Doo Australia Pro Junior é neste fim de semana no Peru

Uma nova geração de surfistas da América do Sul vai se apresentar na etapa que abre o ASP South America Pro Junior Series 2013 nas ondas de Lobitos, em Piura.

Carlo Mario Zapata (PER)

Carlo Mario Zapata (PER). Foto: Javier Larrea (Peru)

 

Começa na sexta-feira o Doo Australia Pro Junior nas ondas de Lobitos, em Piura, norte do Peru. Esta primeira etapa do ASP South America Pro Junior Series 2013 oferece uma premiação total de 20 mil dólares para os surfistas com até 21 anos de idade, sendo 10 mil dólares para o único evento com nível máximo 6 estrelas do calendário Pro Junior Feminino da ASP esse ano e a outra metade para a prova nível 2 estrelas masculina.

O Doo Australia Pro Junior vai apresentar mais uma nova geração de talentos da América do Sul. Dos 49 atletas já confirmados na categoria masculina, apenas 21 participaram das seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP no ano passado. Deste grupo, a maioria é do Brasil com quinze surfistas e a lista é completada por um venezuelano, dois argentinos e três peruanos, incluindo o cabeça de chave número 1 desta etapa, Carlo Mario Zapata.

Rosanny Alvarez (VEN)

Rosanny Alvarez (VEN). Foto: Javier Larrea (Peru)

Os outros dois peruanos são o número 5, Joaquin del Castillo, e o número 11, Sebastián Correa. Entre os brasileiros, os principais cabeças de chave são Cainã Barletta (número 2), Victor Bernardo (3) e Rafael Teixeira (4). A relação dos “veteranos” do Brasil prossegue com Luan Wood (6), Lucas Silveira (7), Rhamon Austin (8), Jhony Botelho (9), Kadu Medeiros (10), Pedro Neves (12), Yago Dora (17), Pedro David (29), Sidney Guimarães (31), Phillippe Chagas (36), Wesley Leite (38) e Davio Figueiredo (41), filho do surfista que se destacou nos primeiros anos do Circuito Brasileiro, Dadá Figueiredo.

Os dois argentinos que já viveram a experiência de competir em etapas do ASP South America Pro Junior Series são Facundo Ane (13) e Facundo Arreyes (40), enquanto o único venezuelano é Derek Gomes (22). Entre os estreantes, a maioria também é do Brasil com onze competidores, totalizando 26 inscritos. O Peru participa com doze surfistas, incluindo os três acima citados. A Argentina tem mais três, além de Facundo Ane e Facundo Arreyes. Completam a relação dos 49 já confirmados, três que vieram dos Estados Unidos para participar do Doo Australia Pro Junior, um chileno e um equatoriano.

Na categoria feminina, a premiação de 10 mil dólares será dividida por apenas doze competidoras e sete delas participaram do ASP South America Pro Junior Series em 2012. A atual campeã sul-americana Rosanny Alvarez, da Venezuela, é a cabeça de chave número 1, a 2 é a brasileira Carol Fernandes, a 3 é a peruana Vania Torres, a 4 é outra brasileira, Karol Ribeiro, com a argentina Josefina Ane fechando este grupo das top-5 no Doo Australia Pro Junior.

A lista das ranqueadas na ASP South America no ano passado é completada pela argentina Lucia Cosoleto (cabeça de chave número 7) e pela brasileira Marina Rezende (8). As outras inscritas vão estrear nas seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior da ASP. São elas, a havaiana Alisha Gonsalves (número 6), a brasileira Bruna Lopes (9), a peruana Melanie Giunta (10), a chilena Adela Recordon (11) e Chelsea Tuach (12), de Barbados.

TIME SUL-AMERICANO – Apenas duas surfistas serão selecionadas para representar a América do Sul na disputa pelo título mundial Pro Junior da ASP, enquanto o time masculino será composto por seis atletas. Apesar da participação de competidores de países de outros continentes, a briga pelas vagas na equipe sul-americana é restrita para os surfistas da América do Sul. A ASP South America ainda tenta confirmar outra etapa no Brasil, mas caso não seja reeditada a já tradicional decisão do ASP South America Pro Junior Series no Surf Eco Festival da Bahia, os campeões sul-americanos serão definidos no Doo Australia Pro Junior deste fim de semana em Lobitos, no Peru.

RELAÇÃO DOS INSCRITOS NA CATEGORIA MASCULINA:

01: Carlo Mario Zapata (PER)
02: Cainã Barletta (BRA)
03: Victor Bernardo (BRA)
04: Rafael Teixeira (BRA)
05: Joaquin Del Castillo (PER)
06: Luan Wood (BRA)
07: Lucas Silveira (BRA)
08: Rhamon Austin (BRA)
09: Jhony Botelho (BRA)
10: Kadu Medeiros (BRA)
11: Sebastián Correa (PER)
12: Pedro Neves (BRA)
13: Facundo Ane (ARG)
14: Daniel Araujo (BRA)
15: Gianni Porcari (PER)
16: Juninho Urcia (PER)
17: Yago Dora (BRA)
18: Alonso Ruiz (PER)
19: Julian Serres Honores (ARG)
20: Yuri Fresia (BRA)
21: Tobias Ortells Privitera (ARG)
22: Derek Gomes (VEN)
23: Cristobal de Col (PER)
24: Miguel Tudela (PER)
25: Tomas Tudela (PER)
26: Alonso Correa (PER)
27: Lucca Mesinas Novaro (PER)
28: Trey Wood (EUA)
29: Pedro David (BRA)
30: Danilo Cerda (CHL)
31: Sidney Guimarães (BRA)
32: Leonardo Guimarães (BRA)
33: Tomas Alvarez (BRA)
34: Martin Jeri (PER)
35: Igor Oliveira (BRA)
36: Phillippe Chagas (BRA)
37: Tales Araujo (BRA)
38: Wesley Leite (BRA)
39: Raul Reis (BRA)
40: Facundo Arreyes (ARG)
41: Davio Figueiredo (BRA)
42: Felipe Suarez (ARG)
43: Kim Tanaka Marcondes (BRA)
44: James Newman (EUA)
45: João Santiago (BRA)
46: Pedro Nogueira (BRA)
47: Renan Antunes (BRA)
48: Preston Dexter (EUA)
49: Aurelio Prieto (EQU)

RELAÇÃO DAS INSCRITAS NA CATEGORIA FEMININA:
01: Rosanny Alvarez (VEN)
02: Carol Fernandes (BRA)
03: Vania Torres (PER)
04: Karol Ribeiro (BRA)
05: Josefina Ane (ARG)
06: Alisha Gonsalves (HAV)
07: Lucia Cosoleto (ARG)
08: Marina Rezende (BRA)
09: Bruna Lopes (BRA)
10: Melanie Giunta (PER)
11: Adela Recordon (CHL)
12: Chelsea Tuach (BRB)

Por: João Carvalho