VÍDEO E FOTOS – Leco Salazar é o novo campeão mundial de Stand Up Wave

Numa final 100% brasileira, na etapa final do Circuito Mundial Profissional, nas Ilhas Virgens Britânicas, o santista Leco Salazar superou o carioca Caio Vaz para sagrar-se o novo número 1 do ranking, o primeiro atleta do País campeão do Mundo na modalidade. “Cheguei pressionado nessa etapa, sabendo que precisava ganhar para ser campeão, mas deu tudo certo. Estou muito feliz”, disse chorando o novo campeão.

Vice em 2011, o filho mais velho de Picuruta Salazar, chegou ao evento em segundo lugar, foi avançando nas baterias e viu seus dois rivais diretos, o norte-americano Sean Poynter (até então líder) e o havaiano Kai Lenny, (bicampeão na categoria), perderem. Na decisão, Leco ficou à frente toda a disputa, fechando a pontuação em 16,5 (9,5 e 7) pontos, de 20 possíveis, contra 13,5 de Caio Vaz.

[slideshow auto=”undefined” thumbs=”undefined”]

 

“Eu e o Caio entramos felizes por estarmos surfando a final juntos. Somos grandes amigos. Nos divertimos pegando altas ondas”, vibrou Leco, que foi muito regular durante toda a temporada, sempre mostrando um surf muito radical (com direito a nota dez na final da etapa em Ubatuba).

Aos 24 anos de idade, Leco se destaca no SUP wave desde 2010, quando foi campeão brasileiro. No ano passado ficou com o vice mundial. Nesta temporada, foi o segundo colocado na França e na etapa brasileira, em Ubatuba. “Quero agradecer muito ao meu pai, que sempre me apoiou, me ensinou tudo, à minha família, minha namorada, meus patrocinadores. Todos importantes para que eu chegasse até aqui”, comemorou o surfista.

O pai também festejou muito a vitória de Leco, acompanhando a definição do título pela internet, em Santos. “Esse título é mais do que merecido. Ele está surfando muito e conquistando cada vez mais o seu espaço. Estou muito orgulhoso, feliz”, afirmou o surfista de 52 anos, ícone do surf nacional e nada menos que dez vezes campeão brasileiro profissional de longboard.

TOP 10 STAND UP WORLD TOUR 2012

1 – Leco Salazar (BRA) – HD / New Advance
2 – Sean Poynter (EUA) – Starboard
3 – Kai Lenny (HAW) – Naish
4 – Robin Johnston (HAW) – Mistral
5 – Caio Vaz (BRA) – Art in Surf / Pastor
6 – Justin Holland (AUS) – Starboard
7 – Benoit Carpentier (FRA) – Naish
8 – Arsene Harehoe (PYF) – Rogue
9 – Mo Freitas (HAW) – Body Glove
10 – Peyo LIzarazu (FRA)

Por: Fábio Maradei 

 

Leco Salazar o campeão mundial de SUP Wave, é recebido com todo o prestígio que ele merece