Gabriel Medina comandou o espetáculo nas ondas do Maracanã surf no Quiksilver Saquarema Prime na Praia de Itaúna

Gabriel Medina comandou o espetáculo nas ondas do Maracanã e Raoni Monteiro, Jadson André e Simão Romão também avançaram para as quartas de final que vão abrir o domingo decisivo, às 9 horas em Saquarema.

Gabriel Medina (SP).  Foto:Daniel Smorigo/ASP

Gabriel Medina (SP)

 

Praia de Itaúna, Saquarema (RJ) – Quatro brasileiros, dois australianos e dois europeus vão decidir o título do Coca-Cola apresenta Quiksilver Saquarema Prime na manhã do domingo na Cidade do Surf da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. No sábado, o cenário ficou perfeito no Maracanã do surfe brasileiro, com Sol, mar clássico e um grande público lotando as areias para assistir o show dos surfistas nas ondas fantásticas de 4-6 pés da Praia de Itaúna. Com a combinação dos resultados, os brasileiros vão ter que se enfrentar nas quartas de final que abrem o último dia, a partir das 9h00, com a grande final prevista para começar as 12h30 em Saquarema. O campeão fatura 40 mil dólares e 6.500 pontos no ASP World Ranking, que indica dez surfistas para a elite dos top-34 do WCT.

“Aqui é a minha casa e quem manda aqui sou eu”, sentenciou o carioca Raoni Monteiro, após despachar o defensor do título desta etapa, Matt Wilkinson, na disputa pela primeira vaga no domingo decisivo. Esta foi uma das melhores baterias da edição 2013 do Quiksilver Saquarema Prime. O brasileiro conseguiu responder à altura cada ataque do australiano, que começou com força total recebendo a maior nota de todo o campeonato, 9,87. Raoni deu o troco com 9,63 e manteve-se na frente até Wilkinson tirar um 7,33 em outra boa onda. Demorou um pouco, mas Raoni fechou a bateria com nota 7,83 para vencer por 17,46 a 17,20 pontos e vingar a derrota sofrida para o mesmo Matt Wilkinson nas quartas de final do ano passado.

Raoni Monteiro (RJ). Foto:Daniel Smorigo/ASP

Raoni Monteiro (RJ)

 

“Ontem (sexta-feira) eu dei uma empenada na coluna, mas deu tudo certo e estou feliz pela classificação”, disse Raoni Monteiro, que se superou para poder competir no sábado. “Me machuquei brincando com a minha filha. Peguei ela no colo e quando fui botar no chão dei um mal jeito na coluna. Eu já vinha sentindo um pouco a lombar, não tava muito legal, aí fiquei sem andar por algumas horas na parte da tarde e a noite também. Estou aqui à base de remédios. Fiz massagem, passei pomada, botei uns plásticos nas costas pra aliviar a dor e com a força de Deus consegui vencer essa bateria. Espero estar bem para passar as próximas até a final amanhã (domingo)”.

QUARTAS DE FINAL – O surfista que há muitos anos mora em Saquarema vai enfrentar o potiguar Jadson André no primeiro duelo das quartas de final no domingo. E na terceira bateria, outro carioca, Simão Romão, pega o fenômeno de Maresias, Gabriel Medina, que comandou o espetáculo nas esquerdas perfeitas do sábado em Saquarema. Nos outros confrontos, os australianos Dion Atkinson e Mitchel Coleborn brigarão pela segunda vaga nas semifinais e a última será disputada por dois europeus, o francês Marc Lacomare e o espanhol do País Basco, Aritz Aranburu.

Com exceção de Simão Romão, todos os outros candidatos ao título do Quiksilver Saquarema Prime estão na zona de classificação para o ASP World Tour do ano que vem. O potiguar Jadson André e o australiano Mitchel Coleborn já haviam entrado no G-10 do ASP World Ranking na sexta-feira e no sábado quem conseguiu isso foi o francês Marc Lacomare, com a vitória sobre o seu compatriota Jeremy Flores no penúltimo duelo do sábado.

“Foi muito difícil. E o pior de tudo foi enfrentar meu amigo Jeremy (Flores)”, falou Marc Lacomare. “Nos últimos 15 minutos da bateria, as séries demoraram a vir. Fui ficando bastante estressado com a falta de ondas, mas felizmente acabou dando tudo certo. Agora vou descansar para tentar fazer o meu melhor amanhã (domingo)”.

MEDINA SHOW – O sábado foi outro dia mágico com altas ondas na Praia de Itaúna, comprovando mais uma vez a sua fama de ser o Maracanã do surfe brasileiro. O sábado amanheceu com Sol e ondas perfeitas de 4-6 pés abrindo longas paredes para manobras e proporcionando lindos tubos. Medina novamente foi o destaque do dia, fez duas grandes apresentações, surfou tubos incríveis e usou suas manobras modernas e progressivas sempre executadas com muita pressão e velocidade para derrotar seus adversários.

Contra o irlandês Glenn Hall nas baterias da repescagem que abriram o sábado, ele somou notas 9,67 e 9,13 para totalizar 18,80 pontos, o maior placar do dia. Depois deu outro show contra o havaiano Kiron Jabour para o delírio da torcida que já lotava a praia, surfando grandes tubos e novamente manobrando forte nos pontos mais críticos das ondas para atingir 18,47 pontos com notas 9,77 e 8,70. É dele os três maiores placares do campeonato, com estes dois do sábado só não superando os 19,03 de 20 possíveis que ele conseguiu nas grandes ondas da quarta-feira na Praia de Itaúna.

“Altas ondas, minha prancha também está muito boa e com um mar assim perfeito eu só me preocupo mesmo em pegar boas ondas para fazer o que eu sei, que é surfar”, falou Gabriel Medina, depois de atender toda a torcida no caminho da praia até a arena do evento. “Eu tive duas baterias muito boas hoje (sábado), o dia foi maravilhoso e espero que amanhã continue assim, com tamanho bom das ondas pra gente poder surfar bem de novo”.

Medina também comentou sobre o novo confronto contra o carioca Simão Romão, único surfista que conseguiu derrotá-lo na Praia de Itaúna esse ano. O feito aconteceu na única rodada não eliminatória do Quiksilver Saquarema Prime, mas o paulista aproveitou a segunda chance de classificação para as oitavas de final na repescagem e os dois voltam a se enfrentar na manhã deste domingo pelas quartas de final. “Então agora é minha chance de dar o troco. Ele ganhou de mim ontem (sexta-feira), mas na verdade só me preocupo mesmo em pegar as minhas ondas e fazer um bom resultado aqui, que é meu grande objetivo”.

VOLTA AO WCT – Quem também saiu feliz da Praia de Itaúna no sábado foi o potiguar Jadson André. Ele saiu da divisão de elite do ASP World Tour no ano passado e tenta retornar ao grupo dos 34 melhores surfistas do mundo esse ano. A classificação para as quartas de final do Quiksilver Saquarema Prime já é o seu melhor resultado na temporada. Ele chegou em Saquarema em quadragésimo lugar no ranking unificado da ASP e agora já aparece em 28.o lugar na classificação geral, que no momento está garantindo no WCT até o 31.o colocado.

O resultado do duelo verde-amarelo contra o pernambucano Bernardo Pigmeu demorou para ser anunciado, pois houve uma queda de energia nos minutos finais da bateria. Os dois ficaram cerca de 15 minutos aguardando a divulgação das notas das últimas ondas deles que decidiram a bateria. A do Jadson André foi melhor, pois ele surfou um bom tubo e ainda mandou dois floaters na mesma onda para ganhar nota 7,77 e confirmar a vitória por 13,44 a 10,54 pontos.

“Era uma bateria superimportante pra mim e acho que foi a mais tensa de toda a minha vida”, disse Jadson André, após a agonizante espera pelo resultado. “Eu já estava nervoso antes da bateria, porque via que o mar estava mudando muito. Vieram poucas ondas e as que peguei acabei errando. No final eu já não sabia mais de nada, porque faltou energia na computação. Só sabia que tinha surfado bem minha última onda, mas graças a Deus eu venci e estou com muita vontade de ganhar outra etapa. Quem sabe não consigo isso aqui para dar um grande passo na minha luta para voltar a elite”.

PROGRAMAÇÃO PARA O DOMINGO EM SAQUAREMA:

09h00 / 11h00 – Quartas de Final – 4 baterias de 30 minutos
11h00 / 12h00 – Semifinais – 2 baterias de 30 minutos
12h00 / 12h30 – Intervalo
12h30 / 13h05 – Grande Final – 35 minutos
13h15 – Cerimônia de Premiação no Pódio

QUARTAS DE FINAL DO QUIKSILVER SAQUAREMA PRIME:
1.a: Raoni Monteiro (BRA) x Jadson André (BRA)
2.a: Dion Atkinson (AUS) x Mitchel Coleborn (AUS)
3.a: Gabriel Medina (BRA) x Simão Romão (BRA)
4.a: Aritz Aranburu (ESP) x Marc Lacomare (FRA)

OITAVAS DE FINAL – 9.o lugar – US$ 4.300 e 2.400 pontos:
1.a: Raoni Monteiro (BRA) 17.46 x 17.20 Matt Wilkinson (AUS)
2.a: Jadson André (BRA) 13.44 x 10.54 Bernardo Pigmeu (BRA)
3.a: Dion Atkinson (AUS) 16.37 x 13.77 Brett Simpson (EUA)
4.a: Mitchel Coleborn (AUS) 17.13 x 7.17 Tanner Gudauskas (EUA)
5.a: Simão Romão (BRA) 8.47 x 8.43 Sebastian Zietz (HAV)
6.a: Gabriel Medina (BRA) 18.47 x 12.57 Kiron Jabour (HAV)
7.a: Marc Lacomare (FRA) 12.47 x 12.17 Jeremy Flores (FRA)
8.a: Aritz Aranburu (ESP) 15.17 x 9.50 Dale Staples (AFR)

QUARTA FASE – REPESCAGEM – Vitória=Oitavas de Final / Derrota=17.o lugar – US$ 2.700 e 1.300 pts:
Baterias que abrem o sábado:
5.a: Sebastian Zietz (HAV) 12.94 x 10.27 Gabriel Villaran (PER)
6.a: Gabriel Medina (BRA) 18.80 x 10.43 Glenn Hall (IRL)
7.a: Marc Lacomare (FRA) 17.13 x 12.33 Joan Duru (FRA)
8.a: Dale Staples (AFR) 14.67 x 12.00 Damien Hobgood (EUA)
Baterias que fecharam a sexta-feira:
1.a: Raoni Monteiro (BRA) 12.93 x 10.96 Perth Standlick (AUS)
2.a: Bernardo Pigmeu (BRA) 13.70 x 10.37 Stu Kennedy (AUS)
3.a: Dion Atkinson (AUS) 15.54 x 13.93 Kolohe Andino (EUA)
4.a: Tanner Gudauskas (EUA) 12.33 x 11.26 Heath Joske (AUS)

Por: João Carvalho