Praia de Tambaba sedia 6ª edição do Open de Surf Naturista

Paraibanos Klauber Lins, Wellington Ferreira e Arthur Vilar venceram nas categorias Expression, Local e Open e dominaram a disputa no Conde

A praia naturista de Tambaba, no litoral sul da Paraíba, sediou a sexta edição do Tambaba Open de Surf Naturista, nos dias 7 e 8 de setembro. A competição foi idealizada pelo Movimento NU (Naturistas Unidos) com a finalidade de difundir a filosofia naturista por meio do esporte que representa: conceitos de liberdade, harmonia e respeito pela natureza. O Open foi criado durante o 31º Congresso Internacional de Naturismo.

Unidos por uma ideologia, cerca de 40 surfistas caíram despidos nas águas do litoral sul da Paraíba

Neste final de semana, a irreverente Praia de Tambaba, Litoral Sul da Paraíba, sediou a 6ª edição do Open de Surf Naturista. Cleiton Lima/LeiaJáImagens

Confira as fotos

Embalado por valores naturistas, o surfe nacional tem um pretexto a mais para ser autenticado o esporte da libertação e respeito à natureza.O evento esportivo contou com a presença de 32 surfistas do norte a sul do país.

de acordo com o coordenador do evento, Carlos Santiago. “Foi mais uma vez um grande sucesso. Fico feliz pelo resultado. Já chegamos à sexta edição, visto que desde 2008 estamos com esse projeto que foi aceito no congresso internacional, realizado, aqui, em Tambaba. O mais importante é difundir o naturalismo através do esporte. Ressaltando os três pilares: liberdade, interação e respeito pela natureza”, afirmou Santiago em tom de otimismo para os próximos eventos.

Praia de Tambaba, Litoral Sul da Paraíba, sediou a 6ª edição do Open de Surf Naturista Cleiton Lima/LeiaJáImagens

Praia de Tambaba, Litoral Sul da Paraíba, sediou a 6ª edição do Open de Surf Naturista
Cleiton Lima/LeiaJáImagens

Na competição

Berg Santos, de 24 anos, era o campeão local, e este ano passou a coroa para Helinton Rato, criado nas praias de Carapibus, litoral Sul paraibano. O surfista representou a classe naturistas e explicou o sentimento de surfar sem roupas. “Liberdade. Nós viemos ao mundo nu, e é assim que nós nos sentimos bem”, explicou. “Não é para ter vergonha. Aliás, ninguém que está aqui sente vergonha. Nós tiramos o short e camisa e também tiramos a vergonha”, pontuou.

O evento anual disputado no mês de setembro foi dividido em duas categorias: local e aberto, para todas as idades. Confira os resultados finais.

 

Categoria local
1ª lugar: Helinton Rato
2ª lugar: Dan Maciel
3ª lugar Edson Filho
4ª lugar: Alan Henrique

Categoria Open (Aberto)
1ª lugar: Arthur Vilar
2ª lugar: Clauber Lins
3ª lugar: Reginaldo Filho
4ª lugar: Rodrigo Haroldo

Expression session
Clauber Lins, pela segunda vez, faturou a categoria mais prestigiada da competição. A expression session ou, simplesmente, a melhor manobra. O surfista de 32 anos, campeão da quarta edição disputou em todas as edições, entretanto assegura que o prestígio é o mesmo. “Disputo todas as vezes como se fosse a primeira. Na edição passada, a premiação não foi uma prancha, mas agora ganhei uma novinha”, brincou o surfista. “É muita emoção de está aqui participando. Isso sim é liberdade”, pontuou o campeão.

O 6º Tambaba Open de Surf Naturista tem a co-realização Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), que está divulgando o evento em todos os veículos de comunicação do país; Prefeitura de Conde, com o apoio da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), Sociedade Naturista de Tambaba (Sonata), Federação Paraibana de Surf (PBSurf), das Associações Paraibana de Árbitros de Surf (ASPA); Comercial, Industrial e de Serviços de Conde (ACIC); de Turismo Costa de Conde (ATCC), WM Pranchas, Máster Transfer, Plume Comunicação Visual, Tambaba Camping e Hospedagem, Pousada Tambaba Naturista, Pousada e Restaurante Arca de Bilú.