Louisie Frumento garante o título do Rip Curl Grom Search 2016, em Maresias

Leonardo Barcelos, Rip Curl Grom Search 2016, praia de Maresias, São Sebastião (SP). FotoSurf: Basilio Ruy

 

Numa final digna de definir o principal título do país nas categorias de base e quem representará o Brasil na final internacional, a paulista Louisie Frumento comemorou o primeiro lugar no Rip Curl Grom Search, apresentado por Guaraná Antarctica, neste domingo (6), na praia de Maresias, em São Sebastião. Com o resultado, a surfista de Guarujá disputará, ao lado do catarinense Leonardo Barcelos, que já havia garantido o título mirim no sábado, a final mundial do evento de 2017, em algum lugar do planeta, com a viagem e hospedagem custeadas pela Rip Curl.
Além dos dois, o Circuito também definiu os campeões da iniciante, com o potiguar Mateus Sena, e da grommet, com o talento local Caio Costa. As baterias decisivas foram disputadas num dia de sol forte e novamente com ondas de ótima qualidade, que agradaram os 112 surfistas de oito estados, participantes da competição.

Rip Curl Grom Search 2016, Praia_de Maresias. FotoSurf: Basilio Ruy

 

Das quatro conquistas, a mais tranquila foi de Leo Barcelos na mirim (até 16 anos), que já no sábado definiu o título, mas seguiu surfando bem e foi o único a terminar o Circuito com 100% de aproveitamento. “Nem imaginava vencer as três etapas. É um campeonato muito difícil. Agora, a responsabilidade aumenta para representar bem o Brasil lá fora, mas quero seguir o mesmo caminho do Gabriel Medina e do Samuel Pupo”, vibrou o surfista de Imbituba, referindo-se aos dois brasileiros que já foram campeões internacionais no evento.
Mas foi na feminina, também com limite de 16 anos, a mais emocionante. Depois de duas semifinais eletrizantes, com Carol Bonelli e Maju Freitas virando em suas últimas ondas para as classificações, e na sequência Thainá Hinckel e Louisie Frumento dando shows nas ondas, com scores altos, a final era promessa de grande disputa. E não decepcionou. Louisie entrou precisando da vitória e logo fez uma grande apresentação, com uma nota 7 e depois um 7,75, não sendo ameaçada.

 

Rip Curl Grom Search 2016, Praia_de Maresias. FotoSurf: Basilio Ruy

Confira todas as fotos em tamanho MAIOR +-

 

BRAZILIAN STORM – A briga então ficou pelo segundo lugar, que garantiria a Carol o título. Mas a surfista de Saquarema não repetiu as grandes atuações e ficou a menos de um ponto de superar Thainá. No ranking, Louisie e Carol terminaram com a mesma pontuação e o desempate foi pelo melhor resultado da última etapa, conforme previa o regulamento.
Depois de muita festa do pessoal de Guarujá, a sempre simpática Louisie não se continha de felicidade. “Não esperava, juro que não esperava vencer. Fiquei tão feliz. É o melhor resultado da minha vida. Eu estava rezando demais para essa vitória”, disse a surfista.

Ela revelou que o seu desempenho na semifinal a animou. “Daí pensei, eu vou ganhar e deu certo. As ondas estavam incríveis”, acrescentou a surfista de 15 anos, que começou a competir só há dois anos, influenciada pelo pai, o experiente Luiz Juquinha, que já representou o Brasil em várias edições do Mundial de Longboard e hoje trabalha como shaper. “Comecei a surfar de pranchinha para pegar base para o Sup e acabei gostando demais. Agora, vou representar o meu país. Vou ser mais uma dos Brazilian Storm. Incrível”, comemorou.

GABRIEL MEDINA NA TORCIDA – Ainda na categoria feminina, quem chamou a atenção foi Sophia Medina, irmã caçula do campeão mundial. Mesmo da Austrália, Gabriel ficou na torcida e mandou uma mensagem de incentivo para a pequena surfista de dez anos, que inicia nas competições: “Oi So. Boa sorte. Acredita muito em você. Para mim, você será sempre a minha campeã. Vai lá e pega as melhores. Lembra do Biel. Em todas as ondas, rema como se fosse a última. É a onda da vitória. Te amo. A gente vai assistir daqui”, disse Gabriel, que está com Charles se preparando para a estreia no WCT, e acompanhou a competição pela transmissão ao vivo pela internet.

Na categoria iniciante (limite de 14 anos), Mateus Sena também venceu e convenceu. Para ele, só interessava o segundo ou primeiro lugar, para superar o paulista Daniel Adisaka, vencedor das duas etapas iniciais e que acabou perdendo no round 2. Kauê Germano, competindo em casa, também estava na briga pelo caneco e os dois protagonizaram uma bateria de alto nível. O paulista estava na frente, com o surfista do Rio Grande do Norte em segundo.

Mas Mateus confirmou o título com uma direita quase perfeita, com duas “pauladas” no lip da onda, que garantiram nota 9,35. “Esse título representa muito. É o primeiro que a gente consegue levar para o Rio Grande do Norte. Importante demais para mim e para toda essa galera que veio assistir e torcer. Só tenho de agradecer a Deus e toda essa torcida. Veio muita gente da minha família. Eu nem esperava isso”, destacou.
“O campeonato foi alucinante, estou muito feliz e não sei nem explicar o que aconteceu. Quando veio a onda, pensei: é agora ou nunca”, acrescentou Mateus, que está com 13 anos e surfa desde os três.

Já entre os caçulas da grommet (sub12), Caio Costa voltou a repetir a grande atuação de Saquarema para vencer, superando Raphael Castro, do Rio de Janeiro. Ele garantiu uma nota 8 e fechou com um 7,5, mantendo a hegemonia paulista na categoria. O título foi conquistado ainda na semi, para a alegria da torcida local. “Ganhar em casa é um sonho”, vibrou o atleta de 12 anos.
Com o slogan ‘Muito mais do que um campeonato de surf’, o Rip Curl Grom Search, apresentado por Guaraná Antactica, contou com três etapas e várias atrações além das disputas nas quatro categorias. Uma delas, o Big Sup, reunindo os surfistas em uma grande prancha para uma divertida competição extra. Na Casa Guaraná Antarctica, houve degustação de Guaraná Antarctica, a pintura de pranchas com o artista Marcello Macarrão.

Outro destaque foi a distribuição e pipas e de mudas nativas. “Em Maresias, também tivemos a campanha de arrecadação de alimentos, roupas, itens de higiene pessoal e de limpeza para as vítimas das chuvas na região. Sempre promovemos ações sociais e desta vez ampliamos essa atuação”, ressaltou Fernando Gonzalez, da Rip Curl.

“Novamente tivemos um campeonato de alto nível, colaborando para o crescimento do surf brasileiro, Muitos talentos surgindo e que devem seguir o mesmo caminho dos nossos representantes do WCT. Ficamos felizes com o resultado positivo que alcançamos. São 17 anos promovendo esse circuito, sempre com o objetivo de revelar e formar novos valores”, complementou Fernando.

RANKING FINAL – APÓS 3 ETAPAS
MIRIM (ATÉ 16 ANOS)
1 Leonardo Barcelos – SC – 2.000
2 Fábio Martins – PR – 1.770
3 Vitor Ferreira – RJ – 1.556
4 Guilherme Marques – SC – 1.340

FEMININA (ATÉ 16 ANOS)
1 Louisie Frumento – SP – 2.710
1 Carol Bonelli – RJ – 2.710*
3 Maju Freitas – RJ – 2.187
4 Tainá Hinckel – SC – 1.900
*Desempate no resultado da etapa final

INICIANTE (ATÉ 14 ANOS)
1 Mateus Sena – RN – 2.466
1 Daniel Adisaka – SP – 2.282
3 Kauê Germano – SP – 2.230
4 Leo Casal – SC – 1.986

GROMMET (ATÉ 12 ANOS)
1 Caio Costa – SP – 2.900
2 Leo Casal – SC – 2.349
3 Rodrigo Saldanha – SP – 2.086
3 Caetano Silveira – SC – 2.070

RESULTADOS DA 3ª ETAPA
MIRIM (ATÉ 16 ANOS)
1 Leonardo Barcelos – SC
2 Vitor Ferreira – RJ
3 Alexandre Camargo – CE
4 Leonardo Berbet – RN

FEMININA (ATÉ 16 ANOS)
1 Louisie Frumento – SP
2 Tainá Hinckel – SC
3 Carol Bonelli – RJ
4 Maju Freitas – RJ

INICIANTE (ATÉ 14 ANOS)
1 Mateus Sena – RN
2 Kauê Germano – SP
3 Wallace Vasco – SC
4 Caua Costa – CE

GROMMET (ATÉ 12 ANOS)
1 Caio Costa – SP
2 Raphael Castro – RJ
3 Leo Casal – SC
4 Gabriel de Souza – SP