Mahalo Pernambuco Winter Festival com esportes para todos os gostos em Ipojuca

Etapa do Brasileiro de Surfe Profissional e Slackline na Praia do Cupe, Kite Surf e Bodyboard em Maracaípe e Skate, Volei de Praia e Futevolei em Porto de Galinhas, são as atrações no último fim de semana do maior festival de esportes do Norte/Nordeste.

brunogalini

Bruno Galini (BA). Foto: Fabriciano Jr./ANS

 

Para quem gosta de esportes, o destino no último fim de semana do mês de julho é a cidade de Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco. Serão oito modalidades para todos os gostos sendo disputadas simultaneamente em três praias diferentes a partir desta sexta-feira no Mahalo Pernambuco Winter Festival. Na Praia do Cupe, vai ter Slackline e a principal atração, a etapa do Circuito Brasileiro de Surfe Profissional com maior premiação do ano, 60 mil Reais, que são decisivas para definir o campeão da temporada. Também até domingo acontecem campeonatos de Kite Surf e Bodyboard nas ondas de Maracaípe e Skate, Volei de Praia e Futevolei em Porto de Galinhas, além da Corrida de Jangadas no sábado.

Slackline é uma das atrações

Slackline é uma das atrações do Pernambuco Winter Festival

A segunda edição do Mahalo Pernambuco Winter Festival, que é realizado pela Associação Nordestina de Surf (ANS) com total apoio da Secretaria de Turismo do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Ipojuca, foi iniciada na sexta-feira passada com as etapas dos circuitos brasileiros de Longboard e Stand Up Wave. Foram disputadas seis categorias do Longboard e a masculina e feminina da modalidade praticada com remos nos pranchões. Cerca de sessenta competidores de vários estados do país já competiram na Praia do Cupe.

Os vencedores das principais categorias do Longboard foram o saquaremense Rodrigo Sphaier e a pernambucana Atalanta Batista, que faturaram os títulos profissionais do Mahalo Pernambuco Winter Festival. Os outros que conquistaram os primeiros troféus de campeão em Ipojuca esse ano foram o baiano Rogerio Vasconcelos na categoria Amador Open, o pernambucano Caio Santos na Junior, o baiano Pedro Tetê na Master, o catarinense Paulo Sefton na Super Master e no Stand Up Wave os canecos foram para São Paulo, com Carlos Bahia e Nicole Pacelli.

DO PRANCHÃO PRA PRANCHINHA – Depois dos pranchões, agora são as pranchinhas que vão invadir a Praia do Cupe e grandes estrelas do surfe brasileiro estão confirmadas para disputar os 3.000 pontos na etapa do Brasil Tour do Mahalo Pernambuco Winter Festival. Alguns já estão treinando em Ipojuca desde o início da semana, como os baianos Rudá Carvalho e Bruno Galini. O paranaense Jihad Khodr já venceu um evento nas mesmas ondas do Cupe esse ano, a que abriu o Circuito Nordestino valendo 1.500 pontos para o ranking da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP). Ele lidera a corrida pelo título brasileiro, mas é seguido de perto pelo baiano Franklin Serpa, que no ano passado foi finalista do Festival da Mahalo em Ipojuca.

O baiano ficou em terceiro lugar e o campeão foi o cearense Messias Felix, que ganhou o título por apenas 7 centésimos de vantagem sobre o potiguar Alan Jhones. O pernambucano Cesar Aguiar completou o pódio na quarta colocação. Messias foi para a Califórnia participar de uma etapa “Prime” do Circuito Mundial que acontece também nesta semana nos Estados Unidos. Mas, os outros três finalistas de 2012 já estão inscritos na segunda edição do Mahalo Pernambuco Winter Festival.

Esta será a terceira etapa do Brasil Tour com premiação de 60 mil Reais valendo 3.000 pontos e a sétima a ser computada no ranking que define o campeão brasileiro. No momento, Franklin Serpa é o segundo colocado, Alan Jhones o sétimo e Cesar Aguiar aparece em 26.o na classificação geral. Entre os principais adversários de Jihad Khodr na briga pela dianteira na corrida do título brasileiro, além de Franklin e Alan, estão o paulista Flavio Nakagima em terceiro lugar, o baiano Rudá Carvalho em quarto, mais um paulista, Robson Santos, em quinto e o pernambucano Halley Batista em sexto. Mas, vários têm chances matemáticas de assumir a ponta do ranking no Mahalo Pernambuco Winter Festival.

TRIAGEM PERNAMBUCANA – Eles só começam a competir na manhã da sexta-feira, mas a enorme arena instalada na Praia do Cupe já vai funcionar na quinta-feira. Uma triagem com dezesseis surfistas de Pernambuco será disputada para classificar os quatro melhores para o evento principal. Eles vão completar as baterias da primeira fase do campeonato, que abre a batalha pelas vagas para a rodada de estreia dos cabeças de chave, grupo dos mais bem ranqueados na ABRASP que inclui os concorrentes ao título brasileiro. O show de surfe está garantido no Mahalo Pernambuco Winter Festival, que promete disputas emocionantes e de alto nível técnico durante todo o fim de semana em Ipojuca.

ESPORTES PARA TODOS – Também na Praia do Cupe haverá competição de Slackline, uma das novidades nas dez modalidades esportivas deste ano em Ipojuca, além de um Lual no sábado à noite com show da banda Black Zion. Nas outras praias também terá muita competição para o público escolher qual modalidade assistir. Quem gosta de Kite Surf ou Bodyboard, o destino é a Praia de Maracaípe. E quem preferir Skate, Volei de Praia e Futevolei, ou até mesmo a divertida Corrida de Jangadas no sábado, estes esportes serão disputados no centrinho de Porto de Galinhas.

RANKING BRASILEIRO DE SURFE PROFISSIONAL 2013 – 6 etapas:
1.o: Jihad Khodr (PR) – 6.405 pontos
2.o: Franklin Serpa (BA) – 6.345
3.o: Flavio Nakagima (SP) – 5.250
4.o: Rudá Carvalho (BA) – 5.160
5.o: Robson Santos (SP) – 5.040
6.o: Halley Batista (PE) – 4.845
7.o: Alan Jhones (RN) – 4.680
8.o: Alandreson Martins (BA) – 4.635
9.o: Artur Silva (CE) – 4.590
10: Bruno Galini (BA) – 4.425
11: Saulo Junior (SP) – 4.403
12: David do Carmo (SP) – 4.230
13: Diego Rosa (SC) – 4.170
14: Cauê Wood (SC) – 3.668
15: Leonardo Neves (RJ) – 3.540
15: Nathan Brandi (SP) – 3.540
17: Ricardo Ferreira (SP) – 3.495
18: Hizunomê Bettero (SP) – 3.420
19: Odirlei Coutinho (SP) – 3.360
20: Samuel Igo (PB) – 3.270
21: Danilo Costa (RN) – 3.210
22: Renato Galvão (SP) – 3.120
23: Dunga Neto (CE) – 3.000
23: Bruno Santos (RJ) – 3.000
25: Raphael Seixas (PB) – 2.850
26: Cesar Aguiar (PE) – 2.670
27: Luciano Brulher (SP) – 2.550
28: Gustavo Sanches (RN) – 2.520
29: Leandro Bastos (RJ) – 2.460
30: Thiago Guimarães (SP) – 2.400
Mais 61 surfistas pagaram filiação na ABRASP e estão no ranking 2013

Por: João Carvalho