Oito brasileiros classificados para a segunda fase do ASP Prime em M-River

As ondas voltaram a bombar em Surfers Point e prometem um mar clássico para o fim de semana em Margaret River, na Austrália. A quinta-feira amanheceu com séries de 3-4 pés, que foram subindo ao longo do dia até atingir 6-8 pés durante as baterias que faltavam para fechar a primeira fase do ASP Prime no Drug Aware Margaret River Pro. A primeira delas terminou em dobradinha verde-amarela de Jadson André e Caio Ibelli sobre dois australianos, com mais cinco brasileiros avançando para se juntar a Adriano de Souza na segunda fase. Já no WCT Feminino, foram realizadas duas fases que já definiram as quartas de final, com as favoritas se classificando para decidir o segundo desafio da temporada 2013 na Austrália.

As melhores do mundo no ano passado tropeçaram na primeira disputa por vagas para as quartas de final, mas aproveitaram a segunda chance na repescagem. A defensora do título mundial, Stephanie Gilmore, foi batida pela havaiana Coco Ho e depois fez o maior placar do dia entre as meninas, 18 pontos de 20 possíveis, para vingar a derrota sofrida na primeira fase para a também australiana Felicity Palmateer. Gilmore agora vai abrir as quartas de final com a norte-americana Courtney Conlogue, que venceu o Drug Aware Margaret River Pro nos dois últimos anos, quando a etapa era válida pelo ASP 6-Star e não pelo WCT como agora.

A segunda batalha pelas vagas nas semifinais será entre as havaianas Carissa Moore e Coco Ho. Na terceira quarta de final, a australiana vice-campeã mundial, Sally Fitzgibbons, enfrenta a havaiana Alana Blanchard, algoz da brasileira Silvana Lima na primeira repescagem do campeonato. E na última bateria, a australiana Tyler Wright, que venceu a primeira etapa do ano na Gold Coast, defende a liderança do ASP Womens Tour 2013 contra a neozelandesa Paige Hareb.

AndreMarg13Robertson60165

ASP PRIME – Após o encerramento das duas rodadas de quatro baterias do WCT Feminino, foi finalmente reiniciada a primeira fase do ASP Prime, que vinha sendo adiada desde o domingo em Margaret River. E a quinta-feira começou bem para o Brasil, com uma dobradinha verde-amarela entre o potiguar Jadson André e o paulista Caio Ibelli contra dois australianos. Um deles era Taj Burrow, sempre forte candidato ao título em Surfers Point, que se envolveu em uma “dupla interferência” ao se chocar com Lincoln Taylor na disputa por uma onda e ambos foram eliminados com a penalidade anotada pelos juízes.

Os brasileiros também participaram dos dois confrontos seguintes e se classificaram. O paulista Filipe Toledo passou em segundo lugar na disputa vencida pelo português Tiago Pires. E o catarinense Alejo Muniz conseguiu a segunda vaga na sua bateria de virada nas últimas ondas surfadas por ele e pelo paulista Wiggolly Dantas. O ubatubense tinha passado à sua frente com uma nota 7,67, mas Alejo respondeu com 7,40 para garantir a classificação junto com o francês Marc Lacomare, que liderou todo o confronto.

Outra participação dupla do Brasil também acabou só com um avançando para a rodada dos 48 melhores do Drug Aware Pro. Só que desta vez com vitória do paranaense Peterson Crisanto, com o alemão Nic Von Rupp surpreendendo os dois favoritos para passar a bateria, o norte-americano Brett Simpson e o cearense Heitor Alves. Esta foi a segunda e última vitória verde-amarela do dia, pois o catarinense Jean da Silva avançou atrás do neozelandês Jay Quinn e o carioca Raoni Monteiro também ficou em segundo lugar contra o irlandês Glenn Hall.

InterferenceMarg13Robertson60168-w

A interferência dupla de Taj Burrow e Lincoln Taylor na dobradinha brasileira. (Steve Robertson / ASP)

ROUND OF 48 – Na segunda fase do ASP Prime Drug Aware Margaret River Pro, dois brasileiros competirão juntos em mais três baterias. Na sétima, Alejo Muniz e Jadson André vão enfrentar o português Tiago Pires e o norte-americano Luke Davis. Na oitava, Filipe Toledo e Caio Ibelli enfrentam o australiano Bede Durbidge e o francês Marc Lacomare. E na décima, a última chance de dobradinha verde-amarela será com Jean da Silva e Peterson Crisanto, contra o australiano Mitchel Coleborn e o havaiano Olamana Eleogram.

Os outros dois brasileiros competem sozinhos contra três adversários de outros países. O primeiro a disputar classificação para a fase do 24 melhores do campeonato é o paulista Adriano de Souza, que entra na terceira bateria com o sul-africano Jordy Smith, o australiano Adam Melling e o americano Nathan Yeomans. E na 11.a e penúltima da segunda fase, o carioca Raoni Monteiro terá o australiano Tom Whitaker e dois espanhóis pela frente, Aritz Aranburu do País Basco e Gony Zubizarreta.

Por: João Carvalho