Luan Wood e Melanie Giunta são campeões sul-americanos Pro Junior

Brasileiro e peruana venceram o Doo Australia Pro Junior nas ondas perfeitas de Lobitos no Peru para faturarem os títulos do ASP South America Pro Junior Series 2013.

O catarinense Luan Wood largou na frente na briga pelo título sul-americano Pro Junior ao vencer a Copa Doo Australia, finalizada no último domingo, nas esquerdas de Lobitos, Peru.

Luan Wood (BRA). Foto:Juan Carlos Salinas

Ver o vídeo da nota 10 de Luan Wood

O brasileiro Luan Wood e a peruana Melanie Giunta são os campeões sul-americanos da categoria Pro Junior em 2013. Eles conquistaram os títulos com as vitórias no Doo Australia Pro Junior patrocinado pela Petro Perú, que foi encerrado no domingo, 21 de julho, nas ótimas ondas de Lobitos, em Piura, no norte do Peru. Nas baterias finais, Luan Wood derrotou o peruano Juninho Urcia e Melanie Giunta ganhou a decisão 100% peruana contra Miluska Tello.

melaniegiunta

Melanie Giunta. Foto:Clyde Villalobos

O resultado desta única etapa do ASP South America Pro Junior Series este ano, também serviu como seletiva para formar o time sul-americano para a disputa do título mundial da ASP na categoria para surfistas com até 21 anos de idade. As duas finalistas peruanas do feminino serão as representantes da América do Sul, enquanto no masculino foram classificados quatro surfistas, o campeão Luan Wood, o vice Juninho Urcia do Peru e mais os dois brasileiros que perderam nas semifinais, Igor Moraes e Tales Araujo.

No entanto, o time masculino é composto por seis atletas indicados pelos sete escritórios regionais da ASP no mundo e a ASP South America reserva duas vagas para os dois surfistas do continente com até 21 anos de idade mais bem colocados no ASP World Ranking. Caso eles não queiram competir no Mundial Pro Junior da ASP, serão substituídos pelos próximos do ranking do ASP South America Pro Junior Series 2013, conforme o resultado do Doo Australia Pro Junior no Peru.

Para faturar o título nas ondas espetaculares de Lobitos, o catarinense Luan Wood arrancou a segunda nota 10 do campeonato na bateria final contra o peruano Juninho Urcia e ainda surfou de forma incrível uma outra esquerda perfeita para fazer o maior placar dos três dias da competição iniciada na sexta-feira, 19,60 pontos de 20 possíveis. O recordista absoluto era o peruano Miguel Tudela, que no primeiro dia atingiu 19,00 pontos com a até então única nota 10 do evento até a grande final do Doo Australia Pro Junior em Piura.

Os brasileiros foram bem no masculino, com Igor Moraes e Tales Araujo dividindo o terceiro lugar e também se classificando para o Mundial Pro Junior da ASP, além de Victor Bernardo, Lucas Silveira e Rafael Teixeira, que pararam nas quartas de final e terminaram empatados em quinto lugar com o peruano Ricardo Cruzado. Já na categoria feminina, as peruanas comandaram o show nas ondas perfeitas de Lobitos.

A vice-campeã Miluska Tello vinha sendo o destaque da competição e no sábado registrou os dois maiores placares do Doo Australia Pro Junior entre as meninas, 18,15 e 17,00 pontos. Mas, na grande final foi Melanie Giunta quem surfou as melhores ondas para se sagrar a campeã mundial Pro Junior da ASP South America em 2013.

“Estou muito emocionada com esta vitória”, disse Melanie Giunta. “Eu treinei muito forte para este campeonato e ganhar em Lobitos, uma praia mágica, me enche de emoção. A Miluska (Tello) é uma grande amiga e uma grande competidora. Estou muito feliz por esta conquista e quero agradecer minha família que sempre me apoiou em todos os momentos, meus amigos e os meus patrocinadores que confiaram em mim”.

Outra peruana, Vania Torres, foi a única menina que recebeu nota 10 nas ondas de Lobitos, mas foi barrada nas quartas de final por Chelsea Tuach, de Barbados, que não figura no ranking sul-americano por não ser do continente. Ela perdeu para Miluska Tello a briga pela última vaga na grande final e terminou em terceiro lugar, empatada com outra peruana, Leilani Aguirre. A campeã sul-americana do ano passado, Rosanny Alvarez, da Venezuela, foi a última vítima de Aguirre e dividiu a quinta posição com Vania Torres e as brasileiras mais bem colocadas no Peru, Wendy Guimarães e Carol Fernandes.

O Doo Australia Pro Junior Lobitos-Piura Perú 2013 foi realizado com patrocínio da PETROPERU e apresentado pela Powerade, Sony Handycam, Alcatel One Touch, contando ainda com apoio da Sodimac, Maltin Power, Frugos, Movistar, Lentes Dragon, Nature Valley, Okinawa Perú, Oltursa, Tablas Sunset, Restaurante Caplina, Aquarius, Hotel Lobitos, Vans, Mapfre e Revista Local Magazine. O evento organizado pela Entertainment Producciones foi homologado pela ASP South America e também teve apoio da Municipalidad de Lobitos, Congresista de La República Karla Schaefer, PromPerú, FENTA e IPD.

RANKING SUL-AMERICANO PRO JUNIOR 2013 DA ASP SOUTH AMERICA:

Campeão: Luan Wood (BRA) – 500 pontos
Vice-campeão: Juninho Urcia (PER) – 375
3.o lugar: Igor Moraes (BRA) – 281
3.o lugar: Tales Araujo (BRA) – 281
5.o: Victor Bernardo (BRA) – 211
5.o: Lucas Silveira (BRA) – 211
5.o: Rafael Teixeira (BRA) – 211
5.o: Ricardo Cruzado (PER) – 211
9.o: Yago Dora (BRA) – 158
9.o: Joaquin del Castillo (PER) – 158
9.o: Lucca Mesinas Novaro (PER) – 158
9.o: Gianni Porcari (PER) – 158
13.o: Wesley Leite (BRA) – 138
13.o: Miguel Tudela (PER) – 138
13.o: Deivid Silva (BRA) – 138
13.o: Sebastian Correa (PER) – 138
– mais 45 surfistas competiram no Peru e para acessar o ranking completo clique no link: http://www.aspsouthamerica.com/ranking/junior-masculino/

RANKING FEMININO PRO JUNIOR DA ASP SOUTH AMERICA:
Campeã: Melanie Giunta (PER) – 3.500 pontos
Vice-campeã: Miluska Tello (PER) – 2.640
3.o lugar: Leilani Aguirre (PER) – 2.080
4.o: Rosanny Alvarez (VNZ) – 1.650
4.o: Wendy Guimarães (BRA) – 1.650
4.o: Carol Fernandes (BRA) – 1.650
4.o: Vania Torres (PER) – 1.650
8.o: Carol Ribeiro (BRA) – 920
8.o: Mara Quispe (PER) – 920
8.o: Marina Rezende (BRA) – 920
8.o: Lucia Cosoletto (ARG) – 920
12: Bruna Lopes (BRA) – 650
12: Josefina Ane (ARG) – 650
12: Adela Recordon (CHL) – 650
12: Paula Atucha (PER) – 650
16: Bellu Quispe (PER) – 625
16: Maria Fernanda Reyes (PER) – 625
16: Noelia Arata (PER) – 625
16: Karen Periche (PER) – 625

Por: João Carvalho