Michel Bourez é o campeão do Billabong Rio Pro 2014

Michel Bourez vence a etapa brasileira do circuito mundial de surf.

Michel Bourez vence o Billabong Rio Pro 2014

Ele surfou muito em todas as bateria de hoje e se garantiu no lugar mais alto do pódio! Parabéns também para Kolohe Andino que fez sua primeira final no #WCT e para Kelly Slater que assumiu a ponta do ranking com Taj Burrow em segundo. Taitiano conquista sua segunda vitória no Samsung Galaxy ASP World Championship Tour 2014 e a australiana festeja seu segundo título na etapa brasileira do Rio de Janeiro.

Barra da Tijuca, Rio de Janeiro (RJ) – O taitiano Michel Bourez, 28 anos, e a australiana Sally Fitzgibbons, 23, foram os campeões da etapa brasileira do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour encerrada nesta segunda-feira no Rio de Janeiro. A vitória sobre o norte-americano Kolohe Andino, 20, no Billabong Rio Pro foi a segunda de Bourez na temporada 2014, com o taitiano subindo da oitava para a quarta posição no ranking que passou a ser liderado pelo onze vezes campeão mundial Kelly Slater, 42. Já no Billabong apresenta Rio Women´s Pro, Fitzgibbons festejou o seu segundo título na Barra da Tijuca, acabando com a série de vitórias de Carissa Moore, 21, mas a havaiana se manteve em primeiro lugar no ranking, agora com a australiana assumindo a vice-liderança no Brasil.

Michel-Bourez-venceu-esta-s

 

“O gosto da vitória é muito bom, é como beber champanhe (risos). É alucinante esta emoção e já estava feliz só por estar aqui, melhor ainda agora depois de fazer a final com um grande amigo que é o Kolohe (Andino), um garoto que certamente estará no topo nos próximos anos”, disse Michel Bourez, sobre seu companheiro de equipe. “O Rio de Janeiro é lindo, adoro este lugar com tanta gente apaixonada pelo nosso esporte, lotando a praia todos os dias. Foi uma semana incrível e para mim acabou de forma perfeita com esta vitória, pois enfrentei grandes adversários hoje (segunda-feira) e nenhuma bateria foi fácil, pois todos surfaram muito bem também. Agora só quero ir para casa e festejar com minha família”.

O taitiano garantiu a vitória no Billabong Rio Pro logo nas duas primeiras ondas que surfou na bateria final. Kolohe Andino só acertou o aéreo que ele usou para liquidar Kelly Slater nas semifinais em sua última onda, mas já era tarde e ele não conseguiu superar os 13,84 pontos das notas 7,17 e 6,67 de Michel Bourez. O taitiano repetiu a vitória conquistada em Margaret River na Austrália e tirou o quarto lugar que o ex-líder Gabriel Medina estava ocupando no ranking. Bourez faturou 100 mil dólares pela vitória no Rio de Janeiro, enquanto o vice-campeão Kolohe Andino ficou com 40 mil dólares e saltou do 21.o para o 12.o lugar na classificação geral das quatro etapas completadas no Brasil. A próxima é nas Ilhas Fiji nos dias 1 a 13de junho.

Michel Bourez

 

O campeão teve que superar adversários muito difíceis para chegar em sua segunda final no Samsung Galaxy ASP World Championship Tour 2014. Ele começou o dia batendo o campeão mundial de 2012, Joel Parkinson, 33 anos. Depois, passou pelo defensor do título do Billabong Rio Pro, Jordy Smith, 26, da África do Sul, nas quartas de final e nas semifinais acabou impedindo que o australiano Taj Burrow, 35, assumisse a liderança do ranking ao deixa-lo em terceiro lugar na Barra da Tijuca. Se ele passasse para a final, ultrapassaria os 23.400 pontos de Kelly Slater.

Já o vice-campeão Kolohe Andino teve muito trabalho para vencer o seu primeiro duelo na segunda-feira. Ele cometeu uma interferência e como penalidade só computaria uma nota contra duas do sul-africano Travis Logie. E na última onda Andino conseguiu uma nota 6,83 para seguir em frente. Depois passou pelo australiano Bede Durbidge e de novo na última onda derrotou Kelly Slater nas semifinais por uma pequena diferença de 14,73 a 14,17 pontos.

“O C. J. Hobgood me disse uma vez, quando você está perdendo muitas baterias em sequência parece ser tudo muito difícil, mas quando você está sempre vencendo parece ser muito fácil”, disse Kolohe Andino. “Tenho muitas boas lembranças do Brasil, já venci uma etapa do WQS aqui no Arpoador alguns anos atrás, quando me classifiquei para os top-34 da ASP, agora fazer minha primeira final no WCT aqui, na frente deste público todo me deixa muito feliz, porque o segundo lugar também é um bom resultado”.

NOTA 10 CONTRA O BRASIL – Slater abriu a segunda-feira com a única nota 10 do Billabong Rio Pro em um tubo incrível que surfou na primeira onda do dia. Era mais um duelo contra o brasileiro Adriano de Souza, para quem tinha perdido nas seis vezes que se enfrentaram antes. Mineirinho não achou as ondas e só pegou a sua primeira no último minuto, quando a vitória do maior ídolo do esporte já estava consolidada.

“Eu já estava cansado de perder para ele (Adriano de Souza), foram seis vezes seguidas e fiquei pensando bastante nesta situação hoje (segunda-feira) quando cheguei aqui na praia”, disse Kelly Slater. “O mar é muito imprevisível aqui e foi louco ver aquela onda vindo para mim do nada. Nunca imaginei pegar um tubo como aquele hoje nesse mar, mas dropei e só rezei para ter um lugarzinho pra sair na boca do tubo. Acho que fui atendido, depois de tantas fechadeiras que peguei nessa semana”.

A derrota de Adriano marcou a saída do Brasil da disputa do título no Rio de Janeiro, mas Mineirinho se manteve em sexto lugar no ranking. Já Gabriel Medina, que foi barrado na terceira fase pelo sul-africano Travis Logie, caiu da primeira para a quinta posição. Além deles, também estão entre os 22 primeiros colocados, que são mantidos na elite dos top-34 para o ano que vem, os também paulistas Miguel Pupo em 14.o e Filipe Toledo em vigésimo lugar.