Aos 54 anos, havaiano Montgomery “Buttons” Kaluhiokalani perde luta contra o cancer de pulmão e falece exatamente três anos após Andy Irons

buttonskaluhiokalani5

.Montgomery Ernest Thomas Kaluhiokalani, mais conhecido como “Buttons”. Foto: Maassen

“Buttons” Kaluhiokalani: o surfista progressivo icônico dos anos 70

Faleceu meste Sábado, dia 2/nov, a lenda havaiana Montgomery “Buttons” Kaluhiokalani, com complicações advindas de um câncer pulmonar em estado avançado, aos 54 anos. Este dia ficara um pouco mais triste, uma vez que é também nesta data que se marca o aniversário da morte do tricampeão mundial Andy Irons.

Kaluhiokalani nasceu no North Shore, no Havaí, em 30 de março de 1958. Ele começou a surfar em Waikiki, quando ele tinha sete anos de idade. Depois de experimentar as primeiras ondas em uma prancha PAIPO, Buttons tentou os primeiros truques, como o seu famoso easy switch foot.

Seu famoso cabelo Africano virou sua marca no surf e o fotógrafo Jeff Divine capturou sua imagem icônica com sinal de paz no dedos. Aos 21 anos, ele ganhou Sunkist Malibu Pro e surfou o Pipe Masters e a Copa do Mundo da Sunset. Como um surfista amador, Montgomery Kaluhiokalani tem 100 vitórias em sua carreira.

Buttons foi o primeiro a realizar um 360 escultura em filme e em seu repertório lançava várias manobras de skate no surf.

Mais tarde, “Buttons” teve problemas com drogas. Felizmente, ele se recuperou e decidiu viver uma outra vida. Fundou a Escola de Surf Botões e ensinava as crianças como pegar ondas. Aos 51 anos, “Buttons” Kaluhiokalani foi rebocado em uma grande onda, em Teahupoo, Tahiti. O surfista progressivo deixa sete filhos e o seu pico de surf predileto erá  Backyards, no North Shore da Oahu.