AST PRO 2015 focou na Sustentabilidade

Evento gerou mais de meia tonelada de lixo reciclável.

O encerramento do Circuito Brasileiro de Surf Profissional 2015, realizado na Praia dos Molhes, em Torres (RS), no dia 20 de dezembro, além de contar com os melhores surfistas do Brasil na corrida pelo título, pode ser considerado um marco histórico no surf no país. A Associação dos Surfistas de Torres (AST), através do Projeto Praia Limpa Torres, organizou a competição com o conceito de Campeonato Sustentável.

Associacao-dos-Surfistas-de

Confira aqui a galeria completa de fotos do AST PRO 2015

A empresa Licenciar Consultoria Ambiental, apoiadora do evento, cedeu 15 lixeiras que identificam os tipos “seco e orgânico” para todas áreas internas do evento, estimulando a forma correta da separação dos resíduos. A empresa também doou 200 mudas de árvores nativas frutíferas em seu stand.

O projeto Praia Limpa Torres realizou diversas atividades relacionadas a educação ambiental, prestigiando a criançada no Espaço Kids montado na estrutura do evento. Os integrantes do projeto realizaram bate-papos descontraídos com os pais e filhos sobre a necessidade de mantermos nossas praias limpas. No domingo, pelo menos 30 voluntários, dentre eles um casal de turistas ingleses participaram da 11ª Ação Voluntária de Limpeza de Praia de 2015. Pais e filhos novamente prestigiaram a ação que retirou pelo menos 20kg de resíduos das areias da Praia dos Molhes.

AST PRO 2015 focou na Sustentabilidade

Evento gerou mais de meia tonelada de lixo reciclável

 

Por fim, de forma pioneira, a AST projetou uma Central da Reciclagem nos mesmos moldes da etapa brasileira do Mundial de Surf (WT) que acontece no Rio de Janeiro. Neste espaço, todos resíduos gerados por mais de 200 pessoas envolvidas diretamente no evento, além do público presente, foram armazenados e direcionados para posterior coleta, pesagem e triagem realizados pela Associação de Recicladores Local de Torres (AREMA), que ao final dos cinco dias de evento repassaram a expressiva quantidade total de 527kg de resíduos coletados.

AST PRO 2015 focou na Sustentabilidade

 

Parece pouco, mas é mais de meia tonelada produzida em apenas cinco dias, e direcionada para reciclagem, fomentando ainda mais emprego e renda, reforçando o caráter ambiental e social do evento. A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, através do Programa Pró-Esporte, e NET vem pro Sul apresentou o AST PRO 2015, que contou com o patrocínio da NET, Dado Bier, Água da Pedra, Actor, Restaurante Cantinho do Pescador e da Prefeitura Municipal de Torres. O apoio foi oferecido pela De Lucca Surf Skate Shop, Foto Center, Apag Incêndio, RMS, Bora-Bora e Revista Hard Core, Site FotoSurf Brasil. A rádio oficial da competição foi a Atlântida. A realização foi uma parceria entre a AST, Grupo Austral, Liga Rio-Grandense de Surf (LRS) e Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP).

Por: Gabriel de Mello