Valentino Belga e Daniel Templar se destacam na nova geração da ASN

Valentino Belga na 1ª Etapa do Circuito ASN Cyclone / Todaro Nova Geração de Surf 2013foto: Matheus Couto

Valentino Belga na 1ª Etapa do Circuito ASN Cyclone / Todaro Nova Geração de Surf 2013foto: Matheus Couto

 

As previsões se confirmaram e a Primeira Etapa do Circuito ASN Cyclone / Todaro Nova Geração de Surf 2013 foi disputada em boas ondas de meio metro no Canal da Lagoa de Itaipu. E evento foi destinado para surfistas de até 16 anos, aconteceu no dia 22 e atraiu atletas de diversas cidades do estado, como Saquarema, Búzios, Arraial do Cabo e Rio de Janeiro.

O trabalho de base feito pela Associação de Surfe de Niterói vem rendendo frutos. A cada ano a garotada demonstra estar mais amadurecida nas competições, e em todas as cinco categorias as disputas foram muito equilibradas. Subiram no pódio nove surfistas da cidade de Niterói contra onze visitantes, o que mostra também que a qualidade do julgamento garantiu a imparcialidade nas decisões das baterias.

Diego Templar

Diego Templar. Foto: Beg Rosember

 

Uma estrutura simples mas bem organizada foi montada para receber os atletas, seus familiares e treinadores, além de todos competidores puderem repor suas energias com o suco de Açaí Amazoo oferecido gratuitamente.

A primeira decisão que entrou na água foi a Pré-Petit. Diego Templar de Saquarema desbancou três niteroienses e venceu a categoria para surfistas de até 8 anos. Kyle Azeredo recebe todo apoio de seu pai dentro da água nos treinos e nas competições, e conseguiu a segunda colocação. Caio Carpanedo foi o terceiro e Isadora Maia, filha do ex-surfista profissional Marcelo Maia, competiu entre os meninos e ficou em quarto.

Kauai Pinheiro saiu de Arraial do Cabo para vencer a Petit. Diego Templar, que venceu a Pré-Petit foi o vice desta vez. Kyle Azeredo chegou a mais uma final e ficou em terceiro, e Vinicius Aurélio, morador de Itaipu foi o quarto.

A final da Infantil foi formada por dois niteroienses contra dois atletas de Arraial do Cabo. Dobradinha dos locais, com Danilo de Souza vencendo e Valentino Belga em segundo. Bernard Ribeiro e Kauai Pinheiro terminaram em terceiro e quarto, respectivamente.

Valentino Belga de apenas 11 anos surpreendeu a todos e venceu a Iniciante. Daniel Templar lutou bastante e ficou em segundo. Danilo de Souza que tinha vencido a Infantil, ficou em terceiro, e Bernard Ribeiro completou a bateria em quarto.

A Mirim teve a maior quantidade de inscritos e batalhas muito equilibradas. Os dois principais surfistas niteroienses nesta categoria, Luca Nolasco e Matheus Rodrigues pararam na semi-final. Daniel Templar que só tem 12 anos encontrou a onda salvadora, executou uma boa batida, e garantiu a pontuação necessária para desbancar os atletas de até 16 anos. Theo Fresia veio de Búzios, fez boas apresentações durante todo campeonato e terminou em segundo. O carioca João Jacques liderou grande parte da bateria, mas sofreu a dupla virada e terminou em terceiro. Matheus Romeiro do Recreio dos Bandeirantes foi o quarto.

Além do circuito estadual da FESERJ, a ASN é a única associação municipal que oferece um circuito na categoria Pré-Petit, para surfistas de até 8 anos. Esse trabalho foi iniciado em 2007, tem rendido bons frutos, e atraído e beneficiado atletas de outras cidades do estado. A ASN encoraja todas as outras associações para seguirem esse exemplo e também organizarem circuitos para categorias cada vez mais novas. Isso prepararia desde cedo a nova geração para as competições.

A segunda etapa do Circuito ASN Cyclone / Todaro Nova Geração de Surf 2013 está agendada para acontecer no dia 24 ou 25 de agosto.

O Circuito ASN Cyclone / Todaro Nova Geração de Surf 2013 tem patrocínios da Cyclone, Todaro, Compão, Organics, Pro Lite, TSN, Pranchas Bou, Açaí Amazoo e Secretaria de Esportes da Prefeitura de Niterói.

Por: João José Macedo