Florianópolis reúne o futuro da vela nacional no Campeonato Brasileiro de Optimist

Florianópolis reúne o futuro da vela nacional no Campeonato Brasileiro de Optimist 

Florianópolis (SC) – 04 Janeiro de 2016 – Celeiro de grandes velejadores, Florianópolis recebe entre os dias 8 e 17 de janeiro o futuro da vela nacional em sua sede oceânica. Aproximadamente 200 atletas de todo país participam do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist na raia de Jurerê, considerada por muitos como a melhor do país. A competição, que tradicionalmente ocorre no mês de janeiro, será realizada em Florianópolis no início de 2016, sendo uma das duas seletivas brasileiras para o Campeonato Mundial, Europeu e Norte-Americano da categoria.

A Optimist é a classe de iniciação dos velejadores e, por consequência, a que reúne o maior número de competidores em eventos nacionais. Tendo em vista a importância desta competição, o Iate Clube de Santa Catarina vem se preparando há quase um ano para sediar o Brasileiro. No mês de março de 2015, a sede oceânica, em Jurerê, recebeu dezenas de velejadores durante o Sul Brasileiro, segunda das duas etapas que definiram a equipe que defendeu o país em competições internacionais.

Os dez dias de regatas em Florianópolis serão divididos em duas partes. Entre 08 e 10 de janeiro acontece a Copa Brasil de Estreantes, sendo restrita apenas aos velejadores que não tenham participado de nenhuma regata oficial da classe antes de 31 de janeiro de 2015. Já entre 11 e 17 de janeiro começa o Brasileiro de Optimist para as classes Veterano e Estreante, elegível para atletas entre 7 e 15 anos.

“Com certeza esse será um dos maiores eventos já organizados pelo Iate Clube de Santa Catarina nos últimos anos. A classe Optimist é de extrema importância, pois é a base da vela. É dela que saem os nossos futuros velejadores e nos sentimos muito contentes em realizar essa grande competição. Serão dez dias de muita competitividade, mas ao mesmo tempo de uma excelente oportunidade para que atletas do país inteiro possam conviver em harmonia e trocar experiências que serão importantes no futuro”, ressalta Lucas Reis, gerente de eventos náuticos do Iate Clube de Santa Catarina.

A competição:
A Copa Brasil de Estreantes acontece em três dias com seis regatas previstas. Já o Campeonato Brasileiro de Optimist tem em seu programa doze regatas previstas, sendo que nos três primeiros dias (11, 12 e 13) acontecem as disputas individuais. Na quinta-feira, 14, será realizada a competição por equipes, enquanto que a sexta-feira, 15, os atletas terão dia livre. No sábado, 16, e domingo, 17, acontecem os últimos dias de competições individuais, que apontarão os grandes campeões do evento.

Devido ao grande número de embarcações, os velejadores serão divididos em flotilhas, amarela e azul, para velejar uma série classificatório. Após os primeiros dias, os 50% melhores classificados competem na flotilha ouro, que define o campeão, e os demais na flotilha prata.

É importante ressaltar que a realização das regatas depende das condições climáticas e que o cronograma é sujeito a alteração.

O 44º Campeonato Brasileiro de Optimist tem chancela e homologação da CBVela (Confederação Brasileira de Vela) e ABCO (Associação Brasileira da Classe Optimist), com realização do Iate Clube de Santa Catarina – Veleiros da Ilha. O evento conta com o apoio da CYRELA.

 

Por: Danilo Caboclo