Ubatuba Pro recomeça nesta quinta-feira com SUP Wave

O santista Leco Salazar é o atual campeão mundial de SUP nas ondas e será uma das atrações da etapa brasileira do Stand Up Paddle World Tour na Praia de Itamambuca

mo_freitas_fot_to

Mo Freitas (HAV)

Começa nesta quinta-feira a disputa do título de SUP Wave no Ubatuba Pro Grand Slam. O palco da competição da modalidade em que os atletas surfam as ondas com remos será na Praia de Itamambuca, Cerca de setenta competidores de vários países está em Ubatuba para participar da segunda etapa do Circuito Mundial de Stand Up Paddle, que vai até domingo na “Cidade do Surf” do litoral norte de São Paulo. A expectativa é grande, principalmente para o santista Leco Salazar, que no ano passado conquistou o título mundial de SUP Wave.

leco_trofeu

Troféu Leco Salazar

 

Nesta quarta-feira, o filho do lendário surfista Picuruta Salazar, foi homenageado durante a reunião realizada com os atletas em Ubatuba. Seu nome será gravado no troféu perpétuo dos campeões mundiais, que até agora só tinha o nome do havaiano Kai Lenny, que conquistou os dois primeiros títulos da história do Stand Up Paddle World Tour em 2010 e 2011.

“Estou muito honrado pela homenagem”, disse Leco Salazar. “Principalmente porque agora o nome do Brasil ficará registrado entre os campeões do mundo do SUP”.

O troféu é uma genuína Alaia havaiana, criada pelo renomado shaper Pohaku Stone a partir da madeira de “Ulu”, árvore típica do Havaí conhecida no Brasil como fruta-pão. Após o Ubatuba Pro Grand Slam, a prancha retornará à ilha de Oahu, no Havaí, para permanecer em exposição nas dependências do Turtle Bay Resort. Desta vez, com o nome do brasileiro Leco Salazar entre os campeões mundiais de Stand Up Paddle.

O santista é um dos candidatos ao título do Ubatuba Pro Grand Slam, mas terá muito trabalho para isso, pois os melhores surfistas de SUP do mundo também participam da etapa brasileira, como os havaianos Kai Lenny, Mo Freitas e Connor Baxter, que no último fim de semana foi o campeão da modalidade SUP Race na Praia do Centro de Ubatuba. Entre os 72 inscritos no SUP Wave, têm competidores dos Estados Unidos, Havaí, Austrália, França, Dinamarca, Ilhas Canárias, Cabo Verde, Peru, além de muitos brasileiros de vários estados do país.

Connor Baxter

Connor Baxter

 

As baterias estão marcadas para começar às 9 horas da quinta-feira na Praia de Itamambuca. No entanto, as grandes estrelas só se apresentam mais tarde, depois da triagem que vai abrir oficialmente o Ubatuba Pro Grand Slam no litoral norte paulista.

CIRCUITO MUNDIAL – A primeira etapa do Stand Up Paddle World Series 2013 foi realizada em fevereiro no Lago Grey, no Parque Nacional Torres Del Paine na Patagônia chilena. Além do Brasil, que sedia o segundo desafio da temporada em Ubatuba, o Circuito Mundial tem provas agendadas na França, Alemanha, Espanha, China, duas nos Estados Unidos e duas no Havaí, que fecha a temporada em outubro em Turtle Bay, na ilha de Oahu.

O Ubatuba Pro Grand Slam é uma realização da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Fluir Stand Up, SUPCLUB, Waterman League, Confederação Brasileira de Stand Up Paddle (CBSUP), Associação Ubatuba de Surf (AUS), Cia Radical, com patrocínio de Board House, Gzero Tech e WG; co-patrocínio de New Advance, Art in Surf, Latitude 23; e apoio de Keahana, Raglan, Team Brazil, Silver Surf, Sup Flex, Surfers Paradise.

Por: João Carvalho