Connor Baxter e Ariela Pinto são os campeões do SUP Race no Ubatuba Pro Grand Slam

Havaiano e paulista venceram as provas de longa distância no domingo para serem os remadores mais completos da etapa brasileira do Mundial de Stand Up Paddle.

Connor-Baxter-Remador

O havaiano Connor Baxter o melhor no Stand Up Paddle da atualidade, levou tudo no Ubatuba Pro Grand Slam.

 

O havaiano Connor Baxter mostrou porque é considerado um dos melhores remadores de Stand Up Paddle da atualidade, vencendo tudo no Ubatuba Pro Grand Slam. No sábado, foi o mais rápido no Sprint Race de 1 quilômetro na Praia do Centro de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. No domingo, repetiu a vitória na bateria final da prova de 12 Km do Long Distance Racing, para ser o grande campeão do SUP Race na etapa brasileira do Stand Up World Tour 2013. No feminino, a campeã “Overall” foi a paulista Ariela Pinto com o título na corrida de longa distância. Nesta semana, a atração é o SUP Wave nas ondas da Praia de Itamambuca, a partir de quarta-feira até domingo em Ubatuba.

“Estou muito feliz. É minha primeira vez no Brasil e a experiência está sendo incrível”, vibrou Connor Baxter, que superou o atual campeão mundial do SUP Race, Kai Lenny, como já havia feito na grande final do Sprint Race no sábado e também na primeira etapa do Circuito Mundial de Stand Up Paddle, em fevereiro no Chile . “Agora vou focar na prova de Wave que acontece nesta próxima semana aqui em Ubatuba”, prometeu o havaiano que está invicto nas corridas de SUP esse ano.

O havaiano imprimiu no domingo o mesmo ritmo forte de remada que o levou a vencer suas baterias de Sprint Race. Na grande final, Connor Baxter abriu boa vantagem no início da prova e ficou na frente durante todos os 12 Km do percurso do Long Distance Race na Praia do Centro. O campeão mundial Kai Lenny terminou em segundo mais uma vez.

“Eu adoro o Brasil e só de estar aqui, competindo, já é muito legal”, disse Kai Lenny, vice-campeão no sábado e no domingo em Ubatuba. “Claro que eu queria vencer, mas estou amarradão de qualquer forma. Meu foco agora fica 100% no SUP Wave, pois lidero o ranking nessa modalidade e quero fazer um bom resultado aqui para continuar na frente”.

O dinamarquês Casper Steinfath foi o terceiro a ultrapassar a linha de chegada, seguido pelo havaiano Mo Freitas em quarto lugar e os brasileiros Luis “Animal” Guida em quinto e Vinicius Martins em sexto no maior desafio das provas de distância do Stand Up Paddle. O bicampeão brasileiro de SUP Race, Luis Guida, o “Animal”, foi o melhor brasileiro no domingo e ficou em nono no ranking dos resultados do sábado e do domingo.

“Gostei da minha colocação hoje (domingo)”, aprovou Luis Carlos Guida. “Ontem, infelizmente, eu caí da prancha quando fazia a boia e acabei não conseguindo passar para as semifinais. Mas, hoje as coisas deram certo e cheguei no pelotão da frente, junto com os melhores do mundo. Cada prova é um novo aprendizado e hoje aprendi muito”.

Na categoria profissional feminina, a bicampeã brasileira de SUP Race, Babi Brazil, que venceu a final de Sprint no sábado, não se sentiu bem durante a prova do domingo, reduziu o ritmo e chegou na quarta colocação. Com isso, a baiana perdeu o título de campeã “Overall” para Ariela Pinto, com a vitória da paulista na prova de longa distância. No Sprint Race ela foi vice e, na soma dos dois resultados, ficou com o título máximo do Ubatuba Pro Grand Slam.

“Quero agradecer ao meu marido, meus amigos, o pessoal da Matero Team que treina comigo e acima de tudo a Deus”, disse Ariela Pinto. “Estou sem palavras. Achei o evento demais e estou muito feliz com meu resultado”.

A baiana Babi Brazil defendia o título da etapa de Ubatuba e desta vez ficou em segundo lugar. “Eu vim pra cá com um pouco de gripe e acabei forçando muito na prova de Sprint ontem (sábado)”, contou a bicampeã brasileira, Babi Brazil. “Hoje, durante a prova de longa distância, senti minha imunidade baixar muito e passei muito mal. Não quis abandonar a prova, mas fui obrigada a não forçar muito a remada. Mesmo assim, estou feliz pelas meninas e por ter participado desse evento, que foi muito legal”.

PROVAS AMADORAS – Antes das corridas dos profissionais, os amadores entraram no mar às 11 horas, com todas as categorias largando juntas para percorrer os 6 quilômetros do percurso na Praia do Centro de Ubatuba. Novamente houve grande participação do público, formado em boa parte por familiares e amigos dos competidores. O trajeto das duas provas foi igual, percorrendo quase toda a baia de Itaguá. Os amadores deram uma volta e os profissionais duas para completar 12 Km.

O Ubatuba Pro Grand Slam é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Fluir Stand Up, SUPCLUB, Waterman League, Confederação Brasileira de Stand Up Paddle (CBSUP), Associação Ubatuba de Surf (AUS), Cia Radical, com patrocínio de Board House, Gzero Tech e WG; co-patrocínio de New Advance, Art in Surf, Latitude 23; e apoio de Keahana, Raglan, Team Brazil, Silver Surf, Sup Flex, Surfers Paradise.

RESULTADO OVERALL DO SUP RACE:

1º. Connor Baxter (HAV)
2º. Kai Lenny (HAV)
3º. Mo Freitas (HAV)
4º. Zane Schweitzer (HAV)
5º. Kody Kerbox (HAV)
5º. Casper Steinfath (DIN)
7º. Vinnicius Martins (BRA-RJ)
8º. Mario Cavaco Neto (BRA-SP)
9º. Leonard Nika (ITA)
9º. Luis Carlos Guida (BRA-SP)

RESULTADO OVERALL DO SUP RACE FEMININO:
1ª. Ariela Cesar Pinto (BRA-SP)
2ª. Barbara “Babi” Brazil (BRA-BA)
3ª. Lena Guimarães (BRA-RJ)
4ª. Luciana Kern Malles (BRA)
4ª. Monica Pasco (BRA)

RESULTADO DO LONG DISTANCE RACING NO DOMINGO:
1º. Connor Baxter (HAV)
2º. Kai Lenny (HAV)
3º. Casper Steinfath (DIN)
4º. Mo Freitas (HAV)
5º. Luis Carlos ‘Animal’ Guida (BRA)
6º. Vinicius Martins (BRA)
7º. Kody Kerbox (HAV)
7º. Zane Schweitzer (HAV)
9º. Mario Cavaco Neto (BRA)
10º. Leonard Nika (BRA)

RESULTADO DO LONG DISTANCE RACING FEMININO:
1ª. Ariela Pinto (BRA)
2ª. Lena Guimarães (BRA)
3ª. Monica Pasco (BRA)
4ª. Barbara “Babi” Brazil (BRA)

Por: João Carvalho