Brasileiros são maioria nas oitavas do Quiksilver Saquarema Prime

Metade dos classificados na quinta-feira de boas ondas na Praia de Itaúna é do Brasil, com os líderes no ranking do ASP Qualifying Series, Adriano de Souza e Tomas Hermes, fazendo um dos dois duelos verde-amarelos nas oitavas de final.

Foto: Daniel Smorigo / ASP

Adriano de Souza. Foto: Daniel Smorigo / ASP

 

Sete brasileiros já passaram para as oitavas de final do Quiksilver Saquarema Prime na Cidade do Surf da Região dos Lagos do Rio de Janeiro. É exatamente a metade dos que se classificaram na quinta-feira de boas ondas de 3-4 pés na Praia de Itaúna. São tantos que dois já estão garantidos nas quartas de final, pois dois duelos serão 100% verde-amarelos, um nordestino entre o potiguar Jadson André e o cearense Heitor Alves, antes do confronto dos líderes do ASP Qualifying Series, Adriano de Souza e Tomas Hermes. Os outros brasileiros já classificados são os paulistas Filipe Toledo, Wiggolly Dantas e Alex Ribeiro.

 

Entre os sete surfistas dos outros países que já colocaram seus nomes entre os dezesseis melhores do Quiksilver Saquarema Prime 2014, destaque para os da Nova Zelândia, Ricardo Christie e o recordista de pontos da primeira e da segunda fase da competição, Billy Stairmand. Já da Austrália, que faturou o título nas três últimas edições do ASP Prime de Saquarema, só restou Perth Standlick. Completam a lista o norte-americano Chris Ward, o havaiano Keanu Asing, o espanhol Gony Zubizarreta e o português Nic Von Rupp.

Ainda faltam definir as duas últimas vagas para as oitavas de final nos duelos da repescagem que ficaram para abrir a sexta-feira, às 8h00 na Praia de Itaúna, entre o local de Saquarema, Raoni Monteiro, e o espanhol Aritz Aranburu e do paulista Hizunomê Bettero com Charles Martin, da ilha Guadalupe. No Quiksilver Saquarema Prime, os competidores que passam pelas duas primeiras fases ganham duas chances para alcançar as oitavas de final.

Na primeira rodada classificatória, única formada por confrontos formados por três surfistas, cinco brasileiros se garantiram. A primeira vaga foi conquistada por Alex Ribeiro, um dos três surfistas que entraram na lista dos dez indicados pelo ASP Qualifying Series para a elite dos top-34 do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour em Saquarema. Ele também lidera o ranking sul-americano da ASP South America e já aparece em sexto lugar no ranking mundial, depois de mandar o espanhol Gony Zubizarreta e o sul-africano Beyrick de Vries para a repescagem. Zubizarreta depois derrotou o norte-americano Patrick Gudauskas e voltará a enfrentar Alex Ribeiro na primeira oitava de final.

Heitor Alves. Foto: Daniel Smorigo / ASP

Heitor Alves. Foto: Daniel Smorigo / ASP

 

“Está parecido com 2012 pra mim aqui”, relembrou Alex Ribeiro. “Também nesta fase, um cara virou em cima de mim na última onda e agora consegui a vitória nos minutos finais também para passar direto para as oitavas de final. Agora é esperar o mar subir de novo e acho até que não vai haver competição amanhã (sexta-feira), porque as ondas estão baixando bastante, as séries demorando, mas quando a onda entra vem perfeitinha para fazer várias manobras. Minha meta é entrar no WCT e estou feliz por já estar no G-10 agora, então é lutar por um resultado melhor ainda para me manter entre os primeiros do QS”.

Na segunda oitava de final, o top do WCT, Filipe Toledo, também competirá novamente contra o surfista que ele derrotou na terceira fase, o havaiano Keanu Asing. Aliás, eles disputaram a primeira bateria do campeonato na terça-feira e o havaiano levou a melhor. Na quinta-feira, Filipe deu o troco, mas na repescagem Keanu Asing fez os recordes do dia – nota 9,5 e 17,50 pontos – para despachar o sul-africano Beyrick de Vries. Agora, os dois vão para o tira-teima, pois só um continuará na disputa do título do Quiksilver Saquarema Prime.

DUELOS BRASILEIROS – A terceira disputa por vagas nas quartas de final será mais um duelo brasileiro nas ondas da Praia de Itaúna. O cearense Heitor Alves derrotou o potiguar Jadson André e o australiano Dion Atkinson para avançar direto para as oitavas. Depois, Jadson derrotou o paulista Jessé Mendes para fazer uma bateria nordestina com Heitor Alves, que também entrou na zona de classificação para o WCT 2015 no Quiksilver Saquarema Prime.

“Estou feliz, correndo atrás, no ano passado não foi fácil pra mim, tive duas lesões que me jogaram lá pra baixo no ranking, mas tudo isso me incentivou a continuar batalhando, treinando, até mais focado do que antes para conseguir recuperar minha vaga no WCT”, disse Heitor Alves. “Eu quero tentar fazer a final aqui para ganhar posições no ranking. Daqui vou pro ASP 6-Star do México, depois pro Prime de Ballito na África do Sul, para quem sabe chegar no final do ano classificado para o WCT do ano que vem”.

Já o paulista Adriano de Souza ganhou a bateria 100% brasileira da terceira fase, contra o catarinense Tomas Hermes e o paulista Jessé Mendes. E de forma sensacional, com uma virada na onda que surfou nos últimos segundos, Tomas Hermes eliminou o australiano Dion Atkinson para completar a oitava de final do líder do ASP Qualifying Series, Mineirinho. O catarinense já é o segundo do ranking, graças ao português Nic Von Rupp que na repescagem barrou o australiano Matt Banting que ocupava a vice-liderança.

Depois desta bateria verde-amarela, veio uma 100% estrangeira vencida pelo neozelandês Ricardo Christie, contra o australiano Matt Banting e o norte-americano Chris Ward. “Para mim é até inacreditável vencer uma bateria contra esses caras. O Matt Banting é um garoto que surfa muito e estava em segundo no ranking, e o Chris Ward eu assisto surfando desde criança, é um dos meus ídolos de infância”, disse Ricardo Christie, que vai enfrentar o português Nic Von Rupp na quinta bateria das oitavas de final.

Na sequência, Wiggolly Dantas enfrentou dois estrangeiros e foi brilhante mais uma vez nas ondas da Praia de Itaúna, mantendo sua invencibilidade em baterias disputadas esse ano em Saquarema contra o francês Jeremy Flores e Nic Von Rupp. Seu companheiro na equipe Quiksilver, Jeremy Flores, depois foi barrado pelo norte-americano Chris Ward, que se classificou para disputar a sexta oitava de final com Wiggolly Dantas.

wiggolydant

Wiggolly Dantas Foto: Daniel Smorigo / ASP

 

“Estou feliz por ter passado, mas é muito difícil surfar contra um cara que é como um irmão para mim, o Jeremy Flores. Ele surfa muito bem, é um atleta do WCT, mas fui muito focado, minhas pranchas estão boas e Saquarema é demais, sempre tem altas ondas e dá pra soltar o surfe”, disse Wiggolly Dantas. “As séries estão demorando, mas a onda aqui de Itaúna quando vem é muito forte, dá pra fazer grandes manobras pra tirar grandes notas. Esta é uma etapa que eu gosto muito e fiquei muito feliz que ela foi confirmada de novo, quero até agradecer a Quiksilver, a Peugeot e todos os patrocinadores e organizadores por manter este evento que é um dos melhores do mundo, com certeza”.

Entre os três estrangeiros que passaram direto para as oitavas de final na primeira rodada classificatória, o neozelandês Billy Stairmand conquistou a vitória sobre o carioca Raoni Monteiro e o paulista Hizunomê Bettero na onda que surfou no último minuto. Ele ainda aguarda o resultado do duelo que vai abrir a sexta-feira, entre o próprio Raoni e o espanhol Aritz Aranburu, para saber qual será seu próximo adversário nas ondas de Itaúna.

ÚNICO AUSTRALIANO – Já o australiano Perth Standlick pegará o vencedor do confronto que fecha a repescagem, entre Hizunomê Bettero e Charles Martin, da ilha Guadalupe. Standlick é o único que pode manter a hegemonia da Austrália nos últimos anos em Saquarema, pois Kai Otton foi o campeão em 2010, Matt Wilkinson repetiu o feito em 2011 e Mitchel Coleborn no ano passado. Ele conseguiu a última classificação direta para as oitavas de final derrotando o próprio Charles Martin e o espanhol Aritz Aranburu.

“Estou surpreso, confesso, só ter eu de australiano, pois sei que costumamos conseguir bons resultados aqui, então espero que eu tenha a mesma sorte para vencer também”, disse Perth Standlick. “Eu tenho observado bastante o mar e a formação das ondas antes das baterias e monto uma estratégia na minha cabeça. Me deram dicas sobre as esquerdas de Saquarema, que são mais conhecidas, mas as direitas também estão perfeitas e estou feliz por ter conseguido achar boas ondas para ganhar as notas que eu precisava para vencer”.

OITAVAS DE FINAL DO QUIKSILVER SAQUAREMA PRIME:
1.a: Alex Ribeiro (BRA) x Gony Zubizarreta (ESP)
2.a: Filipe Toledo (BRA) x Keanu Asing (HAV)
3.a: Heitor Alves (BRA) x Jadson André (BRA)
4.a: Adriano de Souza (BRA) x Tomas Hermes (BRA)
5.a: Ricardo Christie (NZL) x Nic Von Rupp (PRT)
6.a: Wiggolly Dantas (BRA) x Chris Ward (EUA)
7.a: Billy Stairmand (NZL) x
8.a: Perth Standlick (AUS) x
QUARTA FASE – REPESCAGEM – Vitória=Oitavas de Final / Derrota=17.o lugar com US$ 2.700 e 1.300 pontos:
1.a: Gony Zubizareta (ESP) 16.44 x 9.60 Patrick Gudauskas (EUA)
2.a: Keanu Asing (HAV) 17.50 x 11.77 Beyrick De Vries (AFR)
3.a: Jadson André (BRA) 13.76 x 13.10 Jessé Mendes (BRA)
4.a: Tomas Hermes (BRA) 16.33 x 16.17 Dion Atkinson (AUS)
5.a: Nic Von Rupp (PRT) 13.90 x 13.57 Matt Banting (AUS)
6.a: Chris Ward (EUA) 12.14 x 11.84 Jeremy Flores (FRA)
Ficaram para abrir a sexta-feira:
7.a: Raoni Monteiro (BRA) x Aritz Aranburu (ESP)
8.a: Charles Martin (GLP) x Hizunomê Bettero (BRA)
TERCEIRA FASE – Round of 24 – Vitória=Oitavas de Final / 2.o e 3.o=Repescagem:
1.a: 1-Alex Ribeiro (BRA)=13.77, 2-Gony Zubizarreta (ESP)=13.70, 3-Beyrick De Vries (AFR)=10.13
2.a: 1-Filipe Toledo (BRA)=13.76, 2-Keanu Asing (HAV)=12.66, 3-Patrick Gudauskas (EUA)=9.97
3.a: 1-Heitor Alves (BRA)=15.50, 2-Jadson André (BRA)=12.17, 3-Dion Atkinson (AUS)=11.40
4.a: 1-Adriano de Souza (BRA)=16.34, 2-Tomas Hermes (BRA)=12.50, 3-Jessé Mendes (BRA)=8.90
5.a: 1-Ricardo Christie (NZL)=13.90, 2-Matt Banting (AUS)=13.83, 3-Chris Ward (EUA)=5.34
6.a: 1-Wiggolly Dantas (BRA)=16.47, 2-Jeremy Flores (FRA)=16.10, 3-Nic Von Rupp (PRT)=13.56
7.a: 1-Billy Stairmand (NZL)=15.33, 2-Raoni Monteiro (BRA)=11.80, 3-Hizunomê Bettero (BRA)=9.63
8.a: 1-Perth Standlick (AUS)=14.00, 2-Charles Martin (GLP)=11.84, 3-Aritz Aranburu (ESP)=10.60
SEGUNDA FASE – Round of 48 – 3.o=25.o lugar (US$ 1.900 e 700 pontos) e 4.o=37.o ($ 1.600 e 650 pontos):
Baterias que abriram a quinta-feira:
11: 1-Raoni Monteiro (BRA), 2-Perth Standlick (AUS), 3-Marco Fernandez (BRA), 4-Lucas Silveira (BRA)
12: 1-Aritz Aranburu (ESP), 2-Hizunomê Bettero (BRA), 3-Sebastian Zietz (HAV), 4-Tanner Gudauskas (EUA)
Realizada até a 10.a bateria na quarta-feira:
1.a: 1-Alex Ribeiro (BRA), 2-Keanu Asing (HAV), 3-Simão Romão (BRA), 4-Santiago Muniz (ARG)
2.a: 1-Filipe Toledo (BRA), 2-Beyrick De Vries (AFR), 3-Carlos Muñoz (CRI), 4-Caio Ibelli (BRA)
3.a: 1-Patrick Gudauskas (EUA), 2-Gony Zubizarreta (ESP), 3-Nathan Yeomans (EUA), 4-Dusty Payne (HAV)
4.a: 1-Jadson André (BRA), 2-Tomas Hermes (BRA), 3-Krystian Kymerson (BRA), 4-Peterson Crisanto (BRA)
5.a: 1-Dion Atkinson (AUS), 2-Jessé Mendes (BRA), 3-Tiago Pires (PRT), 4-Michael Dunphy (EUA)
6.a: 1-Adriano de Souza (BRA), 2-Heitor Alves (BRA), 3-Gabriel Villaran (PER), 4-Davey Cathels (AUS)
7.a: 1-Ricardo Christie (NZL), 2-Nic Von Rupp (PRT), 3-Frederico Morais (PRT), 4-Conner Coffin (EUA)
8.a: 1-Wiggolly Dantas (BRA), 2-Chris Ward (EUA), 3-Alejo Muniz (BRA), 4-Kaito Ohashi (JPN)
9.a: 1-Jeremy Flores (FRA), 2-Matt Banting (AUS), 3-Stu Kennedy (AUS), 4-Jay Thompson (AUS)
10: 1-Billy Stairmand (NZL), 2-Charles Martin (GLP), 3-Ryan Callinan (AUS), 4-Torrey Meister (HAV)
 
Por: João Carvalho