Meninas fecham o primeiro dia da etapa brasileira do mundial de surf no Rio de Janeiro

As meninas fecharam o primeiro dia da etapa brasileira do ASP World Championship Tour no Rio de Janeiro, com a atual campeã mundial Carissa Moore estreando com vitória sobre a única participante do Brasil, Silvana Lima. A cearense ainda tem outra chance de classificação na repescagem, mas não pode perder de novo senão será eliminada da competição. Outra favorita que passou direto para a terceira fase foi a defensora do título do Billabong apresenta Rio Women´s Pro, Tyler Wright. Já a também australiana Stephanie Gilmore, pentacampeã mundial que ocupa a vice-liderança no ranking 2014, foi batida por Laura Enever e vai ter que encarar a repescagem nas ondas do Postinho, na Barra da Tijuca.

Tyler Wright achou um tubo para estrear com vitória em suas primeira defesa do título no Rio de Janeiro

Tyler Wright achou um tubo para estrear com vitória em suas primeira defesa do título no Rio de Janeiro

 

“Procurei pegar o máximo de ondas e acabei conseguindo uma nota 6 com algumas manobras boas. Fiquei tentando um bom posicionamento no mar, mas aqui muda bastante, então estou feliz por ter achado umas ondas boas para vencer a bateria”, disse uma das atletas da equipe Billabong, Laura Enever. “Esta onda é parecida com a que surfo em casa na Austrália. Você não sabe o que ela pode render, então tem que sair pegando e tentar fazer o máximo de manobras possível. Estou amarradona por ter conseguida minha primeira vitória na primeira fase este ano e é muito bom poder ficar mais tranquila, sem precisar disputar a repescagem”.

No feminino, também foi utilizada pela primeira vez a camisa amarela para a líder do ranking e a havaiana Carissa Moore gostou da ideia da ASP. “Essa iniciativa da ASP da líder usar a camisa amarela foi muito legal, curti bastante. Fiquei um pouco na expectativa porque essa onda é meio imprevisível, um beach break (fundo de areia) que muda muito, então a gente tem que ficar sempre remando procurando pelas ondas. O negócio é ficar sempre ocupada no mar, não dá para ficar esperando, esperando, tem que correr atrás”.

Carissa Moore venceu as duas últimas provas da “perna australiana” sempre batendo a australiana Tyler Wright nas finais. Ela estreou no Billabong apresenta Rio Women´s Pro ganhando por pouco da neozelandesa Paige Hareb – 12,77 a 12,30 pontos – e a brasileira Silvana Lima ficou em último com 11,77. A cearense também vem embalada pela vitória conquistada na Nova Zelândia no último domingo, que lhe garantiu a liderança no ranking do ASP Women´s Qualifying Series, que classifica seis surfistas para a elite do WCT.

“A Silvana (Lima) é uma pessoa maravilhosa, uma das melhores competidoras que já vi e definitivamente merece estar no ASP Tour”, disse Carissa Moore. “Estou feliz por ter conseguido vencer essa bateria e agora é torcer para que as ondas melhorem. Ouvi que tem uma previsão boa para o fim de semana, então espero que se confirme para a gente poder mostrar mais surfe aqui para os brasileiros”.

Buitendag, Billabong Rio Women´s Foto: ASP/Smorigo

A atual campeã da etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP Women´s Championship Tour, Tyler Wright, também confirmou o favoritismo na sua bateria contra a francesa Pauline Ado e a havaiana Tatiana Weston-Webb, que substitui a contundida Courtney Conlogue no Billabong apresenta Rio Women´s Pro. Pauline Ado surfou a melhor onda da bateria, nota 7,00, mas na soma das duas que são computadas a australiana saiu vencedora por 12,60 a 11,87.

“Eu não tenho estratégias quando entro nas baterias, só penso mesmo em surfar, pegar boas ondas e mostrar o meu surfe”, disse Tyler Wright. “No ano passado eu consegui um bom resultado aqui, venci o campeonato, mas antes disso o Brasil sempre foi meu maior desafio, junto com o US Open em Huntington Beach. Sempre me dei melhor em ondas maiores, mas hoje (quarta-feira) estavam pequenas e eu venci também, ou seja, tem que surfar bem em qualquer condição e é isso que tento fazer”.

REPESCAGEM – A primeira chamada para as repescagens do masculino e feminino foi marcada para as 7 horas da quinta-feira no Postinho da Barra da Tijuca. Dependendo das condições do mar, a comissão técnica decide se o dia vai começar pelos homens, pelas mulheres, ou se a competição será adiada para aguardar por ondas melhores. Se começar pelo Billabong Rio Pro, a primeira bateria a entrar no mar será entre o atual campeão mundial Mick Fanning com o campeão brasileiro David do Carmo.

Se as meninas forem escolhidas para abrir o segundo dia, a australiana Dimity Stoyle e a havaiana Alessa Quizon disputarão a primeira repescagem do Billabong apresenta Rio Women´s Pro. Depois de encarar a atual campeã mundial e líder do ranking 2014, Carissa Moore, a cearense Silvana Lima vai ter que enfrentar a pentacampeã mundial Stephanie Gilmore na terceira bateria. Agora, quem perder se despede da competição em 13.o lugar e recebe 8.000 dólares pela participação.

PRIMEIRA FASE DO BILLABONG APRESENTA WOMEN´S RIO PRO – 1.a=Terceira Fase / 2.a e 3.a=Repescagem:
1.a: 1-Nikki Van Dijk (AUS)=14.20, 2-Bianca Buitendag (AFR)=13.47, 3-Coco Ho (HAV)=13.17
2.a: 1-Sally Fitzgibbons (AUS)=12.50, 2-Dimity Stoyle (AUS)=9.47, 3-Johanne Defay (FRA)=9.17
3.a: 1-Carissa Moore (HAV)=12.77, 2-Paige Hareb (NZL)=12.30, 3-Silvana Lima (BRA)=11.77
4.a: 1-Tyler Wright (AUS)=12.60, 2-Pauline Ado (FRA)=11.87, 3-Tatiana Weston-Webb (HAV)=9.27
5.a: 1-Laura Enever (AUS)=11.53, 2-Stephanie Gilmore (AUS)=9.60, 3-Alana Blanchard (HAV)=6.20
6.a: 1-Lakey Peterson (EUA)=12.67, 2-Malia Manuel (HAV)=10.30, 3-Alessa Quizon (HAV)=8.40
SEGUNDA FASE – REPESCAGEM – Vitória=Terceira Fase / Derrota=13.o lugar com US$ 8.000 e 1.750 pontos:
1.a: Dimity Stoyle (AUS) x Alessa Quizon (HAV)
2.a: Coco Ho (HAV) x Johanne Defay (FRA)
3.a: Stephanie Gilmore (AUS) x Silvana Lima (BRA)
4.a: Bianca Buitendag (AFR) x Tatiana Weston-Webb (HAV)
5.a: Malia Manuel (HAV) x Alana Blanchard (HAV)
6.a: Pauline Ado (FRA) x Paige Hareb (NZL)
 

Por: João Carvalho