Filhote de baleia Jubarte aparece na orla da Zona Sul do Rio de Janeiro

Na manhã da ultima sexta-feira (10) a orla da praia do Leme recebeu uma visita mais que especial, um filhote de baleia Jubarte deu o ar da graça, mas apesar da cena curiosa, a situação do animal era complicada. Policiais da 7ª Unidade do Comando de Policia Ambiental (CPam) foram acionados às 9h30 para resgatar o animal, que estava preso a redes de pesca.

Baleia ficou presa em rede de pesca na Praia do Leme, no Rio de Janeiro.

Filhote de baleia jubarte preso a uma rede de pesca na praia da Urca/RJ. Foto: Paulo Oberlander

 

Umas das primeiras pessoas a pedir ajuda e a alertar que a situação era mais grave do que parecia foi o shaper, surfista e professor de surf Paulo Oberlander, local de Piratininga e com mais de 25 anos de experiência no mundo do surf, ele relatou ao Portal FotoSurf um pouco da experiencia vivida nesse episodio.

  • FotoSurf Brasil: Paulo em que situação você ficou sabendo sobre o filhote na orla ?
  • Paulo Oberlander: Bom logo pela manhã eu estava me preparando para levar meu filho a aula de Judô quando recebo pela rede social uma mensagem de um amigo meu contando sobre uma baleia no Leme presa com rede, imediatamente já fiquei apreensivo mas com um certo receio de sair na remada mar a dentro devida a distancia muito grande, mas amigo não pensei muito não peguei minha prancha de stand up e remei em direção ao Leme com a intenção de ajudar. 
  • FotoSurf Brasil: Ao chegar ao local qual era a real situação o que você presenciou ?
  • Paulo Oberlander: Chegando mais próximo do local já percebi aquele esguicho que a baleia solta e já fui em direção a ela e a cena que vi foi de um animal bastante debilitado, imediatamente já fiz algumas imagens com o celular e comecei a disparar para alguns amigos afim de que eles comunicassem os bombeiros ou os projetos como o (Maqua) na qual são amigos nossos aqui no Rio alertando de que se tratava de algo mais sério e que o filhote precisava de ajuda pois estava preso a redes de pesca. Passados alguns minutos chegaram os bombeiros que imediatamente mergulharam para fazer a remoção da rede.   
  • FotoSurf Brasil: Paulo você quer deixar algum recado em especial 
  • Paulo Oberlander: Galera da FotoSurf agradeço muito a vocês o espaço para divulgar esses casos que ocorrem por aqui e eu costumo dizer que não vim ao mundo para ser mais um e essas paradas me incomoda o fato de ter aquela rede de pesca ali não está correto, eu denuncio mesmo não estou nem aí muita gente me critica mas muito mais vem pra somar e ajudam a relatar esses e outros fatos como o caso da Baia da Guanabara que é um verdadeiro esgoto a céu aberto e somente quem pode falar com propriedade é quem ta no mar dia dia como eu.   

Confira o vídeo de Paulo Oberlander: 

Professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, o oceanógrafo David Zee explicou que, entre julho e novembro, as baleias jubartes cruzam o litoral em direção a Abrolhos, na Bahia, onde se refugiam para a reprodução e amamentação. Para o especialista, o mamífero preso à rede de pesca no Leme, de fato, devia estar debilitado ou machucado.“Não é normal que uma baleia chegue tão perto porque o local é raso e ela precisa de espaço para respirar e desenvolver movimentos.”

Confira todas as fotos em tamanho MAIOR +-