Gabriel Medina diz que vai lutar para sair do Rio ainda na liderança do ranking

“Estou feliz por estar na frente do ranking e isso não me incomoda”. diz Medina

Fanning-Medina-Joel-Coletiva-Billabong-Rio-Pro-2014

Coletiva de imprensa do Billabong Rio Pro 2014, Barra da Tijuca (RJ) Foto: ASP

 

Os principais concorrentes ao título mundial neste início de temporada estiveram na coletiva de imprensa realizada na tarde da terça-feira no Royalty Barra Hotel. O paulista Gabriel Medina, sentou entre os campeões mundiais Mick Fanning e Joel Parkinson e foi o principal alvo das perguntas dos jornalistas. Depois, ele permaneceu na sala por cerca de uma hora a mais, só para atender pacientemente as entrevistas exclusivas dos canais de televisão e dos repórteres dos principais jornais do Rio de Janeiro.

“Nem eu e acho que ninguém no Brasil iria imaginar que um brasileiro estaria liderando o ranking, até porque a Austrália é um lugar que eu achava que não ia conseguir bons resultados”, disse Gabriel Medina. “Estou feliz por estar na frente do ranking e isso não me incomoda não. Eu continuo fazendo o mesmo de sempre, que é tentar surfar o melhor possível nas baterias e quero sair daqui ainda na liderança do ranking. Tenho treinado para isso e aqui no Rio de Janeiro, nós brasileiros, temos uma vantagem que é a torcida na praia que não existe em nenhum lugar do mundo. Então, estou animado e confiante em conseguir um bom resultado neste evento, até porque temos uma boa previsão de ondas para o período do campeonato”.

Gabriel Medina,  líder do ranking, disse à imprensa que é uma honra poder competir em casa

Coletiva de imprensa do Billabong Rio Pro 2014, Barra da Tijuca (RJ) Foto: ASP

 

O atual campeão mundial, Mick Fanning, que vem de vitória na última etapa da “perna australiana” em Bells Beach, também falou sobre a etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour. “Eu gosto bastante desta etapa aqui no Brasil, das pessoas, do lugar, da praia e o Rio de Janeiro é uma cidade linda. Nossa expectativa sempre fica mesmo para que dê boas ondas no campeonato. Estou com boas pranchas, então é tentar fazer o melhor possível para ir passando as baterias. Espero conseguir um bom resultado para seguir brigando pelas primeiras posições no ranking”.

PERNA AUSTRALIANA – Nas três etapas da “perna australiana”, ninguém conseguiu tirar o primeiro lugar no ranking do brasileiro Gabriel Medina. O fenômeno de Maresias conquistou uma vitória inédita para o Brasil na prova que abriu a temporada 2014 do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour na Gold Coast, depois foi barrado pelo australiano Josh Kerr nas quartas de final em Margaret River e ficou em nono lugar em Bells Beach, perdendo o duelo brasileiro para o defensor do título desta última etapa na Austrália, Adriano de Souza.

O taitiano Michel Bourez ganhou a prova de Margaret River e Mick Fanning a de Bells Beach, quando assumiu a terceira posição no ranking, atrás ainda de Joel Parkinson, vice-campeão na final contra Gabriel Medina na Gold Coast. O quarto colocado é Kelly Slater, seguido por Taj Burrow e Adriano de Souza. Outro brasileiro que começou bem a temporada na Austrália foi Miguel Pupo, que divide a nona posição com o norte-americano Nat Young.

Já no Samsung Galaxy ASP Women´s Championship Tour, quem largou na frente foi a pentacampeã mundial Stephanie Gilmore. Depois tiveram duas finais entre a atual campeã mundial Carissa Moore e a australiana Tyler Wright, com a havaiana ganhando as duas para se isolar na ponta do ranking. Gilmore caiu para o segundo lugar e já é seguida de perto por Tyler Wright, que defende o título de campeã do Billabong apresenta Rio Women´s Pro no Rio de Janeiro. Pela primeira vez em muitos anos, nenhuma surfista da América do Sul faz parte do seleto grupo das top-17 do ASP World Tour.

Round 1

1 Adriano de Souza (BRA), Sebastian Zietz (HAV), Tiago Pires (PRT)
2 Gabriel Medina (BRA), Adrian Buchan (AUS), Raoni Monteiro (BRA)
3 Taj Burrow (AUS), Adam Melling (AUS), Brett Simpson (EUA)
4 Joel Parkinson (AUS), Jeremy Flores (FRA), Glenn Hall (IRL)
5 Kelly Slater (EUA), Mitch Crews (AUS), Peterson Crisanto (BRA)
6 Mick Fanning (AUS), Kolohe Andino (EUA), David do Carmo (BRA)
7 Josh Kerr (AUS), Bede Durbidge (AUS), Dion Atkinson (AUS)
8 Jordy Smith (AFR), Fredrick Patacchia (HAV), Travis Logie (AFR)
9 Julian Wilson (AUS), Filipe Toledo (BRA), Aritz Aranburu (ESP)
10 Nat Young (EUA), Miguel Pupo (BRA), Alejo Muniz (BRA)
11 Michel Bourez (TAH), Owen Wright (AUS), Jadson André (BRA)
12 John John Florence (HAV), C. J. Hobgood (EUA), Matt Wilkinson (AUS)

Ranking do WCT

1 Gabriel Medina (BRA) – 19.200 pontos
2 Joel Parkinson (AUS) – 18.400
3 Mick Fanning (AUS) – 16.950
4 Kelly Slater (EUA) – 16.900
5 Taj Burrow (AUS) – 16.250
6 Adriano de Souza (BRA) – 15.700
7 Josh Kerr (AUS) – 13.750
8 Michel Bourez (TAH) – 12.250
9 Nat Young (EUA) – 10.950
9 Miguel Pupo (BRA) – 10.950
11Julian Wilson (AUS) – 10.000
12 Jordy Smith (AFR) – 9.700
13 John John Florence (HAV) – 8.750
13 Bede Durbidge (AUS) – 8.750
15 C. J. Hobgood (EUA) – 8.700
15 Owen Wright (AUS) – 8.700
17 Fredrick Patacchia (HAV) – 8.500
18 Adam Melling (AUS) – 7.500
19 Filipe Toledo (BRA) – 6.250
19 Mitch Crews (AUS) – 6.250
21 Kai Otton (AUS) – 4.000
21 Sebastian Zietz (HAV) – 4.000
21 Jadson André (BRA) – 4.000
33 Alejo Muniz (BRA) – 1.500
33 Raoni Monteiro (BRA) – 1.500