VÍDEO – Homenagem ao lendário Chico Paioli

Festival de Surf relembra e valoriza ícones do surf paulistano como Chico Paioli

Relembrar e valorizar ícones do surf paulistano. Essa é uma das missões do Festival Paulistano de Surf, que em sua segunda edição homenageou o lendário Chico Paioli, um dos precursores do surf nos anos 60, colocando-o em toda comunicação visual do evento.

Festival homenageia Chico Paioli

Chico Paioli, Festival Paulistano de Surf. FotoSurf: Munir El Hage

 

Chico começou a surfar aos 14 anos, acompanhando o irmão Zé. Em julho de 1967 estampou a capa do “Jornal da Tarde” deslizando sobre uma prancha na praia de Pitangueiras, no Guarujá. Prestes a completar 64 anos (no próximo dia 6 de abril), ele mostra fôlego de garoto – e junto com o irmão – formou um verdadeiro clã do surf. Paulistano criado nas ondas do Itararé, tornou-se uma referência no longboard. Inclusive, é o surfista mais velho a disputar o Surf Trip SP Contest.

Festival homenageia Chico Paioli FotoSurf

Chico Paioli, Festival Paulistano de Surf. FotoSurf: Munir El Hage

 

Confira matéria completa realizada no dia do evento

O surf no início da década de 60 era um esporte novo e tinha uma ligação próxima com a natação. Éramos nadadores e meu irmão (Zé Paioli) viu alguém surfando em São Vicente, onde morávamos. Ele fez uma prancha de madeirite e foi tentar surfar na praia do Itararé. Fui junto, conseguimos e foi paixão à primeira onda. No contexto dos anos 60 o importante era ficarmos juntos. O objetivo era desfrutarmos e curtir tanto a sua onda como a dos amigos. Surfar não tem preço, é uma sensação de liberdade indescritível”, comenta Paioli.

No vídeo você confere depoimentos de veteranos renomados, como Neco Carbone, Reinaldo Andraus, Daniel Miranda, entre outros, sobre este ícone do esporte.

 

Para ele, o segredo da longevidade é estar sempre que possível no outside. Fora da água, nada, corre, faz flexões, abdominais e agachamentos a fim de manter-se no rip.

“Passou muito rápido. Não dá nem para acreditar. O esporte cresceu, se desenvolveu, mas a alegria de surfar é única, e é a mesma desde o início”, afirma Paioli.

Para Dadá Nascimento, organizador do festival, reconhecer os ídolos é importante para fomentar o esporte. “É uma tendência mundial. Lá fora, os pioneiros são valorizados, lembrados e estão sempre presente nos eventos. Aqui, desde o ano passado criamos essa homenagem e o objetivo é perpetuar essa ideia. Criamos um ambiente de confraternização, com uma troca muito bacana entre a velha guarda e a nova geração”, analisa Nascimento.

O Festival Paulistano de Surf é apresentado pela rede de lojas Surf Trip e incentivado pelo Governo do Estado de São Paulo. Patrocínio InnerWaves e BHS e organizado pela Associação de Surf da Grande São Paulo em parceria com a Sumatra Marketing Esportivo. Apoio: Garbo Moda Masculina, FotoSurf Brasil (Divulgação), Golden, Paganini e Casa Flora Importadora, prefeitura Municipal de Bertioga e Associação Bertioga de Surf.

Por: Nancy Geringer