga para as quartas de final, com ambos superando o carioca Sergio Penna e o capixaba Nenelson Perine. “Quando vim pra Itamambuca hoje, já achava que minha bateria poderia ser a primeira, como de fato foi, então fiz um treininho antes e deu tudo certo”, falou Jojó. “Pena que o mar perdeu bastante a força, mas tá todo mundo surfando bem ainda, todo mundo em forma. Alguns em forma de pêra, outros em forma de abacate (risos), brincadeira, mas o evento está muito legal, bem divertido”.

ronironaldo_renat

Roni Ronaldo (SC). FotoSurf: Renato Boulos

 

Jojó também destacou a importância de um campeonato para os que fizeram a história do esporte no Brasil. “A gente sabe da dificuldade em vender um evento como esse, convencer a iniciativa privada de que é um evento exclusivo, diferente, tem um glamour, tem todo esse resgate da história do esporte, um campeonato que agrega muitos valores. Mas, estamos aqui, felizes porque deu tudo certo, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado de São Paulo, a Skol abraçou a idéia junto com a Oakley e outros apoiadores, então essas empresas estão de parabéns pela iniciativa, pois acho que não podemos jamais deixar de relembrar a história e aqui é o grande palco, desde os antigos Festivais. Em 1986, eu fui a revelação nacional aqui e acho até que uma etapa é muito pouco, porque tem outros palcos importantes no Brasil e nós precisamos de um circuito para que outros tenham oportunidade de rever a gente que fez a história mesmo do esporte”.

ricardotatui_rena

Ricardo Tatui (RJ). FotoSurf: Renato Boulos

 

A Associação Ubatuba de Surf (AUS) também trabalhou bastante para a viabilização do evento na verdadeira “Cidade do Surf” do litoral paulista. “É a segunda vez que sediamos uma etapa do Brasileiro Master Profissional aqui em Ubatuba”, destaca Carlinhos Roberto, presidente da AUS. “Eu fiquei sete anos atuando como vice-presidente da AUS. Neste ano assumi a presidência e estamos completando 40 anos da Associação, então é uma felicidade a presença dessas lendas vivas aqui de novo. É importante este resgate para nossa cidade, que sempre foi palco de grandes eventos, desde os Festivais de Ubatuba da década de 70 até etapas do Circuito Brasileiro e do Mundial. Itamambuca é uma das principais praias para competições no Brasil e a opinião de todos é que Ubatuba não pode ficar de fora do calendário da ABRASP, então a gente fica feliz de ver toda essa verdadeira confraternização de ídolos do passado. Alguns não vinham pra cá há muitos anos, como o Claudio Marroquim e outros, então é muito legal ver todo mundo aí e surfando muito bem como mostraram hoje”.

Na sexta-feira, foi realizada apenas a primeira fase da categoria Master, para surfistas com 40 anos ou mais de idade. Além de Joca Junior, Jojó e Ricardo Toledo, também estrearam com vitórias no Brasil Surf Master o ubatubense Tadeu Pereira, o carioca Pedro Muller, os catarinenses Carlos Santos e Carlos Kxot e o baiano Helio Rocha. Neste sábado, a competição será reiniciada às 9:30 horas com a categoria Kahuna, com os que já passaram dos 50 anos, seguida pela Grand Master, para os que têm 45 anos ou mais. As semifinais e finais ficarão para o domingo, quando serão conhecidos os últimos campeões brasileiros da ABRASP na temporada 2012.

O Brasil Surf Master é um evento viabilizado através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo, apresentado pela Skol Praia, com patrocínio da Oakley e apoio do Aquário de Ubatuba, L23 e Nivana Turismo, contando com apoio de mídia da ESPN Brasil, Revista Fluir e Waves.com.br. O evento decide os títulos brasileiros da categoria Master da Associação Brasileira de Surf Profissional, em uma realização conjunta com a Federação Paulista de Surf, Associação Ubatuba de Surf e Prefeitura Municipal de Ubatuba.

RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA EM UBATUBA:

CATEGORIA MASTER – PRIMEIRA FASE – 1.o e 2.o=Quartas de Final / 3.o=17.o lugar / 4.o=25.o lugar: 1.a: 1-Jojó de Olivença (BA), 2-Carlos Brito (SP), 3-Sergio Penna (RJ), 4-Nenelson Perine (ES) 2.a: 1-Carlos Kxot (SC), 2-Ricardo Tatui (RJ), 3-José Augusto Bartelega (SP), 4-José Roberto (SP) 3.a: 1-Ricardo Toledo (SP), 2-Roni Ronaldo (SC), 3-Marco Martinez (BA), 4-Josil Mandacaru (SP) 4.a: 1-Joca Junior (RN), 2-Freddy Jacob (SP), 3-Claudio Marroquim (PE), 4-Alfredo Correa (SP) 5.a: 1-Carlos Santos (SC), 2-Dalmo Meireles (BA), 3-Wagner Pupo (SP), 4-Dartera (SP) 6.a: 1-Tadeu Pereira (SP), 2-Alexandre Herdy (RJ), 3-Arthur Gama (RJ), 4-Fabio Ayres (SP) 7.a: 1-Helio Rocha (BA), 2-Piu Pereira (SP), 3-Narciso Oliveira (SP), 4-Marcio Zanotti (ES) 8.a: 1-Pedro Muller (RJ), 2-Cardoso Junior (CE), 3-Alex Miranda (SP)

BATERIAS QUE VÃO ABRIR O SÁBADO:

CATEGORIA KAHUNA – 1.o e 2.o=Semifinais / 3.o=9.o lugar / 4.o=13.o lugar: 1.a: Antonio Augusto (SP), Luiz Roberto Medeiros (SP), Marco Aurélio “Leléu” (RN) 2.a: Jaime Matos (BA), Julio Cesar Gaúcho (SP), Raul Lwari (SP), Renato Larica (ES) 3.a: Lula Menezes (RJ), Leonardo Viana (SP), Pedro Secco (RJ)

GRAND MASTER – PRIMEIRA FASE – 1.o e 2.o=Quartas de Final / 3.o=17.o lugar / 4.o=25.o lugar: 1.a: Pedro Muller (RJ), Antonio Augusto (SP), Edson Vieira (SP) 2.a: Rodrigo Munhoz (PR), Joca Secco (RJ), Vagner Crudo (SP), Wladimir Lobo (CE) 3.a: Claudio Marroquim (PE), Saulo Lyra (SC), José Alexandre (SP), Ricardo Melao (SP) 4.a: Rodolfo Lima (RJ), Ricardo Lobo (RJ), Sergio Todesco (SP) 5.a: David Husadel (SC), Cardoso Junior (CE), Esdras Santos (BA) 6.a: Nelson Ferreira (ES), Carlos Kxot (SC), José Federal (SP), Marco Brandão (RJ) 7.a: Carlos Santos (SC), Eduardo Bolonha (SP), Marcelo Aguiar (SP) 8.a: Tinguinha Lima (SP), Sergio Penna (RJ), Anderson Neguinho (SP)

MASTER – QUARTAS DE FINAL – 1.o e 2.o=Semifinais / 3.o=9.o lugar / 4.o=13.o lugar: 1.a: Jojó de Olivença (BA), Ricardo Tatuí (RJ), Ricardo Toledo (SP), Freddy Jacob (SP) 2.a: Joca Junior (RN), Roni Ronaldo (SC), Carlos Kxot (SC), Carlos Brito (BA) 3.a: Carlos Santos (SC), Alexandre Herdy (RJ), Helio Rocha (BA), Cardoso Junior (CE) 4.a: Pedro Muller (RJ), Piu Pereira (SP), Tadeu Pereira (SP), Dalmo Meireles (BA)

Acesse a programação completa para os três dias do evento clicando na chave das baterias do Brasil Surf Master na capa do www.abrasp.com.br

Por: João Carvalho