Gabriel Medina foi o destaque do segundo dia de Quiksilver Pro France 2013

Os cinco participantes do Brasil no Quiksilver Pro France vão disputar a terceira fase da etapa que abre a reta final da temporada 2013 do ASP World Tour. Os 100% de aproveitamento foram confirmados nas baterias que ficaram para fechar a repescagem na sexta-feira de ondas de 3 pés na praia Seignosse Le Penon, em Hossegor. O catarinense Alejo Muniz despachou o norte-americano C. J. Hobgood no primeiro duelo do dia e o paulista Gabriel Medina venceu o último com um verdadeiro show, recebendo a primeira nota 10 do campeonato contra o sul-africano Travis Logie. Os paulistas Adriano de Souza, Filipe Toledo e Miguel Pupo, já haviam se classificado na quinta-feira de ondas maiores na França.

Gabriel Medina foi o destaque do segundo dia de Quiksilver Pro France 2013. FotoSurf: Kelly Cestari / ASP

Gabriel Medina foi o destaque do segundo dia de Quiksilver Pro France 2013

 

“Estou feliz porque consegui achar duas ondas boas para ganhar bem a bateria”, disse Gabriel Medina, que já venceu o Quiksilver Pro France em 2011 e em 2009 ganhou o evento especial para Grommets com duas notas 10 na final brasileira contra Caio Ibelli. “O Travis (Logie) estava surfando muito bem, então eu decidi me concentrar nos aéreos porque é divertido fazer essa manobra nessas ondas pequenas. Estou amarradão pela classificação e agora vou assistir o King of the Grommets. Esses moleques estão surfando muito e eu ganhei esse evento alguns anos atrás, então é muito legal de ver”.

Como a altura das ondas diminuiu em relação à quinta-feira, de 3-5 pés para 2-3 pés, a comissão técnica do Quiksilver Pro decidiu realizar apenas as sete baterias restantes da repescagem e depois iniciar o King of the Grommets em Seignosse. A primeira chamada para a terceira fase foi marcada para as 7h30 do sábado na França, 2h30 da madrugada pelo fuso horário de Brasília, mas o mar deve continuar baixando e os organizadores podem até aguardar a entrada de um novo swell (ondulação) para dar sequência ao evento, que tem prazo até 7 de outubro para ser encerrado na França.

Alejo Muniz despachou o campeão mundial C. J. Hobgood no primeiro duelo do dia (Foto:Kirstin Scholtz / ASP)

Alejo Muniz despachou o campeão mundial C. J. Hobgood no primeiro duelo do dia. FotoSurf:Kirstin Scholtz / ASP

 

Assim como na sexta-feira, o catarinense Alejo Muniz vai participar do primeiro duelo do próximo dia, desta vez contra o australiano Taj Burrow que vem de vitória na etapa norte-americana do WCT em Trestles e é um dos quatro surfistas que brigam pela liderança do ranking no Quiksilver Pro France. Em Hossegor, Alejo Muniz despachou o campeão mundial C. J. Hobgood por uma pequena diferença no placar encerrado em 16,80 a 16,17 pontos.

Esta marca foi batida quatro vezes durante a manhã em Hossegor, primeiro por Kai Otton que totalizou 17,57 pontos para derrotar o também australiano Adam Melling, depois pelo havaiano Sebastian Zietz que atingiu 17,60 contra outro australiano, Bede Durbidge. Já no último confronto do dia, os dois competidores superaram a somatória de Alejo Muniz.

Gabriel Medina arrancou a primeira nota 10 do Quiksilver Pro France ao completar um aéreo incrível de backside e alcançou 18,37 pontos, contra 17,37 de Travis Logie. Medina vai fechar a participação verde-amarela na terceira fase, contra o australiano Adrian Buchan na 11.a e penúltima bateria. Este será o quarto confronto consecutivo com brasileiros disputando vaga para a rodada das duas chances de classificação para as quartas de final.

Apenas Alejo Muniz ficou na chave de cima, que vai apontar o primeiro finalista do Quiksilver Pro France. Depois dele abrir a terceira fase com Taj Burrow, tem Filipe Toledo contra o francês Jeremy Flores na oitava bateria, Adriano de Souza contra o norte-americano Brett Simpson na nona, Miguel Pupo contra o australiano Julian Wilson na décima e na 11.a Gabriel Medina enfrenta Adrian Buchan.

O Quiksilver Pro France está sendo transmitido ao vivo pela internet e o link pode ser acessado clicando-se no banner do evento na capa do www.aspsouthamerica.com lembrando o fuso horário da França que é de 5 horas a mais do que o de Brasília.

TERCEIRA FASE DO QUIKSILVER PRO FRANCE – 13.o lugar – US$ 8.500 e 1.750 pontos:
1.a: Taj Burrow (AUS) x Alejo Muniz (BRA)
2.a: Kai Otton (AUS) x Fredrick Patacchia (HAV)
3.a: Joel Parkinson (AUS) x Patrick Gudauskas (EUA)
4.a: Michel Bourez (TAH) x Kolohe Andino (EUA)
5.a: John John Florence (HAV) x Sebastian Zietz (HAV)
6.a: Mick Fanning (AUS) x Ramzi Boukhiam (MAR)
7.a: Kelly Slater (EUA) x Aritz Aranburu (ESP)
8.a: Jeremy Flores (FRA) x Filipe Toledo (BRA)
9.a: Adriano de Souza (BRA) x Brett Simpson (EUA)
10: Julian Wilson (AUS) x Miguel Pupo (BRA)
11: Adrian Buchan (AUS) x Gabriel Medina (BRA)
12: Jordy Smith (AFR) x Kieren Perrow (AUS)
SEGUNDA FASE – REPESCAGEM – Vitória=Terceira Fase / Derrota=25.o lugar – US$ 8.000 e 500 pontos:
Baterias realizadas na sexta-feira:
6.a: Alejo Muniz (BRA) 16.80 x 16.17 C. J. Hobgood (EUA)
7.a: Michel Bourez (TAH) 14.03 x 13.50 Damien Hobgood (EUA)
8.a: Brett Simpson (EUA) 15.77 x 13.33 Nat Young (EUA)
9.a: Kai Otton (AUS) 17.57 x 14.83 Adam Melling (AUS)
10: John John Florence (HAV) 14.77 x 12.93 Matt Wilkinson (AUS)
11: Sebastian Zietz (HAV) 17.60 x 15.43 Bede Durbidge (AUS)
12: Gabriel Medina (BRA) 18.17 x 17.37 Travis Logie (AFR)
Baterias que fecharam a quinta-feira:
1.a: Mick Fanning (AUS) 15.43 x 8.00 Leonardo Fioravanti (ITA)
2.a: Jordy Smith (AFR) 18.90 x 12.00 Dane Reynolds (EUA)
3.a: Joel Parkinson (AUS) 16.50 x 15.90 Marc Lacomare (FRA)
4.a: Aritz Aranburu (ESP) 15.50 x 14.47 Josh Kerr (AUS)
5.a: Adriano de Souza (BRA) 17.66 x 15.06 Yadin Nicol (AUS)
 
Por: João Carvalho