Eco Surf – Surfista brasileiro Jairo Lumertz criou uma prancha de surf a partir de garrafas PET

 Jairo Lumertz criou uma prancha de surf a partir de garrafas PET1

Em uma viagem ao Havaí, em 2007, o surfista brasileiro Jairo Lumertz criou uma prancha de surf a partir de garrafas PET. Mais tarde, quando voltou ao Brasil, se reuniu com alguns amigos e decidiu colocar o projeto em prática e ensinar crianças e adolescentes a transformar garrafas PET em prancha de surf. O objetivo, além de divulgar o esporte, é fazer com que as crianças desenvolvam desde cedo uma consciência ambiental.

Atualmente, as pranchas tradicionais são feitas de resina de poliuretano e poliéster insaturado, ou de poliestireno com resina epóxi. Tobias Schultz, um dos membros do projeto, investigou o impacto ambiental de ambas as pranchas e descobriu que elas geram poluição e resíduos de matéria-prima. Por isso, as pranchas alternativas são boas opções.

Jairo Lumertz criou uma prancha de surf a partir de garrafas PET2

Para fazer uma prancha, são necessárias aproximadamente 60 garrafas PET. E utiliza-se gelo seco para garantir a flutuação e cola de expansão e tubos de PVC para prender as garrafas umas às outras.

A prancha ecológica é uma maneira de tornar o esporte acessível a pessoas de baixa renda, especialmente os mais jovens. Porém, ela não deve ser usada por quem gosta de pegar grandes ondas, pois as garrafas podem se soltar e por o surfista em perigo, além de gerar lixo no mar.

surfista brasileiro Jairo Lumertz criou uma prancha de surf a partir de garrafas PET3