Colgate Plax Girls Rio Pro pode começar na sexta-feira

Meninas ainda aguardam para estrear na etapa brasileira do ASP Womens Tour que tem prazo até terça-feira para ser encerrada no Rio de Janeiro

Silvana Lima nas direitas de Bells Beach (Foto: Steve Robertson / ASP)

Silvana Lima nas direitas de Bells Beach (Foto: Steve Robertson / ASP)

 

O segundo dia do Colgate Plax Girls Rio Pro, válido pela quinta etapa do Circuito Mundial Feminino da ASP, foi novamente de espera para as atletas da elite. O mar amanheceu com ondas tubulares de 4-6 pés no Postinho da Barra da Tijuca, mas a comissão técnica da etapa brasileira do WCT optou por iniciar a primeira fase do Billabong Rio Pro no Rio de Janeiro.

A ansiedade das competidoras para o início da competição é grande, afinal a etapa feminina no Rio de Janeiro vai somente até o dia 14 e para as garotas esta já é a reta final da temporada. Depois do Brasil, tem apenas mais dois eventos para decidir o título mundial do ASP Womens Tour 2013.

A número 1 do ranking, a havaiana Carissa Moore, e a australiana Tyler Wright, segunda colocada, são as principais apostas para faturar o caneco de campeã mundial esse ano. Elas já se enfrentaram em duas finais na Austrália, ambas vencidas por Carissa. Mas nada está decidido ainda, o que mantém a disputa acirrada entre as meninas, que apresentam alto nível técnico e prometem show de surfe nas ondas da Barra da Tijuca.

A única representante brasileira na elite, a cearense Silvana Lima, não esconde a vontade de entrar logo na água. Mas ela aproveita o descanso para conversar com a imprensa, rever os amigos e torcer pelos brasileiros no Billabong Rio Pro.

“O dia hoje está lindo, com sol e boas ondas, mas também tem muita correnteza e fica mais complicado para se posicionar e escolher a onda certa. Se está difícil para os homens, imagina para as mulheres”, avalia Silvana Lima.

Após machucar o joelho e ficar fora do circuito no ano passado, Silvana volta confiante e disposta a brigar pelo título da perna brasileira. “Minha expectativa para este evento é conseguir um bom resultado e chegar pelo menos até as quartas de final. Eu estou muito bem agora, me sinto 100% recuperada. No Rio estou em casa, com o apoio da torcida em uma onda que eu conheço bem, pois já morei sete anos aqui. Estou muito segura, quero fazer um bom evento e vou dar o melhor de mim para isso”, completa.

Assim como para o masculino, o Colgate Plax Girls Rio Pro tem a primeira chamada marcada às 6 horas da manhã na sexta-feira para avaliar as condições do mar. A previsão é que as ondas diminuam de tamanho e pressão, mas continuem consistentes e com boa formação, tendo boas chances de iniciar a competição feminina.

PRIMEIRA FASE DO COLGATE PLAX GIRLS RIO PRO – 1.a=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a bateria: Lakey Peterson (EUA), Bianca Buitendag (AFR), Rebecca Woods (AUS)
2.a: Sally Fitzgibbons (AUS), Paige Hareb (NZL), Sage Erickson (EUA)
3.a: Carissa Moore (HAV), Silvana Lima (BRA) e a convidada do evento
4.a: Tyler Wright (AUS), Malia Manuel (HAV), Phillipa Anderson (AUS)
5.a: Courtney Conlogue (EUA), Laura Enever (AUS), Alize Arnaud (FRA)
6.a: Coco Ho (HAV), Alana Blanchard (HAV), Pauline Ado (FRA)

Por: João Carvalho