Guido Schaffer o anjo surfista

Vaticano autoriza abertura de processo de beatificação de Guido Schaffer ‘anjo surfista’.

Igreja Católica inicia beatificação de padre que morreu surfando no Rio  Read more: http://oglobo.globo.com/rio/bairros/igreja-catolica-inicia-beatificacao-de-padre-que-morreu-surfando-no-rio-12475685#ixzz3IyAIa3mi

Nascido em Volta Redonda, Guido Schaffer morreu aos 34 anos no último ano do seminário. Foto:SurfFoto

Guido Vidal França Schaffer

A Arquidiocese do Rio recebeu do cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para a Causa dos Santos o “Nihil Obstat”, que é um documento da Santa Sé, informando que não existe nada contra o pedido de abertura do processo de beatificação do seminarista Guido Schäffer. Agora, a Arquidiocese instalará um tribunal para dar início aos trabalhos.

Guido faleceu em 1º de maio de 2009, e levava uma vida de jovem, sendo inclusive surfista, mas sempre dedicando seu tempo aos pobres e aos mais necessitados. Era médico e em 2008 ingressou no Seminário São José para cursar os últimos anos de teologia.

Em maio deste ano, a Arquidiocese, através da Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, igreja que Guido frequentava, solicitou o pedido de concessão do “Nihil Obstat”, que morreu às vésperas de se tornar padre, foi apresentado oficialmente cinco anos após sua morte, tempo necessário para iniciar o procedimento. Como a avaliação do pedido leva de seis a oito meses, Dom Roberto, delegado episcopal para a Causa dos Santos da Arquidiocese do Rio, explicou que a primeira fase do processo pode ter início até janeiro de 2015. Ele não escondeu, no entanto, sua expectativa de o Brasil ter tão cedo a chance de ganhar mais um santo em sua História. Primeiro santo nascido no Brasil, Frei Galvão foi canonizado pelo papa Bento XVI, em São Paulo, em 11 de maio de 2007.

Schäffer é conhecido por alguns católicos cariocas como ‘o anjo surfista’ por seu compromisso com as causas sociais e a luta contra a pobreza no Rio de Janeiro, assim como por sua paixão pela prancha de surfe, que não abandonou nem no seminário.

O médico, que oferecia atendimento médico e espiritual a pessoas de poucos recursos, morreu afogado no dia 1º de maio de 2009 após sofrer uma contusão na nuca quando surfava em uma praia do Rio.

Na época tinha 34 anos, trabalhava gratuitamente como médico no hospital Santa Casa da Misericórdia e estava a poucas semanas de ser ordenado como sacerdote.

‘Sua história já teve um livro e documentário realizado e inspira cada vez mais outros jovens a seguirem o caminho de santidade sem deixarem de viver todas as coisas próprias da juventude’, segundo a Arquidiocese do Rio.

 

Surfista morreu afogado em 2009 e é candidato a se tornar santo

Foto: Arquidiocese / Divulgação

Guido, Sabrina, Pe. Marcelo Rossi e Paula. Grupo Fogo do Espírito Santo visita Pe. Marcelo em São Paulo.

Guido, Sabrina, Pe. Marcelo Rossi e Paula.
Grupo Fogo do Espírito Santo visita Pe. Marcelo em São Paulo.