Ítalo Ferreira sai na frente no Maresia Paulista de Surf Profissional 2013

São Paulo (SP) – Ítalo Ferreira foi o grande vencedor da etapa de abertura do Maresia Paulista de Surf Profissional 2013, que terminou na tarde deste domingo, na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). Na bateria final, o surfista do Rio Grande do Norte ficou à frente o ubatubense Odirlei Coutinho (2º), do carioca Simão Romão (3º) e do guarujaense Magno Pacheco (4º), faturou R$ 8 mil de prêmio e saiu na frente na classificação geral do circuito que apontará o melhor surfista de São Paulo na temporada. Ele também somou 1.500 pontos no ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (Abrasp).

iitalo_ferreira

Ítalo Ferreira. Foto:Munir El Hage

 

“Fiquei muito feliz, ainda mais porque consegui a virada sobre o Odirlei na última onda”, declarou o vencedor, um dos grandes protagonistas da competição que, neste domingo, ocorreu com ondas entre 1,5 metro a dois metros de altura e excelente formação. “O campeonato foi alucinante, com um mar clássico. Isso e o fato de competir e vencer alguns dos melhores surfistas do País, me deixam ainda mais satisfeito e mais focado na briga pelo título do circuito e também do Brasileiro”, ressaltou Ítalo Ferreira.

Realmente, o potiguar surfou com muita velocidade, variação de manobras, principalmente aéreas, em todas as fases que disputou. Nas oitavas-de-final, somou 18 pontos em 20 possíveis, com direito a uma nota 9.40. Nas quartas, foi mais longe, com 18.36 e uma nota 9.63. Na semifinal, ganhou com propriedade, com somatória de 15.33, e, no confronto decisivo, marcou 16.33, diante de 15.16 de Odirlei Coutinho, e 10.77 alcançado por Simão Romão e também por Magno Pacheco – o carioca foi terceiro lugar no critério de desempate.

Se ítalo Ferreira saiu na frente na busca pelo título do Maresia Paulista de Surf Profissional 2013, Odirlei Coutinho festejou o fato de ser o primeiro paulista melhor colocado no ranking com a segunda posição nas ondas de Itamambuca, já que é o primeiro na luta pelo título estadual de São Paulo. O campeão paulista de 2003 está à frente de Magno Pacheco, que é seguido de Marco Aurélio, de Ubatuba, juntamente com Flávio Nakagima, da Praia Grande. “Sem dúvida, foi um resultado importante na busca pelo bi”, disse Odirlei.

Overboard Expression Session – O baiano Flanklin Serpa, com um aéreo reverse rodando, venceu a Overboard Expression Session, competição paralela que o premiou o autor na manobra mais extrema com R$ 1 mil.

A primeira etapa do Maresia Paulista de Surf Profissional 2013 contou com a participação de 96 surfistas, de 11 estados. Foram representados, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná. “Foi um sucesso. Altas ondas, sol neste domingo, galera bonita na areia e um show de surfe no mar”, afirmou Silvio da Silva, presidente da Federação Paulista de Surf (FPS), organizadora do evento.

 

Classificação da etapa
1º Ítalo Ferreira (RN)
2º Odirlei Coutinho (SP)
º Simão Romão (RJ)
4º Magno Pecheco (SP)
5º Flávio Nakagima (SP) e Marco Aurélio (SP)
7º Matheus Navarro (SC) e Saulo Júnior (SP)
9º Rudá Carvalho (BA), Léo Neves (RJ), Bruno Galini (BA) e Gilmar Silva (SP)

Ranking do Circuito – após a 1ª etapa

1º Ítalo Ferreira (RN), 1.000 pontos
2º Odirlei Coutinho (SP), 860
3º Simão Romão (RJ), 730
4º Magno Pacheco (SP), 670
5º Flávio Nakagima (SP) e Marco Aurélio (SP), 610
7º Matheus Navarro (SC) e Saulo Júnior (SP), 555
9º Rudá Carvalho (BA), Léo Neves (RJ), Bruno Galini (BA) e Gilmar Silva (SP), 500

Por: Roberto Pierantoni