Marcos Monteiro é condecorado com a ‘Medalha Força e Coragem’ pelo salvamento do Big Rider Calunga

Marcos Monteiro, Guarda-vidas do Destacamento de Saquarema é condecorado com a “Medalha Força e Coragem”

Coronel Sérgio Simões entrega a medalha do mérito força e coragem ao agraciado. Foto:SEDEC/CBMERJ

 

Nesta sexta-feira (14/09), o 1º Sargento e surfista Marcos Monteiro, lotado no Destacamento de Saquarema, foi homenageado com a ‘Medalha Força e Coragem’. O militar atuou no salvamento de Aldemir Calunga, nas ondas mexicanas de Zicatela, Puerto Escondido, no dia 2 de setembro em um acidente ocorrido durante uma competição de surf em ondas gigantes. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do Comando-Geral.

Para o secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, coronel Sérgio Simões, equipamentos e boa formação são fundamentais para que os militares desempenhem bem as suas funções, porém força e coragem são dois componentes inerentes ao Bombeiro-Militar, determinantes para o êxito das árduas missões atinentes à Corporação.

Marcos Monteiro presta a continência individual ao Pavilhão Nacional. Foto:SEDEC/CBMERJ

 

“Atuando sozinho e em ambiente adverso, o sargento Marcos Monteiro demonstrou um elevado nível de destemor e abnegação. Que esse feito sirva de exemplo a todos os bombeiros na busca pela excelência nos serviços de salvamento”  – destacou.

O sargento Marcos Monteiro ressaltou o ato de valorização por parte da corporação pelo cumprimento da missão. Ele disse ter temido pela vida da vítima, mas não deixou de acreditar em momento algum.

” Fiz o salvamento sem pensar na compensação. Afinal, o nosso objetivo maior é cumprir a operação com sucesso. No entanto, fiquei muito feliz e satisfeito por esse reconhecimento do Comando-Geral” – afirmou

Marcos Monteiro e seus familiares juntamente com o Coronel Sérgio Simões. Foto:SEDEC/CBMERJ

 

Na ocasião do salvamento, o surfista Aldemir Calunga caiu de uma onda e foi atingido na cabeça por sua prancha, sendo puxado para o fundo do mar. Percebendo a gravidade da situação, o militar – que também participava da competição – realizou o resgate do surfista . Mesmo enfrentando um mar de imensas ondas e correnteza forte, o guarda-vidas conseguiu resgatar e reanimar a vítima antes mesmo da chegada do socorro médico.

Mais informações: Bombeiros RJ

Por: SEDEC/CBMERJ

Confira também:

Vídeo da chegada do Big Rider Aldemir Calunga falando sobre o seu retorno.

O surfista potiguar Aldemir Calunga acordou do coma induzido nesta quarta-feira

Site mexicano publica fotos do acidente do surfista brasileiro Aldemir Calunga