Surfistas de 21 países se inscreveram para disputar o Saquarema Prime

O limite de 96 participantes para a primeira etapa com status “Prime” da temporada 2014 foi ultrapassado por quase trinta inscritos que ficarão de fora aguardando improváveis ausências para competir nas ondas poderosas da Praia de Itaúna em Saquarema.

 

O Brasil continua sendo a capital mundial do surfe até a próxima semana. Depois de promover a quarta etapa da corrida pelo título do Samsung Galaxy ASP World Championship Tour na capital carioca, o estado do Rio de Janeiro agora vai sediar a primeira prova com status “Prime” da temporada 2014. O Quiksilver Saquarema Prime que neste ano será apresentado pela Powerade, é o primeiro com pontuação máxima para o ranking do ASP Qualifying Series, que indica dez surfistas para a elite dos top-34 do WCT. A batalha pelos 6.500 pontos em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, começa na terça-feira e vai até domingo nas ondas poderosas de Itaúna, também conhecida como o “Maracanã” do surfe brasileiro.

A procura para competir em Saquarema foi tão grande que ultrapassou em quase trinta nomes o limite de 96 participantes nas etapas do ASP World Prime. Um total de 125 surfistas de 21 países se inscreveu para o Powerade apresenta Quiksilver Saquarema Prime e os estrangeiros são maioria, 87 contra 38 brasileiros. O maior contingente vem da Austrália com 21 competidores, seguido pelos Estados Unidos com dezoito, Havaí com onze e França com sete. Depois, tem Portugal e Espanha com quatro inscritos cada, com três a África do Sul, Nova Zelândia e Japão, com dois o Peru e a Argentina e nove países terão um representante na Praia de Itaúna, Chile, Porto Rico, Costa Rica, Indonésia, Irlanda, Marrocos, Taiti, Ilhas Canárias e Guadalupe.

METADE DA ELITE DA ASP – Dos integrantes da elite atual do Samsung Galaxy ASP World Tour, metade fez inscrição no Quiksilver Saquarema Prime. A seleção verde-amarela no WCT 2014 estava completa, mas Gabriel Medina alegando problemas particulares e Miguel Pupo em tratamento dentário, cancelaram suas participações. Mesmo assim, os cinco brasileiros capitaneados pelo líder do ranking do ASP Qualifying Series, Adriano de Souza, são maioria entre os quinze surfistas do grupo dos top-34 que vão participar do primeiro ASP World Prime do ano na “Cidade do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Além de Mineirinho, estão confirmados o também paulista Filipe Toledo, o carioca Raoni Monteiro que mora em Saquarema, o catarinense Alejo Muniz e o potiguar Jadson André. Também permaneceram no Brasil depois do Billabong Rio Pro para competir no Quiksilver Saquarema Prime, os australianos Matt Wilkinson que já faturou o título na Praia de Itaúna em 2012, Adrian Buchan, Mitch Crews e Dion Atkinson, os norte-americanos Brett Simpson e o campeão mundial de 2001, C. J. Hobgood, o havaiano Sebastian Zietz, o francês Jeremy Flores, o português Tiago Pires e o espanhol do País Basco, Aritz Aranburu.

Surfista carioca Raoni Monteiro

O carioca Raoni Monteiro é local de Saquarema. FotoSurf: Smorigo

 

INVENCIBILIDADE AUSTRALIANA – Além de comparecer com o maior pelotão estrangeiro, a Austrália defende uma invencibilidade porque vem conquistando o caneco de campeão em Saquarema desde que a etapa ganhou o status “Prime”, classificação da ASP para as praias com ondas “world class” como as de Itaúna. O primeiro a vencer foi Kai Otton na decisão contra o local da cidade, Raoni Monteiro, em 2011. Otton foi finalista novamente em 2012, mas perdeu o título para Matt Wilkinson. E no ano passado, o campeão foi Mitch Coleborn batendo o francês Marc Lacomare na última bateria do Quiksilver Saquarema Prime.

Antes de se tornar uma etapa do ASP World Prime, os catarinenses dominaram o pódio quando o evento era nível 6 estrelas. A “Cidade do Surf” da Região dos Lagos do Rio de Janeiro ficou seis anos sem receber uma prova do Circuito Mundial da ASP. A última havia sido em 2002, quando foi realizada a última edição da etapa brasileira do WCT no estado antes da mudança para Santa Catarina. O retorno de Saquarema ao cenário internacional aconteceu em 2009 e Neco Padaratz festejou o primeiro título do ASP 6-Star em Itaúna superando o paulista Hizunomê Bettero na grande final. No ano seguinte, a decisão foi 100% catarinense com Willian Cardoso derrotando Marco Polo na última vitória brasileira na Praia de Itaúna.

ASP WORLD PRIME – Além do Quiksilver Saquarema Prime apresentado pela Powerade, apenas mais sete praias no mundo receberam o status Prime da ASP para oferecer o máximo de pontos – 6.500 – na disputa pelas dez vagas para o Samsung Galaxy ASP World Championship Tour do ano que vem. A próxima etapa com premiação de 250 mil dólares como a de Saquarema será em Ballito, de 30 de junho a 6 de julho na África do Sul. Depois, tem o prestigiado US Open of Surfing de 26 de julho a 3 de agosto em Huntington Beach, Califórnia, que no ano passado foi vencido pelo brasileiro Alejo Muniz.

Outro catarinense, Tomas Hermes, vai defender o título no quarto ASP Prime do ano nas Ilhas Açores, em Portugal, nos dias 2 a 7 de setembro. O quinto também é em Portugal e no ano passado foi vencido por outro brasileiro, Jadson André, em Cascais, de 7 a 11 de outubro. Depois vem uma novidade da ASP South America no calendário deste ano, São Paulo Prime na Praia de Maresias, em São Sebastião, de 3 a 9 de novembro no litoral norte paulista, última parada antes das duas etapas da Tríplice Coroa Havaiana que fecham o ranking do ASP Qualifying Series em Haleiwa e Sunset Beach, de 12 de novembro a 6 de dezembro na ilha de Oahu.

Por: João Carvalho