Ídolos do esporte dão show no Circuito Club Social Surf

Os cearenses dominaram a principal categoria do Circuito Master da CBS no sábado de Sol, boas ondas e ótimo público que ficou até a noite na Praia do Futuro.

Show de Teco Padaratz com sua banda 5.11 e o surfe noturno com pranchas iluminadas fechou o sábado.

Os cearenses viveram um sábado especial na Praia do Futuro, que ficou lotada com as atrações do Circuito Club Social Surf em Fortaleza. Durante todo o dia, grandes estrelas do surfe brasileiro disputaram classificação para o domingo decisivo da etapa de abertura do Circuito Master da CBS (Confederação Brasileira de Surf). E à noite, a praia continuou lotada para assistir o campeonato de surfe noturno em pranchas equipadas com luzes de LED e o show da banda 5.11 de Teco Padaratz na barraca Guarderia, ao lado da arena do evento. Na manhã do domingo, serão definidos os líderes dos primeiros rankings brasileiros de 2013 nas categorias dos surfistas que já passaram dos 35 anos de idade.

Fabio Silva (CE).

Fabio Silva (CE).

 

Os cearenses dominaram a principal delas, com cinco classificados para as semifinais da categoria Master, dos mais jovens do circuito e de maior nível técnico. Fábio Silva foi um dos destaques do dia, surfando a melhor onda do sábado na avaliação dos juízes, que deram nota 8 para ele. Fabinho agora vai disputar um duelo cearense nas semifinais, com Sergio Ricardo e Luciano Cavalcante. Na outra bateria tem mais dois, Caio Breno e Rogério Dantas, contra o único não cearense, Rodrigo Jorge, potiguar que também brilhou ao ser o único a passar para as semifinais em duas categorias, na Master e na Grand Master.

“Foi muito puxado hoje (sábado). Várias baterias na categoria Master, muito bem representada por vários destaques do circuito brasileiro e mundial, e o surfe é um esporte que exige muito preparo físico”, disse o recordista de nota do primeiro dia, Fabio Silva. “Eu nunca parei de surfar e estou feliz por ter me classificado pro último dia. Treinei bastante para este campeonato e isso tem feito eu me sentir cada vez mais garoto, apesar da idade chegando. E é isso aí, é treinar, treinar e treinar e surfar sempre…”.

Rodrigo Jorge (RN)

Rodrigo Jorge (RN)

 

O potiguar Rodrigo Jorge enfrentou dois cearenses no último confronto do Circuito Social Surf Club no sábado e conseguiu a última vaga para as semifinais da Master. O natalense passou em segundo lugar na disputa vencida por Sergio Ricardo, superando o dono do maior placar do campeonato, Marcus Cesar, que tinha totalizado 14,36 pontos na fase anterior. E na Grand Master, Rodrigo Jorge derrotou até o maior ídolo de todos os tempos, Fábio Gouveia, que avançou em segundo para as semifinais na categoria dos 40 anos ou mais de idade.

[scrollGallery id=032]

“A responsabilidade aumenta, mas é tudo satisfação, alegria, é muito bom rever os amigos, só que dentro d´água é aquilo, tem que dar o gás mesmo”, disse Rodrigo Jorge, que disputou cinco baterias durante todo o dia na Praia do Futuro. “Fazia muitos anos que eu não vivia isso. Foram três baterias na Master, duas na Grand Master, mas foi muito bom pra mim e a noite de sono vai ser muito boa pra amanhã (domingo) estar aqui inteiro de novo”.

GRAND MASTER – Na semifinal da Grand Master, Rodrigo Jorge vai encarar outra fera do surfe cearense, Cardoso Junior, que conseguiu o melhor resultado do Brasil no último Mundial Master da ISA na Nicarágua, quarto lugar. Além dele, o pernambucano Fábio Quencas e o baiano Marcelo Alves. Na sua última vitória na Praia do Futuro, Cardoso Junior deixou o baiano bicampeão brasileiro Jojó de Olivença com a segunda vaga na bateria.

“Estou felizão. Ele (Jojó) é meu amigão, sempre fui fã dele, agora tive oportunidade de viajar com ele pra Nicarágua disputar o Mundial Master da ISA lá e o cara é 100%”, elogiou Cardoso Junior. “Ainda bem que passamos juntos, vamos pra próxima, amanhã (domingo) tem mais. Estou na briga pela vaga para mais um Mundial Master e essa onda aqui eu conheço bem. Estou bem concentrado e espero conseguir um bom resultado aqui”.

Cardoso Junior está na segunda semifinal da Grand Master, mas a disputa pelas duas primeiras vagas na grande final promete ser eletrizante, envolvendo quatro fortes candidatos ao título do Circuito Club Social Surf. A bateria terá o atual campeão brasileiro desta categoria, Roni Ronaldo, de Santa Catarina, o carioca Sergio Noronha e dois bicampeões brasileiros profissionais da ABRASP, o paraibano Fábio Gouveia e o baiano Jojó de Olivença.

“Minha intenção de vir pra cá foi pra defender o título mesmo, que é uma responsabilidade grande com tantas feras aqui, então vou lutar até o último”, disse Roni Ronaldo. “É a história do surfe brasileiro sendo resgatada neste campeonato e é um prazer imenso conseguir começar com uma boa apresentação na minha categoria, que é a Grand Master. A gente olha o mar aqui de fora e parece que ta ruim, mas tem altas valas lá dentro e as ondas foram melhorando durante o dia, então foi show”.

FABINHO E JOJÓ – O paraibano Fábio Gouveia e o baiano Jojó de Olivença, que já representaram o Brasil por muitos anos na elite mundial do WCT e estão entre as grandes estrelas do Circuito Club Social Surf, também gostaram de poderem reencontrar os amigos do passado em uma competição, mas com clima mais descontraído do que antigamente. Apesar de nordestinos, há muitos anos Jojó reside no Guarujá (SP) e Fabinho em Florianópolis (SC), vindo de longe para prestigiar o evento em Ceará.

“Eu gosto daqui, o Nordeste é nossa cara, nossa casa e é sempre bom rever os colegas, o pessoal que torce pela gente há um tempão, também é muito bom poder surfar de novo no Titazinho (pico de ondas que revelou muitos talentos do surfe cearense, como Fábio Silva, Tita Tavares, entre tantos outros)”, falou Jojó de Olivença, após a classificação para o domingo. “Foi um sufoco, não conseguia ficar em pé na prancha. Ainda bem que os outros competidores não se distanciaram muito, eu precisava de pouco e consegui uma onda no finalzinho pra virar”.

“Acho que rever toda a galera que competiu junto durante muito tempo é o grande atrativo deste evento”, destacou Fábio Gouveia. “Além de rever o pessoal da nossa geração, rever também a geração que está iniciando no Master, sem falar na galera da Kahuna, da Grand Kahuna, caras como o Odalto Castro (CE), poxa, isso é demais. Hoje reencontrei um amigo que eu competi na época do Performance Surf Club em Natal (RN), quando eu tava começando lá pelos anos 80, o Dedé Cabral, então esses momentos prazerosos é que fazem a graça do campeonato. Acho até que devia ter bem mais etapas, com premiação legal, estrutura legal pra acolher bem a galera, espero que tenha eventos lá no Sul também, enfim, pra gente levar a família, lembrar aquelas comédias de antigamente, é muito legal…”.

GRAND KAHUNA – O potiguar Dedé Cabral se classificou para as semifinais da Grand Kahuna, dos surfistas que já passaram dos 50 anos de idade, junto com o atual campeão brasileiro da categoria, o catarinense Mickey Hoffmann. No ano passado, ele venceu as três etapas da CBS e vai disputar a primeira semifinal na Praia do Futuro com outro potiguar, Marco Leléu, com os cearenses João Carlos e Francisco Fernandes completando a bateria. Na outra, Dedé Cabral enfrenta o também potiguar Edu Elias, o cearense Raimundo Pena e o pernambucano Julio Marques.

“Graças a Deus consegui achar as ondas e deu tudo certo para começar com vitória o campeonato”, falou Mickey Hoffmann. “Eu nunca tinha competido aqui, não conhecia a Praia do Futuro e gostei. É bem diferente das nossas ondas lá do Sul, mas deu boas ondas na bateria para cada um poder mostrar o que sabe, então é só achar elas”.

MUNDIAL MASTER – O resultado em Fortaleza também é importante para definir a equipe que vai representar o Brasil no Mundial Master da ISA, que está programado para acontecer no Equador, entre os dias 6 e 14 de abril na Playa Montañita. Restam poucas vagas para completar o limite de participantes na Praia do Futuro, que é de 32 competidores nas categorias Master e Grand Master, 24 na Kahuna e de no máximo 16 na Grand Kahuna.

SHOW DE TECO E SURFE NOTURNO – Como aconteceu no Circuito Club Social Surf da semana passada em Pernambuco, o sábado também se prolongou até a noite em Fortaleza, com a reedição do campeonato de surfe noturno em pranchas equipadas com luzes de LED, trazidas da Espanha especialmente para o evento. Entre os participantes, grandes estrelas do esporte como Fábio Gouveia, Teco Padaratz, Jojó de Olivença e Fabio Silva. Depois, um show de Teco Padaratz com sua banda 5.11 agitou a barraca Guarderia na noite de Lua cheia na Praia do Futuro.

Esta segunda etapa do Circuito Club Social Surf nos dias 26 e 27 de janeiro na Praia do Futuro, conta com apoio da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da Secretaria de Esportes do Governo do Estado do Ceará, além da Rotator, Blocos Teccel, Guarderia Brasil e ASUP-CE. O evento válido como primeira etapa do Circuito Master 2013 da Confederação Brasileira de Surf (CBS), é organizado pela Associação Nordestina de Surf (ANS) e Federação Cearense de Surf e será transmitido ao vivo pelo www.surfbyte.com.br

Por: João Carvalho