A etapa brasileira do ASP Womens Tour começou na sexta-feira e termina na manhã deste sábado

Carissa Moore (HAV).

Carissa Moore (HAV). Foto: Kirstin Scholtz / ASP

 

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) – Depois da apresentação dos melhores surfistas do mundo no Billabong Rio Pro, na sexta-feira foi a vez do Colgate Plax Girls Rio Pro começar no Rio de Janeiro. E as meninas deram um show nas ondas do Postinho da Barra da Tijuca, pegando tubos, fazendo manobras modernas e até arriscando os aéreos como a norte-americana Courtney Conlogue. Ela e as outras líderes do ranking confirmaram o favoritismo e vão disputar o título da etapa brasileira do ASP Womens Tour nesse sábado. A primeira chamada para as quartas de final foi marcada para às 7 horas novamente no palco principal instalado na Barra da Tijuca.

Na primeira bateria do dia, a campeã no Rio de Janeiro no ano passado, Sally Fitzgibbons, da Austrália, enfrenta a norte-americana Lakey Peterson. Na segunda quarta de final, a atual líder do ranking mundial, Carissa Moore, do Havaí, terá a australiana Laura Enever como adversária. Na terceira, enfrentam-se a vice-líder Tyler Wright e a havaiana Malia Manuel. E a última vaga nas semifinais será disputada pela americana Courtney Conlogue e a sul-africana Bianca Buitendag.

A havaiana Carissa Moore já venceu a etapa brasileira em 2011, quando ela voltou a ser disputada no Rio de Janeiro. No mesmo ano faturou o título mundial e é forte candidata a repetir os dois feitos este ano. Ela estreou no Colgate Plax Girls Rio Pro derrotando a também havaiana Alessa Quizon e a única brasileira, Silvana Lima, que depois foi eliminada pela francesa Pauline Ado sem vencer nenhuma bateria na Barra da Tijuca. Já a vaga nas quartas de final, Carissa conquistou com a vitória sobre a australiana Laura Enever e a neozelandesa Paige Hareb na terceira fase da competição.

Tyler Wright (AUS).

Tyler Wright (AUS). Foto: Kirstin Scholtz / ASP

 

“Estou amarradona em ter surfado bem e por já estar nas quartas de final”, disse Carissa Moore. “É sempre difícil surfar nessas condições complicadas de beach break (praia com fundo de areia). Aí é preciso um pouco de sorte e estou feliz por conseguir surfar bem e ter fugido das repescagens”. A havaiana prefere não pensar em título mundial ainda, apesar de restarem apenas mais duas etapas depois do Brasil para fechar a temporada 2013 do ASP Womens Tour.

“Dentro d´água não penso nisso não, mas já pensei um pouquinho sim”, confessou Moore. “Só que logo a gente já esquece e percebe que tem muita coisa pela frente ainda, que a disputa também está muito acirrada, então não é bom se empolgar muito. Eu quero continuar curtindo o campeonato, porque o Rio (de Janeiro) é um lugar lindo e eu gosto bastante daqui. O pessoal parece ter bastante atenção com a gente aqui, então eu curto muito vir pra cá e quero aproveitar cada momento”.

INVICTAS NO RIO – Apenas três surfistas passaram invictas pela sexta-feira, a própria Carissa Moore e as americanas Courtney Conlogue e Lakey Peterson. As outras tiveram que encarar as repescagens nas difíceis condições do mar, com séries demoradas de 2-3 pés de altura, mas com as ondas apresentando boa formação e proporcionando belos momentos das melhores surfistas do mundo.

Courtney-Conlogue

Courtney Conlogue (EUA). Foto: Kirstin Scholtz / ASP

 

A australiana Tyler Wright e a havaiana Malia Manuel fizeram as melhores apresentações do Colgate Plax Girls Rio Pro. Elas registraram os recordes da etapa brasileira do WCT no mesmo confronto em que estrearam juntas no Rio de Janeiro. Wright surfou um tubo incrível que valeu nota 9,27 e totalizou 17,04 pontos, contra 16,77 da havaiana, que com esta marca poderia ter vencido as outras dezenove baterias realizadas na sexta-feira. Malia depois passou pela repescagem e as duas voltaram a se enfrentar na terceira fase, quando devolveu a derrota mandando a australiana para a segunda e última repescagem do campeonato.

“Engraçado que eu entrei no mar procurando surfar às direitas, só que a minha melhor nota foi numa esquerda longa“, contou Malia Manuel. “Eu e a Tyler (Wright) fizemos uma bateria muito boa e apertada na primeira fase e ela venceu, então agora foi a minha vez de ganhar e dar o troco. As ondas aqui mudam muito, com a maré, com o vento, então fica difícil saber onde se posicionar no mar. Muitas vezes costumo seguir meus instintos pra saber onde ficar e parece que vem funcionando”.

Outro destaque do primeiro dia do Colgate Plax Girls Rio Pro foi a norte-americana Courtney Conlogue, uma das atletas patrocinadas pela Billabong. Até aéreo ela acertou para vencer sua primeira bateria no campeonato, contra a australiana Laura Enever e a francesa Alize Arnaud. Depois, quase foi mandada para a repescagem, mas no último minuto conseguiu achar uma boa onda para tirar nota 7,33 e sair do último para o primeiro lugar na bateria que valia classificação direta para as quartas de final.

“Foi uma verdadeira batalha na água contra as meninas e contra as ondas também”, disse Courtney Conlogue. “As condições estão bem difíceis, com bastante vento a onda balança muito, mas tive muita sorte de achar aquela esquerda faltando menos de 30 segundos pra acabar a bateria e conseguir a nota que eu precisava. Foi definitivamente um grande desafio e estou muito feliz em ter avançado. Fiz as quartas de final aqui ano passado também e desta vez vou tentar um resultado melhor ainda”, prometeu a americana que vem de vitória na etapa antes do Brasil, disputada na Nova Zelândia.

Courtney é uma das quatro surfistas que brigam pela liderança do ranking no Colgate Plax Girls Rio Pro, que inaugura a reta final da temporada 2013. As outras são a havaiana Carissa Moore que tenta se manter na frente, a vice-líder Tyler Wright e a defensora do título da etapa brasileira do ASP Womens Tour, a também australiana Sally Fitzgibbons. Depois do Rio de Janeiro, só tem mais duas provas no mês de julho para definir a campeã mundial, nos dias 10 a 14 na França e a grande final nos dias 22 a 28 nos Estados Unidos.

QUARTAS DE FINAL DO COLGATE PLAX GIRLS RIO PRO:

1.a: Sally Fitzgibbons (AUS) x Lakey Peterson (EUA)
2.a: Carissa Moore (HAV) x Laura Enever (AUS)
3.a: Tyler Wright (AUS) x Malia Manuel (HAV)
4.a: Courtney Conlogue (EUA) x Bianca Buitendag (AFR)

QUARTA FASE – REPESCAGEM – Vitória=Quartas de Final / Derrota=9.o lugar – US$ 5.500 e 4.000 pontos:
1.a: Sally Fitzgibbons (AUS) 14.27 x 7.73 Paige Hareb (NZL)
2.a: Laura Enever (AUS) 15.10 x 12.10 Alessa Quizon (HAV)
3.a: Tyler Wright (AUS) 17.00 x 14.60 Coco Ho (HAV)
4.a: Bianca Buitendag (AFR) 13.54 x 10.77 Pauline Ado (FRA)

TERCEIRA FASE – 1.a=Quartas de Final / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a: 1-Lakey Peterson (EUA)=16.14, 2-Sally Fitzgibbons (AUS)=14.77, 3-Alessa Quizon (HAV)=13.03
2.a: 1-Carissa Moore (HAV)=16.20, 2-Laura Enever (AUS)=10.33, 3-Paige Hareb (NZL)=9.34
3.a: 1-Malia Manuel (HAV)=15.90, 2-Tyler Wright (AUS)=11.30, 3-Bianca Buitendag (AFR)=5.20
4.a: 1-Courtney Conlogue (EUA)=13.50, 2-Pauline Ado (FRA)=13.20, 3-Coco Ho (HAV)=11.73

SEGUNDA FASE – REPESCAGEM – Vitória=Terceira Fase / Derrota=13.o lugar – US$ 5.000 e 1.750 pontos:
1.a: Malia Manuel (HAV) 13.60 x 12.47 Rebecca Woods (AUS)
2.a: Laura Enever (AUS) 15.77 x 15.13 Sage Erickson (EUA)
3.a: Alessa Quizon (HAV) 13.60 x 12.83 Alana Blanchard (HAV)
4.a: Bianca Buitendag (AFR) 14.84 x 9.57 Philippa Anderson (AUS)
5.a: Paige Hareb (NZL) 11.37 x 10.23 Alize Arnaud (FRA)
6.a: Pauline Ado (FRA) 14.77 x 11.43 Silvana Lima (BRA)

PRIMEIRA FASE – 1.a=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a: 1-Lakey Peterson (EUA)=14.04, 2-Bianca Buitendag (AFR)=9.33, 3-Rebecca Woods (AUS)=8.37
2.a: 1-Sally Fitzgibbons (AUS)=13.27, 2-Sage Erickson (EUA)=12.83, 3-Paige Hareb (NZL)=12.20
3.a: 1-Carissa Moore (HAV)=12.74, 2-Alessa Quizon (HAV)=11.63, 3-Silvana Lima (BRA)=6.70
4.a: 1-Tyler Wright (AUS)=17.04, 2-Malia Manuel (HAV)=16.77, 3-Phillipa Anderson (AUS)=7.77
5.a: 1-Courtney Conlogue (EUA)=11.77, 2-Laura Enever (AUS)=9.20, 3-Alize Arnaud (FRA)=7.93
6.a: 1-Coco Ho (HAV)=16.30, 2-Pauline Ado (FRA)=13.07, 3-Alana Blanchard (HAV)=11.24