FOTOS – Encontro Paulista de Escolas de Surf Finais

Escola Adriano Camargo garante bicampeonato no Encontro Paulista de Escolas de Surf.

Encontro Paulista de Escolas de Surf em Bertioga.

Encontro Paulista de Escolas de Surf em Bertioga. FotoSurf: Munir-El-Hage

 

A união fez a força e levou a escola Adriano Camargo à conquista do bicampeonato no Encontro Paulista de Escolas de Surf, encerrado neste domingo em ondas de meio metro na praia da Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP).

Com apenas 13 anos, Guilherme Vicentini comandou o time 3 rumo à vitória e, de quebra, garantiu a melhor nota do evento (8,27), embolsando um vale-compras no valor de R$ 300,00. Na segunda colocação ficou o time 1 (da mesma escola), em terceiro os alunos da Canto Mágico e em quarto a Escola de Surf e Educação Ambiental de Itaunas (ESEA).

Técnico da escola que leva seu nome, Adriano Camargo comemorou o resultado. “Me surpreendi com a vitória da equipe 3, pois não imaginava que iriam tão bem. Mas, o que fez a diferença mesmo foi a união de todos. Valeu a pena lutar para leva-los às etapas”, comenta.

No ranking geral, o time 1 superou o 3 (ambos Adriano Camargo) e somou 2.710 pontos a 1.810. Pelo resultado, a escola campeã assegurou um vale-compras Kanui no valor de R$ 500. Em terceiro ficou a Canto Mágico (1.710) e em quarto Ubatuba 2 (1.556).

A escola vencedora funciona na praia de Juqueí desde 2001, atendendo crianças e adolescentes carentes da região. Gratuitas, as aulas ocorrem diariamente, com quatro horas de duração sob comando do surfista profissional Adriano Camargo, 32, ao lado de seu tio Edson.

De acordo com o técnico, sem um patrocinador principal, não foi fácil participar do circuito. “Contamos com apoio dos pais dos alunos, que ajudaram com o que puderam nos custos das viagens. Conquistar esse bicampeonato mostra que o esforço coletivo valeu a pena”, diz.

Entre as revelações do projeto, Camargo destaca João Vitor, de apenas 6 anos, como promessa do esporte. “Apesar da pouca idade, ele surfa muito e destaca-se entre os demais”.

Para ele é fundamental a realização de um circuito como o Dafiti Sports apresenta Encontro Paulista de Escolas de Surf. “Se olharmos o atual cenário, há uma carência de eventos de base. A verdade é que precisamos de mais campeonatos assim, pois colabora intensamente na revelação e motivação da garotada, além de incentivar a união e o trabalho em equipe”, ressalta.

No total, nove equipes caíram na água e competiram nos dois dias de evento, sendo que somente as quatro melhores integraram a final. A disputa aconteceu no formato tag team e cada escola formava times de até quatro atletas. A estrutura contou ainda com mesa de frutas e atrações variadas para a garotada.

Para Dada Nascimento, organizador e idealizador do circuito, a sensação é de dever cumprido. “É muito prazeroso acompanhar o entusiasmo da garotada. Eles vibravam e gritavam a cada onda surfada. A interação entre os times também foi muito bacana. Este é um circuito que só agrega ao desenvolvimento das crianças e o saldo é sempre muito positivo”, afirma.

A terceira etapa do Dafiti Sports apresenta Encontro Paulista de Escolas de Surf 2015 tem patrocínio de: Expresso Jundiaí, Rumo All, Unimodal. Apoio: Federação Paulista de Surf (FPS) e Associação Bertioga de Surf e Prefeitura Municipal de Bertioga. Organização: Associação de Surf da Grande São Paulo, Event Tools e Sumatra Marketing Esportivo.

Resultado
1 Adriano Camargo 3
2 Adriano Camargo 1
3 Canto Mágico
4 ESEA

Ranking
1 Adriano Camargo 1 – 2710 pontos
2 Adriano Camargo 3 – 1810 pontos
3 Canto Mágico 1 – 1710 pontos
4 Ubatuba 2 – 1556 pontos
5 Ubatuba 1 – 1539 pontos