Leco Salazar o campeão mundial de SUP Wave, é recebido com todo o prestígio que ele merece

Com desfile em cima de caminhão pelas ruas de Santos, Leco Salazar é recebido por família e amigos e comemora o título mundial de SUP Wave.

A festa não poderia ser melhor e terminar em lugar mais apropriado. A chegada a Santos de Leco Salazar, o novo campeão mundial Stand Up Paddle (SUP) Wave, o surf com remos, foi muito comemorada pela família e amigos. O surfista desfilou em cima de um caminhão por várias avenidas da Cidade no início da tarde desta quinta-feira (20), terminando o trajeto em frente ao Quebra-Mar, famoso pico, onde ele aprendeu a surfar.

Leco Salazar, campeão do mundo, e Caio Vaz

Leco Salazar, campeão do mundo, e Caio Vaz, Top 5. Foto Surf: Waterman League / Divulgação

Confira vídeos e fotos

 

“Não esperava essa festa toda. Achei que ia chegar, ir para casa, tomar banho e descansar. Estou bem contente. Foi uma festa maravilhosa, com todos os amigos, família. Não tinha lugar melhor para o caminhão parar do que aqui, onde nasci, cresci, aprendi a surfar”, disse Leco, que garantiu o título, o primeiro do Brasil na modalidade, segunda-feira (17), na etapa final do Tour, nas Ilhas Virgens Britânicas, superando o carioca Caio Vaz, numa final 100% nacional.

Acompanhado do pai, Picuruta Salazar, do irmão caçula, Matheus, e de amigos, Leco desfilou segurando a sua prancha e ao chegar ao Quebra-Mar foi recepcionado pelos amigos, pela mãe, Karim, e a sua mulher, Carol. “A ficha ainda não caiu, mas agora que estou chegando em casa, vendo essa recepção, muita coisa boa vai rolar”, destacou o surfista.

leco-salazar-familia-em-san

Acompanhado do pai Picuruta Salazar, do irmão caçula Matheus e de amigos, o santista foi recepcionado pela mãe e pela mulher. Foto Surf: Fábio Maradei / Divulgação

 

“Esse título, para mim e para o surf brasileiro, é bem importante, porque demonstra ainda mais a nossa força e qualidade. Estou super feliz, honrado por levar o nome de Santos para o topo mais alto do pódio, para o Mundo. Só tenho de agradecer ao meu pai, à família Salazar, meus patrocinadores”, complementou Leco.

Vice-campeão mundial em 2011, o surfista de 24 anos chegou à disputa final em segundo lugar e viu os seus dois rivais diretos, o norte-americano Sean Poynter (até então líder) e o havaiano Kai Lenny, (bicampeão na categoria), perderem. Na final, manteve seu repertório de manobras radicais, garantindo 16,5 pontos nas duas ondas (9,5 e 7), de 20 possíveis, contra 13,5 de Caio Vaz. Na temporada, Leco já tinha sido segundo colocado nas etapas na França e de Ubatuba, no Brasil.

“Ele merece toda essa comemoração e muito mais. É um grande feito. Mostrou a todos um surf de grande qualidade”, festejou Picuruta Salazar, que aos 52 anos de idade segue competindo e enfrentou o filho na etapa de Ubatuba. “O Leco é um exemplo e temos muito orgulho desse título. Ele destacou o nome de Santos e do Brasil”, afirmou Sérgio da Silva, que faz as pranchas de Leco, com shape especial feito por Almir Salazar, irmão mais velho de Picuruta.

Por: Fábio Maradei